quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Séries comentadas: FlashForward 1x04, Fringe 2x05, Dexter 4x04 e House 6x06

FlashForward - 1x04 “Black Swan”
(exibido no dia 15/10/2009 nos EUA)

Não vou repetir minha opinião sobre o potencial da série e meu incômodo com a insistência excessiva em repetir alguns flashes (de Olivia principalmente), mas depois de um início acelerado e empolgante, fato é que esses dois últimos episódios andaram em círculos prometendo um algo a mais que, com exceção dos dois bons ganchos, nunca se concretizou. Dito isso, fora a bela abertura com a sequência do ônibus e a curiosa história de Ned, o que aconteceu de realmente importante nesse “Black Swan” (que perdeu tempo demais na subtrama da investigação de Mark e Demetri que não chegou a lugar nenhum) foi o fato de vermos o evento global ganhando ares de uma real e muito bem engendrada conspiração, que tem nas figuras de Lloyd Simcoe (Jack Davenport) e agora do ainda misterioso Simon (Dominc Monaghan), os pontos base de uma trama que, torço, seja devidamente esmiuçada ao longo dos próximos episódios capturando de forma definitiva o nosso interesse e atenção por FlashForward, que volto a dizer, tem tudo para vingar.

Leia mais...

    Fringe - 2x05 “Dream Logic”
    (exibido no dia 15/10/2009 nos EUA)

    Ainda que tenha deixado a mitologia central um pouco de lado, “Dream Logic” não ignora um elemento dela ao traçar um paralelo entre as vagas lembranças de Peter sobre os sonhos que teve na infância com a resolução do caso da vez envolvendo um pesquisador cuja personalidade obscura (e inconsciente para ele), usava os sonhos de seus pacientes experimentais para matar. E tudo bem que aquele papo de implantes cerebrais nem tenha sido assim tão inventivo (quantas vezes já vimos isso antes em outras séries e filmes?), porque o que realmente vale desse quinto episódio, é o início do que pode se tornar um conflito interessante para o futuro do relacionamento entre Walter (John Noble sempre ótimo na composição do personagem) e Peter quando este último descobrir toda verdade sobre sua ligação com o universo paralelo e as circunstâncias que envolveram seu ‘resgate’ daquela realidade.

    Dexter - 4x04 “Dexter Takes a Holiday”
    (exibido no dia 18/10/2009 nos EUA)

    Corroborando aquela ideia de que as temporada de Dexter vão se tornando mais interessantes de forma progressiva, esse “Dexter Takes a Holiday” pode ser encarado como o episódio em que a trama do quarto ano esquenta de vez. Não só por trazer seu protagonista de volta ao terreno da boa caça, mas também por deixar um gancho absolutamente nervoso para quem acompanha a série semana após semana. Frank Lundy morreu? Debra está só ferida? Para mim é sim para as duas questões, mas quem foi o autor? O Trinity Killer atraído pela exposição que o ex-agente do FBI ganhou no jornal graças ao vazamento de informações (cortesia de Quinn) ou Anton louco de ciúmes pela (re)aproximação de sua namorada com o ex? A dúvida fica no ar, mas particularmente tendo a apostar no primeiro, que ao abandonar seu ritual, dará a oportunidade exata para que Dexter siga seu rastro. Sobre o ‘caso’ do episódio, curioso ver a reação fria e calculista de Dexter - que nesse episódio foi tanto caçador quanto caça – quando finalmente confronta sua vítima (uma policial que matou a própria família) com uma expressão de selvageria crua só para perceber logo em seguida que seu papel de pai e marido tem hoje para ele um significado que vai muito além de um mero disfarce social perfeito. Ótimo episódio.

    House – 6x06* “Brave Heart”
    (exibido no dia 19/10/2009 nos EUA)

    Com cinco episódios consistentes na conta, é mais do que justo dizer que House conseguiu efetivamente refinar sua antiga fórmula tornando-a mais atraente. Esse “Brave Heart” por exemplo, teve de tudo um pouco: sequência pré-créditos com tomadas engenhosas e de muita ação (uma raridade na série); um caso misterioso, mas sem sintoma e que rendeu um dos maiores choques já proporcionados pela série na cena da autópsia; a culpa consumindo Chase, que finalmente voltou a ganhar um bom espaço na série e deu conta do recado na cena da confissão na igreja; e finalmente, a curiosa pegadinha envolvendo sussurros que por instantes nos levavam a crer na possibilidade de ver House tendo que voltar para o Hospital Psiquiátrico Mayfield (o que aliás, nos deu a chance de ver como Wilson ainda sentia a falta de Amber). Em suma mais um episódio que mantém até aqui o bom ritmo de uma temporada que, como já apontei antes, tem tudo para ser das melhores da série.

    *Embora na ordem de exibição esse tenha sido o quinto episódio da temporada, oficialmente foi o sexto na produção da série uma vez que o primeiro foi duplo. Para tirar a dúvida, vale registrar que a própria Fox segue essa contagem.

13 comentários:

  1. "... e Peter quando este último descobrir toda verdade sobre sua ligação com o universo paralelo e as circunstâncias que envolveram seu ‘resgate’ daquela realidade."
    Isso já foi revelado por alguém ou é uma aposta sua?? Eu tava pensando que ele seria um clone de William Bell...

    ResponderExcluir
  2. Foi revelado no momento em que o Walter visitou o túmulo do Peter no final da primeira temporada, lembra? Daí, infere-se que o Peter adulto foi trazido da realidade alternativa pelo Walter quando garoto, o que por tabela me levou à especulação do post ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, davi. Até agora a sua review foi a melhor e mais ponderada de todas as reviews de FF da internet. Nada como alguém com paciência e imparcialidade.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, obrigado pelo elogio Vinicius e mais ainda pela visita :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Davi concordo com vc que Flash Forward vem repetindo mundo as visôes da Olivia e tb do Mark, isso se torna cansativo , mas tirando isso esse ep foi muito bom principamente o incial, e o fim. Fringe foi um ep regular p mim, já esperava isso hehe, e House voltar a ser ótimo =]

    ResponderExcluir
  6. Cara, acho que você errou nas duas suposições sobre quem atirou em Frank e em Debra. Acredito que Anton não é do tipo de cometer um ato assim e Trinity estava adorando o fato de poder ser investigado depois de tanto tempo no anonimato. Na minha opinião, são os assassinos de turistas que cometeram o ato, que só serviu para fechar o arco do casal Lundy & Debra.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser Samuel, afinal esse é outra subtrama periférica que ainda não ganhou muita atenção. Faria sentido caso fossem também, afinal, Lundy estava hospedado num hotel próximo ao locao do crime. Aguardemos as surpresas que virão por aí, portanto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o Flash Forward tem um problema sério: os personagens... A maioria das séries que vão para frente depende da força e do carisma dos seus personagens. Por enquando o FF não tem nada disso. Não consigo sequer me lembrar do nome de nenhum deles...

    ResponderExcluir
  9. No fringe o que me deixa louco é saber se as veroes alternativas dos personagens principais vao aparecer( se é q ja nao apareceram sem q percebessemos).. Pois creio q o Walter do outro universo deve estar muitoP c/o roubo do seu filho pelo "nosso " walter, nao é?? Ate digo q esse outro walter sem filho pode ate via a ser o GRANDE VILão da Serie motivado por isso... Sera q viajei??

    ResponderExcluir
  10. outra coisa q espero do fringe ( q esta em hiato agora) é o episodio 8 ,no qual disseram sera revelado ( espero) o que sao os observadores...
    promete esse!!

    ResponderExcluir
  11. quanto ao FF, acho q o que atrapalha é a comparação com LOST.... todos esperam um LOST 2,ate mesmo os criadores q deram o nome da serie como um recurso proviniente de LOST...
    mas se vc nao estiver esperando um novo lost ate q vc nao se frustra tanto....

    Depois q passei a pensar assim, ate aceitei mais a serie..

    ResponderExcluir
  12. Ricardim, eu tenho essa mesma teoria sobre o Walter 'alternativo'. Seria bacana se no fim o revelassem como o grande vilão da história. Em breve aliás, vou escrever alguma coisa sobre o assunto.

    Sobre FlashForward, inegável que a comparação com Lost está fazendo mais mal do que bem, mas o nome pelo menos foi um elemento vindo do livro (escrito em 99) que inspirou a série, portanto nesse quesito, a semelhança com Lost foi mera coinscidência ;)

    ResponderExcluir
  13. valeu pela resposta DAVI.....

    Meus amigos disseram q em um episodio
    da temporada passada em q o WALTER retorna para a" casa de malucos".. ele ve um outro walter observando ele,, mas naquele ponto a gente acha q ele esta maluco... eles acham q aquele walter ali é o da outra dimensao/universo... alguem lembra disso???

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.