segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meu Malvado Favorito (Despicable Me)

Se a primeira impressão é a que fica, a Universal Pictures entrou bem no disputado mundo da animação através da Illumination Entertainment, empresa responsável pelo surpreendente e divertidíssimo Meu Malvado Favorito (Despicable Me), que encanta pela originalidade de sua história e sobretudo pela ousadia com que constrói várias e boas piadas de riso fácil amparadas na medida certa por um tom inocente, mas que nunca abre mão do politicamente incorreto para desenvolver a trama e seus personagens.

Leia mais...

    Dirigido pela dupla Pierre Coffin e Chris Renaud (este do curta indicado ao Oscar 2006, No Time for Nuts estrelado pelo esquilo Scrat) com roteiro de Ken Daurio e Cinco Paul (de Horton e o Mundo dos Quem) a partir da história do animador Sergio Pablos, o filme conta a história de Gru, um vilão no melhor estilo Dick Vigarista, que ao ver seu reinado de maldades ameaçado por um novato, põe em prática o plano definitivo: roubar a lua! O que Gru não sabe, é que ao envolver três meninas orfãs em seu plano, sentimentos que ele não conhecia tais como afeto, carinho e amor passam a fazer parte de sua rotina e um dilema se apresenta.

    Expandindo o conceito de Shrek de subverter a figura do protagonista padrão, Meu Malvado Favorito começa deixando claro que Gru faz jus ao status de vilão quando não pensa duas vezes na hora de sacanear um garotinho de forma divertidamente cruel. O que vamos descobrindo com o passar da história no entanto, é que Gru teve uma criação reprimida e foi constantemente rejeitado pela mãe, uma mulher que jamais demonstrou carinho pelo filho, algo que os rápidos e não menos hilariantes flashbacks deixam evidente (a cena em que ela desdenha o desejo do pequeno Gru de ir à lua é o cartão de visitas do humor ácido que o filme utiliza, diga-se).

    A grande força do filme no entanto reside mesmo na interação que se desenvolve entre Gru e as três garotinhas (Margô, Edite e Agnes) que ele adota como parte de seu plano. De diferentes idades e comportamentos, são elas que catalisam os melhores momentos do filme, já que ao agirem sempre com a curiosidade e a ingenuidade comum dos pequenos, protagonizam sequências muito engraçadas (e por vezes emocionantes) ao tentarem se aproximar de Gru e seu exército de minions, criaturas responsáveis por outros tantos momentos hilariantes do filme.

    Inteligente pela forma com que constrói a ligação que se estabelece entre seus personagens (a cena em que Gru se vê ‘obrigado’ a ler um livro para as meninas dormirem traduz esse sentimento), Meu Malvado Favorito surge como um desses raros casos de boa ideia que resulta num projeto bem executado e que consegue dar sua mensagem (para crianças e adultos) de forma divertida e emocional sem apelar para obviedades ou pieguismos baratos e rasteiros, qualidade que parece ter sido roubada pelo vilão do ostracismo criativo que geralmente impera em Hollywood.

    Cotação:

    Notas:

    - O filme estreia legendado e dublado com cópias tradicionais e em 3D a partir da sexta-feira, 6 de agosto.
    - Há uma cena do filme que faz menção direta ao O Poderoso Chefão, uma piada que as crianças não vão entender, mas que adultos fãs da trilogia de Coppola identificarão facilmente.
    - No original, Gru é dublado por Steve Carell de The Office e seu antagonista, Vetor, tem voz de Jason Segel de How I Met Your Mother. Já na versão dublada em português, coube à dupla de humoristas da Globo, Leandro Hassum e Marcius Melhem, fazer Gru e Vetor respectivamente.
    - A exemplo do que aconteceu com os pinguins de Madagascar, os minions também devem ganhar projeto próprio.
    - Ainda que não exista data de início da produção ou previsão de estreia, uma continuação já é dada como certa pelo presidente da Illumination Entertainment.


Um comentário:

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.