terça-feira, 1 de junho de 2010

'Breaking Bad', uma das melhores séries que (quase) ninguém vê

Aclamada pela crítica, ignorada por boa parte do público. A frase podia definir a premiadíssima Mad Men, mas serve também para falar de Breaking Bad, belíssima série que atualmente está em sua 3ª temporada lá fora onde é exibida pelo AMC (o mesmo de Mad Men) e que reestreia* na noite dessa terça-feira no Brasil via AXN às 21h.

Leia mais...

    * O Sony (que é do mesmo grupo do AXN) começou a exibir a série, mas depois infelizmente acabou tirando-a de sua programação.

    Apostando na fórmula do protagonista capaz de carregar uma série praticamente sozinho, essa produção criada por Vince Gilligan (ex-produtor de Arquivo X) nos apresenta a Walter White, um professor de química que frente uma tragédia bem particular (o diagnóstico de um câncer pulmonar terminal), resolve mudar radicalmente de postura ao abandonar a pose de cidadão ético e fiel à moral estabelecida para abraçar a oportunidade que ele julga ser a última capaz de prover sustento à sua família: tornar-se produtor de drogas usando sua expertise profissional.

    E não se engane se a premissa te parece exagerada. O atual bicampeão do Emmy na categoria melhor ator em drama, Bryan Cranston (o Hal de Malcom in the Middle), constrói seu Walter White de forma tão avassaladora, porém sem nunca esquecer de lhe conferir fragilidade, que é praticamente impossível (tal qual acontece em Dexter, por exemplo) passar incólume frente seu drama e não se pegar torcendo para que aquele cara que sai da curva da normalidade se dê bem.

    Quando a série começa, o protagonista é ‘só’ um cara de meia idade razoavelmente conformado com o sacrifício de ter que dividir-se entre as aulas na escola e as horas que passa trabalhando no caixa de um lava jato (onde por vezes ele mesmo tem que lavar/secar carros). Contudo, quando a doença surge, Walter dá vazão à raiva acumulada pela rotina miserável, e encara o que ele considera como uma grande injustiça (um câncer de pulmão sem nunca ter sequer fumado?) como um chamado para despertar e sair da linha de forma definitiva.

    Simples, porém envolvente e muito bem escrita, Breaking Bad 'brinca' com a ideia de um homem que encontra na proximidade da morte, não a justificativa para se entregar a uma depressão (que até seria compreensível, diga-se), mas sim a motivação ideal, ainda que incomum, para voltar a viver de forma intensa seu relacionamento em família, além de explorar as fronteiras que separam o cidadão comum e de bem daquele que considera na vida marginal, a chance de um recomeço com data de validade.

18 comentários:

  1. Comecei a ver Breaking Bad mês passado e hoje verei o primeiro episódio da 3ª temporada. Quem não assiste não sabe o que está perdendo. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores posts que já li aqui no DudeNews. Breaking Bad é sensacional, eu diria que ela não é tão popular aqui no Brasil, mas tem seus fãs que a defendem com unhas e dentes. O roteiro dessa série é de alto nível, vi a primeira temporada em 2 dias e fiquei boquiaberto com tamanha qualidade, a segunda consigiu superar a primeira e estou mais surpreendido ainda com essa terceira, que está em exibição atualmente nos EUA. Esse canal, AMC, parece ser sinônimo de qualidade, comecei a ver Mad men recentemente e tenho tido boas surpresas, ótima série também, Leverage se não me engano também é da mesma emissora. Sucesso ao dudenews (agora que Lost acabou passarei aqui diariamente huauha).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, concordo com tudo, e digo mais, pra mim é o melhor drama da atualidade agora que Damages acabou.

    ResponderExcluir
  4. Eu, sinceramente, não conhecia, mas achei a premissa interessante, vou aproveitar que varias séries tão paradas e as férias tão chegando, pra começar a assistir.
    Valeu pela dica !

    ResponderExcluir
  5. Tenho que retornar a essa série, parei na primeira temporada ainda!

    Comecei a assistir 'Six Feet Under' essa semana e já estou no final da 1ª temporada.
    Série sensacional! Virei fã no espisódio piloto!

    ResponderExcluir
  6. Breaking Bad é simplesmente um dos melhores Dramas que já vi.

    Já sou fã do Bryan Cranston desde o Hal dele em MalcoLm in the Middle. Excelente ator, excelente série. Produção impecável, ótimas atuações, roteiro e diálogos inteligentes.

    Mas tem um porém nisso tudo: pra mim pelo menos não importa mas muitos podem pegar o ritmo da série sendo de ação, mas no fundo ela é um Drama então muitas vezes ela recorre a isso em um episódio (como nos primeiros episódios da série) e isso acaba afastando alguns. Eu, pessoalmente, adoro.

    ResponderExcluir
  7. fico aflito com a forma que essa obra prima é ignorada.

    ResponderExcluir
  8. MWLHOR.SÉRIE.DA.ATUALIDADE.

    Agora que Lost, House, Fringe e V terminaram vou ter que correr para assistir toda segunda temporada de The Mentalist...

    ResponderExcluir
  9. É eu tô querendo ver essa série só li criticas boas sobre Breaking Bad, mas é muita coisa pra eu acompanhar agora voltei a ver House que tinha parado uns meses de acompnhar,também tô vendo Modern Family, eagora vai começar as temporadas de Entourage e true blood, haja tempo pra ver tudo isso.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Lembro que certa vez perguntei ao Davi se ele via/gostava de Breaking Bad, porque me incomodava muito o fato de série tão brilhante não ser falada aqui, principalmente pelo Davi que é apreciador de séries com boas histórias/produção/atuações. Fiquei muito feliz com esse post e espero sinceramente que no futuro possamos ler aqui as avaliações do Davi episódio a episódio de Breaking Bad, uma série que te surpreende a cada episódio. Também faço coro com quem diz que é a melhor série da atualidade.

    ResponderExcluir
  12. Nos intervalos de "LOST - The End", no AXN, só dava Breaking Bad, já que são boa as recomendações, acho que vou começar a assitir.

    LOST 4 LIFE

    ResponderExcluir
  13. Bom, as dicas do Dude News sempre foram referência pra mim. Foi assim qe comecei a assistir muitas das séries que acompanho hoje.

    Li o post ontem, hoje acabei de baixar a primeira temporada e já vou começar a assistir. Pelos comentários, deve ser mesmo uma boa série. Sem falar que pra mim qualquer coisa tem sido válida desde que Lost acabou.

    Investi também em Lie To Me e 30Rock. Alguém pode me dizer se vale a pena, antes que eu comece a assistir mesmo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Fico indignada que quase nenhum site brasileiro fala dessa série maravilhosa!

    So tinha lido antes sobre ela no blog Comentários em Série, que fez um post muito bom ha 2 semanas. Inclusive o titulo do seu texto é (quase) igual ao de lá!

    http://www.comentariosemserie.com/2010/05/breaking-bad-melhor-serie-que-quase.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ao me deparar com tantos comentarios positivos sobre a série,fico analisando:acho que no dia em que eu assistir pelo ANX ou eu estava com muito sono ou a série é tão chata e só eu percebi isso.
    Bom vou dar mais uma chance e irei assistir com mais calma pra ver se realmente ela faz jus ao que lhe é atribuida.

    Saldades de LOST ás terças!!!!

    ResponderExcluir
  16. Como diria o Jesse Pinkiman: Hey yo, essa série é muito boa!

    Tô na 3ª temporada agora. Esperando a legenda do episódio 12.

    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Achei esse vídeo interessante: http://www.youtube.com/watch?v=09xwj7L7-Z0

    Como seria se Breaking Bad fosse uma sitcom da ABC. Excelente a edição que o cara fez, com abertura e tudo. lol

    ResponderExcluir
  18. assiti o piloto dessa serie assim que saiu nos sites por aqui não me empolgou tanto não sei se por preguiça minha no dia ou porque ja vinha acompanhando umas 4 a 5 series o legendas.tv recomendou apos o fim de lost e baixei assiti e virei fã.
    o season os 2 ultimos episodios da 3 temp me fez ter a mesma reação que tive em alguns epis de lost:PQP QUE FOI ISSO CAR**** ETC.
    quem ainda não começou a ver comece rapido é uma puta serie.
    agora to na espera de dexter que ainda segue sem previsão de volta mas até lá tem entourage, leverage, Persons Unknown(nova serie), e to pensando em voltar a ver lie to me e royal pains. o que mata é não poder esperar por lost :(.
    enfim vida que segue.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.