segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dexter – Comentários do ep. 4x12 (Final de temporada)

Ep. 4x12 “The Getaway” (exibido no dia 13/12/2009 nos EUA)

Com exceção do twitter onde falei muito brevemente sobre “Hello, Dexter Morgan”, fato é que fiquei devendo um comentário mais elaborado sobre o penúltimo episódio da temporada. Constatação feita, como o momento já passou, o que importa agora é repercutir o final desse 4º ano de Dexter, mas antes de qualquer coisa um aviso: em hipótese alguma continue a leitura desse post se ainda não tiver assistido o episódio.

Leia mais...

    Seja pela surpresa ou pelo choque, uma coisa é certa: é impossível não encarar a conclusão da ótima 4ª temporada de Dexter como o game changer que produtores e elenco da série indicaram ao longo das últimas semanas. Depois de passar a temporada quase que inteira lidando com a tênue linha que o separava do Trinity Killer à medida em que buscava (inconscientemente?) sua humanização, a cena final com o bebê Harrison ensopado com o sangue de sua própria mãe, Rita (a última vítima do Trinity), reconstruiu num tom tristemente poético a lembrança da formação psicológica de Dexter.

    Nessa medida, a temporada que pisou no acelerador do desenvolvimento de seu protagonista se encerrou levantando uma questão óbvia: irá Dexter tentar se distanciar de seu dark passenger conforme vislumbrara pouco depois de matar o Trinity, ou irá dar vazão a ele na medida em que tentará se equilibrar na figura de pai solteiro? A resposta só na desde já aguardadíssima 5ª temporada, mas não me restam dúvidas de que a culpa que Dexter sentirá por ter sido responsável indireto pela ruptura de sua família será um elemento absolutamente central na trama que virá.

    Quais serão os ecos que o assassinato de Rita pelo Trinity trará para o círculo de confiança de Dexter? Como Debra reagirá agora que sabe mais detalhes do passado do irmão ligado ao Ice Truck Killer? E Quinn? Assumirá de vez o papel de substituto de Doakes no encalço de Dexter? Essas são só algumas das outras questões que se colocam à mesa com o fim da temporada, mas que no fim se ligam diretamente à maior delas: até quando o grande segredo de Dexter permanecerá protegido?

    Outras observações

    - No saldo final de uma temporada absolutamente soberba (e que talvez só perca para a primeira), dois únicos pontos negativos: a introdução de Christine e o envolvimento de LaGuerta com Batista acabaram não rendendo o que poderiam ou deveriam.
    - Além do excelente John Lighgow (Trinity) que dividiu com Michael C. Hall (Dexter) os melhores momentos da temporada, outra que merece destaque é Jennifer Carpenter. Na evolução da trama, sua conflituosa e sempre destemida Debra acabou ganhou um peso ainda maior que só tende a fazer bem à série.
    - Uma dúvida que surge agora: tal qual Harry, poderia Rita aparecer como parte da consciência de Dexter na 5ª temporada?
    - À primeira vista injusta, a saída da sempre insegura e emocionalmente frágil Rita (que apresentava uma mudança gradativa e positiva nos dois últimos episódios, diga-se) representa na verdade o artifício narrativo perfeito para catalisar a busca pela humanidade de um monstro que tenta se desconstruir.

20 comentários:

  1. Achei fantástico que o Trinity colocando o Harrison no sangue da mãe estava se representando no caso da irmã que ele viu morrer criança (já que eu acho improvavel que ele saiba da história do Dexter) e encaixou super bem na história do Dexter.
    Excelente temporada. Nunca tive tanto medo de um serial killer como do Trinity.

    ResponderExcluir
  2. o final de Dexter perdeu toda a graça pra mim por causa da m**da de um tweet que li por acidente afffffffffff

    mas to de boca aberta até agora

    ResponderExcluir
  3. Os roteiristas conseguiram nos dar uma bela surpresa no final, além de conseguir subverter um velho ditado: "depois da bonaça, vem a tempestade".

    Ótimos questionamentos que não parei pra pensar. E que venha a 5ª temporada!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um sobrinho que é igualzinho ao Harrison, e abri o maior berreiro quando vi a cena final, de tão chocante que foi...

    Esta foi a melhor temporada de Dexter, com o melhor vilão e, ainda sob estado de choque, o melhor final. Abriu ganchos para uma excelente e muito profunda 5ª temporada. Além do Trinity, realmente temos que aplaudir a atriz que faz a Debbie. Sem dúvidas ela será a personagem que descobrirá a real face de Dexter, agora que Rita não está mais por aí.

    Pra mim, esta é a melhor série que é produzida no momento. E olha que quem fala é um fã desesperado de Lost...

    ResponderExcluir
  5. Cara, pode ter sido chocante, pode ter sido a melhor temporada depois da primeira (e realmente é), mas tó arrasada. ARRASADA, essa é a palavra, Não consigo lidar muito bem com mortes repentinas de personagens. Na verdade não consigo ligar com morte de personagem de gente nenhum. Sempre fico achando que foi radical, que poderia ter sido diferente. É sem dúvida uma das séries que mais adoro atualmente, mas já entrou pra lista das séries que me deixaram com raiva e vontade de não assistir nunca mais por fazerem a audácia de matar um personagem com o qual a gente já estava tão apegado. Achava a Rita extremamente importante para a narrativa. Sei que a próxima temporada vai ser o máximo, com o Dexter lidando com tudo isso. Mas estou arrasada!!! De luto, junto com o Dexter. Pronto, desabafei!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida nenhuma, este foi o melhor episódio da serie, se igualando a revelação de que o Ice Truck Killer era o irmão do Dexter..
    Impressionante o final poetico desta temporada, nos deixando sem palavras e até mesmo tendo aqueles calafrios durante varios minutos após o fim da temporada..

    Parabéns a todos os envolvidos na criação desta que na minha opnião se concretizou como a melhor série de 2009 e uma das melhores tramas que ja assisti..

    Sensacional..

    PS: Deveriam ter adicionado as cenas da policia chegando na casa do Dexter no final e seu encontro com a Debra..

    ResponderExcluir
  7. Ok, foi otimo este final. Mas doeu...

    ResponderExcluir
  8. uma palavra define esse finale: f*da! O q foi isso! Definitivamente, um final totalmente inesperado... o.O e ótimo! O q fica ruim agora, eh aguardar quase um ano pela próxima temporada...

    ResponderExcluir
  9. Realmente foi uma enorme surpresa esse final. Até pensei que o Dexter ia de alguma maneira se separar da Rita, por perceber que não dava pra conciliar as duas vidas que tenta manter. Mas jamais esperava que fossem matar a pobre coitada.

    Eu tava assistindo numa boa, já esperando um final onde ele encontra com a Rita na lua-de-mel e terminando com os dois brindando à beira da piscina ... Aí vem isso.

    Deu dor de cabeça ...

    ResponderExcluir
  10. Relamente essa foi a melhor temporada junto com a primeira. O Trinity foi fantástico!!!!
    Mas tô arrasada tb, achava a Rita chata no início mas agora estava apegada a ela.E tb não lido muito bem com o fato de "perder" personagens.
    Eu achava que a Rita estava fazendo bem pro dexter, fazia ele se sentir mais humano e menos lado negro.
    Nossa tô de luto total. Triste pelo fim dessa temporada, triste pela morte da Rita e triste muito triste pq ainda falta 9 meses pra próxima.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe quantas temporadas de Dexter a showtime já tem contrato?

    Muito triste o final, eu estava apegado à Rita também, estou muito triste. QUASE SPOILER: me disseram que de acordo com o livro os filhos do Dexter se tornam serial killers (inluindo Cody e Astor), ,mas acho que isso é o que vai acontecer com o Harisson.

    De certgo, em alguma temporada o Dexter vai ser descoberto... mas eu pensava que Rita estaria viva para ver isso.

    Quanto a introdução de Christine eu não achei um aspecto negativo, foi interessante pra mostrar como o Trinity era perverso a ponto de enganar uma filha que lhe amava, assim como a sua família. Já o casal Batista-Laguerta foi a único aspecto negativo da temporada mesmo.

    Eu estava pensando que o caminho da série seria Dexter deixar de se ver como um monstro serial killer e se tornar algo como um herói que seria depois descoberto e perseguido pela polícia. Mas com esse final, acho que o monstro de Dexter vai ficar cada vez mais furioso, e ele vai se tornar um vilão (e não mais herói).

    Ótima temporada, mas esse final foi de doer...

    ResponderExcluir
  12. O Batista viu o Trinity por duas vezes, e ainda o viu conversando com Dexter, e depois nao o reconheceu nas fotos? é um furo na estória, ou ainda vamos ouvir falar disso?

    ResponderExcluir
  13. @ Talles, à princípio a próxima pode ser a última, mas já li rumores de que o Showtime estaria interessado em fazer mais duas. Se for verdade resta saber se os responsáveis pela série terão fôlego criativo para manter o alto nível da série.

    @ Eder, boa sacada, mas por enquanto sinceramente não vejo isso como um erro propriamente. Batista viu o Trinity brevemente no início do episódio final e depois que o departamento identificou a real identidade do cara, pode não ter tido tempo de associar as coisas, o que fatalmente pode mudar se a quinta temporada começar revisitando os eventos subsequentes à morte da Rita.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  14. O batista nao chegou a ver o trinity de frente na delegacia!

    E possivel que associem que o Trinity atacou a rita para se vingar da Debra MORGAN, achando que talvez fosse ela, ou alguem da familia.

    ResponderExcluir
  15. Ps: ainda estou completamente abalado com o final, e sinceramete não consigo ver um futuro para série a não ser o final derradeiro!

    ResponderExcluir
  16. acho q o mais relevante de todo esse final foi que, finalmente , pro Dexter caiu a ficha de que , apesar de ser um justiceiro, ele, no fundo, é o que está errado, e o que não vai mudar. Por mais que ele se esforce vai chegar a hora não em que nao vai ser mais possivel esconder do mundo o "Dark Passenger".

    ResponderExcluir
  17. É um dos melhores seriados ja feitos!

    ResponderExcluir
  18. Realmente... um dos melhores seriados já feitos... esta temporada na minha opnião superou até a temporada de Lost deste ano... tive um envolvimento muito maior com Dexter este ano do que com Lost... e olha que Lost é (ou era) minha série favorita...

    Chorei na cena final, mesmo tendo a noção que a Rita morreria, assim como o amigo Jonatas ali em cima, por causa de um maldito tweet, mas pensei que poderia ser uma pegadinha e no começo da quinta ela voltasse... mas do jeito que foia cena... certamente ela morreu... Y_Y

    Ao final do episódio me deu um triste sentimento de injustiça com o Dexter, já que o Trinity, um verdadeiro monstro e serial killer, viveu até os seus 60 anos, com a sua família intacta ( mesmo abusado dela) e sem as dores que o Dexter teve em sua ainda jovem vida.

    Não foi só a melhor série de 2009, mas o melhor entretenimento do ano.

    ResponderExcluir
  19. Gente...esse temporada de Dexter foi ALGO fora do nornal de boa!!! Eu acompanho umas 13 séries e, delonge, Dexter foi a melhor e aque mais me surpreendeu!
    Quando a Rita Morreu eu não me contive! Chorei muitoooooo! Mas cara...eu NUNCA IMAGINARIA isso...Eu não tinha ligo spoiler, nada. Foi mega surpresa mesmo.
    Eu confesso que não esperava, e fiquei meia hora arrepiada com o final, porém, achei justo.
    Agora, o difícil fica, eles continuarem de maneira criativa, concisa e incrível essa maravilhosa série. É torcer!

    ResponderExcluir
  20. Eu terminei de assistir as temporadas que deixei para trás hj... sinceramente estou revoltada com o q eu estou lendo, a Rita realmente morreu?!?! Não é nenhum sonho, pesadelo ou delirio do Dexter? Genteeeeee... eu adoro essa série, mas daí já é fazer esse Dexter sofrer demais né?! Assim até eu viro uma serial killer! Deus q me perdoe... achei demais, passou dos limites! =/

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.