domingo, 23 de maio de 2010

'Over There' Parte 2 – O final da 2ª temporada de Fringe

Atenção! Esse post comenta episódio ainda inédito no Brasil

Já fiz todos os elogios que queria à esse 2º ano de Fringe no post em que comentei a parte 1 de ‘Over There’, mas agora com a temporada efetivamente encerrada, não custa ressaltar que o peso do trabalho primoroso de John Noble (Walter) foi fundamental para a maturidade da série, que fugindo de subtramas menores que poderiam esvaziar o interesse no foco principal, soube dosar os conflitos dos personagens com parcimônia e criatividade.

Leia mais...

    E se o grande gancho desse final não chegou a ser assim tão surpreendente (ou foi para você?), o desenvolvimento e principalmente a dinâmica explorada entre William Bell (Leonard Nimoy) e Walter foi elemento suficiente para tornar esse um dos melhores season finales da temporada.

    Parte do que fez Fringe ter se tornado uma série tão especial, vem do fato dela ter conseguido se definir como sci fi autêntico e que se encerra numa trama limitada, mas absolutamente envolvente. Há mistérios? Claro, mas são sempre construídos em torno das histórias pessoais do trio de protagonistas, o que por tabela transforma a resolução dos primeiros, nos caminhos que pavimentam o relacionamento de Walter com Peter e deste com Olivia.

    Em ‘Over There’, a conflituosa relação que se estabeleceu entre os Bishop ganha uma nova camada quando a guerra dos universos fica evidenciada a partir das reais intenções de Walternativo, que na interpretação de Noble faz inclusive um bom reflexo do trabalho de Terry O’Quinn em Lost, onde também passou a viver dois personagens fisicamente iguais, mas de características bem distintas.

    E se a troca das Olivias no final do episódio soou um pouco óbvia demais, a sensação de que o caminho para a próxima temporada foi bem desenvolvido nasce da expectativa de que não vai demorar muito para que um choque direto dos universos ganhe corpo, afinal, duvido muito que a infiltração de Olivia fique tempo demais sem ser exposta, já que a ligação da original com Peter deve ser o elo de ligação que o aproximará do pai.

    Num episódio que explorou de leve o conceito da compensação entre os universos (a Olivia de lá tem mãe, mas não tem irmã enquanto a de cá vive o oposto), Fringe nos deu o vislumbre de um mundo muito parecido com o nosso, mas que ao mesmo tempo é bem diferente. Além disso, ao conseguir encerrar sua 2ª temporada de forma empolgante e coesa, a série se firmou como uma das opções imperdíveis para a temporada 2010/2011.

    Alguém ansioso desde já pela estreia da 3ª temporada ?

23 comentários:

  1. Grande Davi...

    Gostei MUITO do Season Finale de Fringe. Gostei da trama e a ponta que ficou para a terceira temporada. John Noble pra mim é um dos melhores atoresde série atualmente. Vc nota nitidamente como ele consegue ser diferente entre os 2 Walters.. Já estou com saudades...

    Em tempo:
    O Glyph code desse episódio foi Weiss. Diretamente ligado a Sam Weiss , o carinha do boliche.

    Quando Bell e walter estão em Harvard do universo paralelo, está escrito no quadro: "A DEMON'S TWIST RUSTS" e isso é um anagrama para "DON'T TRUST SAM WEISS".
    ou seja: Não acredite em Sam Weiss. Sam Weiss ajudou Olivia a controlar seus poderes.

    A duvida é qual Weiss? o de lá o de cá??

    O negócio é aguardar e expecular..

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a primeira temporada e boa parta da segunda em pouco mais de um mês... e me apaixonei pela série, pela história, pelo bizarro e mais do que tudo pelos personagens. Queria ser neto do Walter e quero casar com a Astrid hahaha (aliás, podiam aproveitar melhor a atriz) De fato, o final foi bastante previsível, mas ainda assim intrigante... Desde Over There Parte 1 odeio os da outra realidade! Os da nossa sim são legais. xD quem sabe um spin-off mostrando a realidade alternativa a gente não se apegue a eles tb, mas do jeito q fomos apresentados nao rola! hahaha portant, que venha season 3, pq já to com saudades do quarteto! abs

    ResponderExcluir
  3. Ricardim, excelente sacada, rapaz.

    Vou ver de novo! Hehe.

    Sou fã de Fringe desde o Piloto. Apesar das tão comentadas irregularidades eu me mantive fiel à série e percebo que fiz o certo.

    Agora é aguardar a 3ª temporada e ver se essa infiltração vai nos render bons episódios.

    Abraço a todos e até lá.

    ResponderExcluir
  4. "E se a troca das Olivias no final do episódio soou um pouco óbvia demais"

    só se foi pra vocês porque eu tive um puta susto fiquei me tremendo de medo no final

    ResponderExcluir
  5. Eu tb tinha ctz que iam trocar as Olivias no final! Mas de maneira nenhuma isso estragou este excelente final de temporada. Já estou ansiosa para a temporada que vem.
    Ainda bem que tem True Blood pra animar essa longa espera.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente eu não esperava a troca das Olivias, foi muito bom a surpresa no fim!

    ResponderExcluir
  7. Ansioso pela próxima temporada, com certeza.
    John Noble, realmente, ta dando show e a química dele com o Nimoy, apesar de contracenarem pouco, foi muito legal.
    Eu saquei a troca das Olivias quando explodiu a bomba que atordoou o William Bell, então o final não foi tão impactante pra mim, mas mesmo assim me animou para a 3ª temporada. Principalmente porque ano que vem estaremos orfãos de Lost. :(

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito!! achei que foi um bom ganhco e eu me surpreendi pq eu não esperava que isso acontecesse, mas enfim ansiosa pela terceira temporada =]

    ResponderExcluir
  9. A troca das Olivias não foi nada inesperado e mesmo assim foi excelente. E o melhor é q agora tem duas Olivias ruivas!

    Ambas as seasons finales a Olivia termina do lado de lá. Acho q já sei como vai terminar a terceira temp...

    Embora fringe tenha uns epis fraquíssimos, vai ser minha substituta de lost.
    Davi faça um blog chamado Dude, we are fringe! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Só espero que no final todos nao morram e se encontrem na realidade paralela! rsrs
    falando nisso, será q jack e cia estao por la?
    rsrs
    mas gostei
    fringe ta matando a pau! sci-fi nota 10!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do final da segunda temporada de Fringe, deixou um grande gancho para manter o nosso interesse para a próxima temporada que evidentemente promete ser cheia de ação e nos mostra que realmente a guerra entre os dois universos começou.

    ResponderExcluir
  12. O legal de Fringe é que rola os mistérios mas vc sente que serão esclarecidos...

    Curti muito lost, mas nas últimas temporadas todo mundo já sabia que muita coisa não seria respondida, até certo ponto esse bombardeio de mistérios tornou Lost especial, por outro lado algumas respostas importantes não foram satisfatórias (pra mim) ou simplesmente não existiram.

    Em fringe tivemos muitas respostas ja na primeira temporada como David Robert Jones e a existencia da realidade alternativa. (E veja que faz todo sentido por que a alternativa de Fringe não é o Além ...rs rsrs)

    Mesmo quando a resposta de um mistério é previsível continua me agradando, como o Walternativo ser o vilão... talvez previsível mas muito empolgante!

    E ainda não sabemos nada sobre Bell, Nina e a Massive Dynamic... Esse tal de Sam Weiss... e principalmente os Observadores!

    Alguns criticam Anna Torv dizendo que ela não tem carisma pra ser protagonista... que Olivia não consegue envolver o público porque é muito sombria...

    Mas se pensarmos bem... o amor de sua vida e seu grande amigo morreram, foi violentada com experiencias torturantes, preparada pra ser um soldado...

    Ela tem todos os motivos pra ser sombria e é assim que gosto dela.

    John Noble é genial, Joshua Jackson é esforçado, tá segurando bem a onda..

    Enfim, antes uma série com a primeira temporada ruim e a última ótima... do que uma série com a primeira temporada ótima e a última frustrante!
    Isso te lembra alguma coisa?

    ResponderExcluir
  13. Davi, Fringe passou a ser minha opção número 1 com o final de Lost...
    Além do lance sci-fi, gosto muito do visual de Fringe. Tem uns lances retrô, algo meio steampunk rolando no universo paralelo, tudo meio sutil mas impactante ao mesmo tempo (cá entre nós: os dirigíveis em New York não são maravilhosos????)
    Enfim, de negativo apenas a óbvia "troca das Olivias"... Contudo, devo admitir q vai render boas cenas de suspense+ação na terceira temporada.

    ResponderExcluir
  14. Como já havia dito, fringe diminui um pouco o peso da perda de lost, esse season finale foi muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Sou um fã desde do piloto tbm.Gostei muito do season finale, mesmo sendo óbvio a troca das Olivias! Fringe encontrou seu elo, raramente tivemos episódios perdidos. Será que nessa realidade tem um JACOB!!!!

    ResponderExcluir
  16. Fringe promete muito. Começou com uma primeira temporada morna e nessa segunda foi crescendo e se mostrando.

    Acho que tem 3 atores que merecem aplausos hoje em dia: Terry O'Quinn, Hugh Laurie e John Noble. São monstros.

    ResponderExcluir
  17. Tava lendo no fringe-forum.com que JJ Abrams é fã da serie Dark Tower do escritor norte-americano Stephen King... essa obra menciona pessoas que viviam há muito tempo mas que já usufruiam de uma tecnologia altamente avançada... com isso alguns fãs especulam que a frase "FIRST PEOPLE" que vimos na abertura da part 1 é uma referencia a Dark Tower, acreditam que em Fringe talvez exista um antigo povo com tecnologia muito avançada conhecido apenas no universo alternativo. Assim como Bell copia tecnologia do outro universo, Walternativo copia tecnologia desse "First People", como a maquina de escrever e o mecanismo que Walternativo usaria com Peter para destruir o universo.

    Alguns fãs comentam que os Observadores tem alguma relação com esse "first people" , talvez aliens.

    Outros apostam que o pai de Walter, Robert Bishop, será importante para sabermos mais sobre esse suposto povo. (Isso eu acho muito pouco provável.)


    Não sei... parece muita viagem pra pouca informação... mas dá o que pensar.

    Alguma teoria sobre o que significa FIRST PEOPLE?

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de Fringe, comecei a assistir ano passado então assisti a primeira temporada em pouco tempo, e me envolvi profundamente, a segunda acompanhei semana a semana e gostei muito de ver o episódio esclarecendo o sequestro do Peter e o season finale foi bom, apesar da troca óbvia das Olivias, mas quero ver no que isso vai dar.

    ResponderExcluir
  19. Porquê a maioria das pessoas fazem comentários comparando as séries???
    Lost, Fringe, FlashForward, V, 24 horas ou sei lá o que mais, tem uma ou outra semelhança, mas as temáticas são completamente diferentes e mesmo que fossem iguais, não dá para comparar uma com a outra. É ridículo!!!

    ResponderExcluir
  20. Quanto ao pessoal não gostar da Olivia (eu pessoalmente sempre gostei), agora tem a Olivia safada versão alternativa.

    A Anna Torv é uma ótima atriz tanto que você consegue perceber as nuances de diferença de personalidade entre a olivia e a olivia safada.

    ResponderExcluir
  21. Só eu achei a troca das Olivias uma cagada?

    Se a Olivia de cá tem o poder (originário ou aumentado, seja como for) pq ela passou por experiencias dos dois cientistas, como a outra Olivia poderia abrir a fenda para eles voltarem, se ela não passou por essas experiencias?

    Por mais que o Nimoy tenha feito ampliar a energia lá da parada, a Olivia B não tem o poder de abrir a fenda, ou pelo menos o poder dela não é tão forte, sendo que talvez nem com o Nimoy a Olivia A conseguisse...

    Achei uma falha isso aí...

    ResponderExcluir
  22. PS: Dizer que a Anna Torv é uma ótima atriz, é sacanagem... Ok, eu adoro a personagem... Mas a senhorita Torv precisa aprender muito ainda...

    Deu uma boa melhorada nos ultimos episodios, mas mesmo assim, ela consegue ter a mesma cara pra qualquer tipo de emoção... Aquela cara peculiar dela de "dor de dente".

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.