quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O retorno matador de Damages!

Comentário de “Your Secrets Are Safe”, episódio exibido no dia 25/01/2010 nos EUA



Com o tempo cada vez mais escasso, no fim das contas vejo muito menos filmes e séries do que gostaria, mas dentre as produções da telinha que faço questão de ver assim que são exibidas, uma delas é Damages. Retornando à tv americana na noite da segunda-feira, 25 de janeiro, para sua 3ª e provavelmente última temporada, Damages fez o que muitos já julgavam improvável: retomou a fórmula que fez dela um sucesso de crítica em seu 1º ano e ao amarrar o grande caso da vez (e suas várias camadas de conspiração) diretamente às vidas de seus personagens principais, acaba conferindo à trama um senso maior de complexidade digno dos melhores thrillers.

Leia mais...

    Claramente inspirada pelo escândalo financeiro real de Bernard Madoff, a trama da vez coloca Patty Hewes (Glenn Close) liderando um processo que visa recuperar bilhões de dólares desviados numa grande fraude orquestrada por Lois Tobin, um figurão de Wall Street. Obviamente, por se tratar de Damages nem tudo é preto e branco na trama, que com as já habituais idas e vindas da história, não demora muito para explorar joguinhos psicológicos entre os mais diversos personagens (novos e veteranos) e, claro, surpreender com reviravoltas impactantes no presente e principalmente no futuro.

    Desse início, o que mais chamou minha atenção, além do caso, claro, que de fato é bem interessante, foi a postura de Ellen (Rose Byrne). Aparentemente disposta a permanecer longe de Patty e de sua influência manipuladora, a jovem advogada ressurge trabalhando na Promotoria Pública. Porém, quando ela reencontra Tom Shayes (Tate Donavan) - pego de surpresa ao saber que sua chefe decidira acrescentar seu nome à firma -, e mais tarde a própria Patty, de quem ganha um valioso presente diretamente ligado à maior reviravolta da trama, Ellen logo se vê envolvida pela tentação de retornar a agora Hewes and Shayes Associates.

    Falando da tal reviravolta, ela é tão boa e chocante, que não deve ser comentada textualmente, mas sim descoberta assistindo. Dela, só digo que tem elementos suficientemente fortes para corroborar o que o produtor Todd A. Kessler disse em entrevista à EW sobre o tema central que a série levanta: Qual é o preço que se paga pelo sucesso? Exemplos já vimos aos montes nas duas temporadas anteriores, mas julgando por este 1º episódio, parece que o impacto dessa resposta e as consequências que dela advém serão ainda mais chocantes dessa vez, principalmente quando se conta com tantos personagens moral e eticamente ambíguos, cujas agendas nunca ficam claras, vide o comportamento errático do filho que aparentemente não compactua com a fraude perpetrada por seu pai, Joe Tobin (Campbell Scott), Marilyn Tobin (a veterana Lily Tomlin) fazendo a esposa fiel, e o calculista advogado Leonard Winstone (Martin Short).

    Não sei se você ficou meio decepcionado(a) com a (nem tão regular) 2ª temporada, mas se vale o conselho, corra para ver o episódio que marca esse retorno de Damages e delicie-se com o prazer de ser novamente desafiado por um jogo de xadrez inteligente, instigante e cheio de surpresas a cada nova jogada. (Re)Investir na série é retorno certo e garantido de boa diversão. Pode confiar.

9 comentários:

  1. Damages voltou com tudo.
    E eu adorei a 2ª temporada.

    ResponderExcluir
  2. Voltou com tudo mesmo.

    De cair o queixo o episódio. A Glenn Close é incrível.

    E realmente me fez relembrar a primeira temporada, visto que a segunda caiu um pouquinho de nível.

    Mas, mudando de assunto, comenta aí de Chuck, que na minha opinião tá melhor do que a primeira e a segunda temporadas somadas e elevadas ao quadrado

    ResponderExcluir
  3. Eu curti a segunda temporada, afinal sei que teve momentos baixos, mas a serie conseguiu se manter ao meu ver, e principalmente na season finale.

    Adorei essa premiere, pois os flashs estão mais longos e muito mais instigantes, e fora que o final foi demais, embora que nos momentos que antecipam a descoberta a gente já começa a ter noção do que irá ocorrer, fica difícil acreditar no que vemos.

    ResponderExcluir
  4. A segunda temporada veio bem menos compacta e arriscando distrações, rodeios e gurus. Não foi particularmente ruim, mas nem de perto foi como a primeira. Até pq Rose Byrne demorou bastante pra pegar no tranco, deixando a Glen Close como única atração da série, já q o roteiro não empolgava tanto quanto deveria.
    Valeu pelo comentário Davi, pq eu não estava tão afim de ver essa nova temporada. E realmente surpreendeu. O arco aberto é tão bom quanto o da 1ª temporada, então promete!
    E, aliás, pq essa deve ser a última temporada? A série tem a crítica favorável e bom público...

    ResponderExcluir
  5. @Vinicius, adorararia poder comentar cada episódio que vejo, mas o tempo é realmente um grande inimigo pra mim atualmente. De qualquer forma, pretendo corrigir esse buraco em breve, nem que seja apenas com comentários curtinho a la twitter ;)

    @Leo, o FX só se comprometeu a fazer 3 temporadas. Obviamente, a coisa pode mudar de figura se essa temporada bombar de novo na crítica e principalmente na audiência, que no fim das contas não é tão excepcional assim quando comparada a de outras emissoras a cabo por lá.

    Por enquanto só quero me 'preocupar' em curtir essa 3ª e se a série eventualmente ganhar outra depois, melhor ainda desde que tenha a qualidade de bons textos.

    Abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir
  6. Oi Davi sou a Su e gosto bastante de seus comentarios o retorno de Damages realmente foi algo excelente, o gancho deixado no final nos faz refletir de como a serie é boa, como os caras são capazes de nos apresentrar um arco desses, pois em outras series os roteirista não se arriscariam tanto. Mas tenho certeza q no final td fará sentido e ficaremos mais uma vez felizes com a historia fechada.
    è e estamos no aquecimento para o retorno de LOST

    ResponderExcluir
  7. Retorno excelente pra uma série que sempre foi excelente !
    Glenn Close dá um show e a trama cheia de detalhes e reviravoltas torna essa série obrigatória !

    ResponderExcluir
  8. Tô doida pra ver ainda. Alguém sabe quando vai sair na tv a cabo? Tô resistindo pra não baixar e ver no PC, mas tá difícil...

    ResponderExcluir
  9. Sem data ainda, Vivian. Mas se o AXN seguir o intervalo do ano passado, deve começar a exibir por volta de abril ou maio, talvez.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.