sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fringe – Ep. 3x01 “Olivia”

Episódio exibido no dia 23 de setembro nos EUA

Acompanho e gosto de muitas séries, mas admito que com o fim de Lost, não são muitas as produções que me deixam realmente ansioso pelo próximo episódio. Fringe, no entanto, faz parte dessa seleta lista porque embora tenha tropeçado no início, soube superar equívocos no processo de construção de uma trama sci fi instigante, envolvente e com mistérios bem singulares que jamais abriu mão do que considero o aspecto mais essencial para qualquer boa narrativa: o desenvolvimento de seus personagens, que com o passar do tempo se transformam em figuras com aflições e angústias ricas o bastante para despertar nosso interesse.

Leia mais...

    Olivia”, episódio que abre a 3ª temporada da série reune tudo de melhor que a produção tem a oferecer: ação com equilíbrio (vide as cenas que marcam a fuga de Olivia, por exemplo), vislumbres de um mundo imaginário e que com a inserção definitiva do universo alternativo na trama ganha cores ainda mais vibrantes (quer seja pela tecnologia mais avançada ou pelo aspecto retrô que marca o lado de lá) e, claro, o conflito que se estabelece em seus personagens.

    Quase que totalmente focado no que acontece com Olivia Dunham depois dos eventos que a deixaram presa do lado de lá, o episódio mostra a tentativa perpetrada por Walternativo (é realmente mais fácil chamá-lo assim, né?) de usar a agente como possível arma na guerra entre os universos e a consequente confusão que se estabelece na cabeça dela, que vitimada por testes e em processo de fuga, passa a experimentar memórias e ligações com coisas e pessoas desse universo alternativo que pertencem à outra Olivia, que como sabemos, acabou se infiltrando no ‘nosso’ universo ao se juntar a Peter e Walter.

    Movimentado por conta das sequências que mostram Olivia buscando uma forma de poder retornar para o lado de cá, o episódio dá uma bela chance à Anna Torv de crescer no papel, oportunidade que ela agarra com precisão conferindo, através do trauma e do conflito emocional que se estabelece (destaque para o encontro com a mãe do lado de lá que ela já não tinha mais aqui), nuances novas à personagem que são muito bem vindas. A Olivia que vemos agora, embora confusa, surge muito mais interessante que aquela figura por vezes apagada de outrora, o que certamente faz com que a série como um todo ganhe muito na complexidade e no interesse que nutrimos por seus personagens.

    Como o cenário que se estabelece na trama irá colidir lá na frente eu não sei, mas se tem uma coisa que esse retorno de Fringe já indica para mim com muita força é que uma empolgante temporada se apresenta no horizonte. Alguém duvida?

    Outras observações

    - Durão e aparentemente implacável, Walternativo é um retrato diametralmente oposto do Walter que conhecemos, o que a exemplo de Anna Torv, dará a John Noble oportunidades de explorar caracterizações ainda mais relevantes para seus personagens.
    - Além do 11 de setembro não ter ocorrido do lado de lá como ocorreu aqui, conforme já sabíamos desde o final da 1ª temporada, outras curiosas diferenças foram mencionadas no episódio: 1) John Kennedy ainda era vivo e Tom Cruise é um astro da tv!
    - E a Massive Dynamics, hein? Exclusividade do lado de cá?

17 comentários:

  1. Davi, que bom que Fringe voltou.
    Estava ansioso com o retorno da série mais instigante depois de Arquivo X e Millenium.

    Grande abraço e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Davi estou como você, sem ter muitas séries para ficar ansiosa pelo próximo episódio como ficava com Lost. Ainda bem que Fringe existe e que não desisti dela depois da turbulenta 1ª temporada. Esse primeiro episódio foi realmente MUITO BOM!! A Olívia REal lutando para não perder sua verdadeira essência e no fim perdendo a luta para as lembranças da outra Olívia foi de cortar o coração. Fiquei o episódio inteiro com o "coração na mão", sem conseguir imaginar o que viria depois de cada cena (só ficava assim com Lost), suspense, ação, mistérios, que bom que Fringe voltou com tudo, espero que continue com a mesma qualidade da 2ª temporada.
    PS.: Ansiosa pra entender o porquê do taxista ter esperado por ela e ter saído seguindo o carro em que ela estava. Não consigo acreditar que ele fez isso apenas porque ficou interessado pela história dela ou com pena dela, deve ter alguma coisa por trás.
    Chegaaaa logooo quinta-feiraa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ótimo começo de temporada, nos deixou presos durante todo o episódio...e o suspense da "nossa" olivia trocando as memórias???
    algumas observações:
    o pessoal tem comentado sobre o walternativo ser um vilão, mas devemos lembrar que quem causou todo o dano (que foi bem maior do lado de lá) foi o walter, logo o walternativo estaria agindo em legítima defesa???
    Várias vezes durante a série se destacou a habilidade do Peter de "Ler" as pessoas (bom jogador de poker, etc) se ele demorar mais que alguns episódios pra perceber que a olivia que está com eles não é a "verdadeira" será forçar a barra...
    Ansioso pelo próximo...

    ResponderExcluir
  4. ótimo início de temporada
    nos manteve tensos no drama da fuga da "nossa" olivia e dos momentos
    em que ela começa a "ter as memórias" da outra...
    algumas observações:
    algumas pessoas tem apontado o walternativo como vilão, porém temos
    que lembrar que os danos causados pela "travessia" do walter foram
    muito mais severos do lado deles e eles não conseguem cruzar entre os
    universos, logo ele meio que estaria agindo em legítima defesa, ou não?
    Outra coisa, em vários momentos se destacou a capacidade do Peter de
    "ler" as pessoas (bom jogador de poker, etc) se ele demorar mais do que
    alguns episódios pra perceber que a olivia que está com ele não é a do
    nosso lado vai ser forçar a barra...

    ResponderExcluir
  5. Também gostei do episódio, realmente a temporada promete!

    E reparei num easter egg que poucas pessoas notarão, por não conhecerem a super cult série britânica The Prisoner, de 1967. Aos 29:02 do episódio, aparece um cara andando numa bicicleta bem peculiar, que não por acaso faz parte do logotipo de The Prisoner: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Prisoner_sm.jpg

    Também não por acaso, The Prisoner trata de um ex-agente do serviço secreto que fica preso em uma vila, onde é submetido a experimentos científicos (que envolvem controle da mente e impersonificação, entre outras coisas) e de onde tenta escapar de todas as maneiras.

    Bela analogia, Fringe!

    ResponderExcluir
  6. Queria saber como que vai ficar os MONSTER OF THE WEEK nessa temporada cheia de conflitos em 2 mundos WOW! Sei que pouca gente gosta dos MONSTERS, mas eu gosto bastante pra dar aquela quebra no ritmo e aumentar a ansiedade (herdei isso de X-File né..)

    Mas FRINGE é o único seriado que tá me deixando ligado pra baixar mesmo, toda quinta estamos no torrent!

    ResponderExcluir
  7. Trama tá boa mesmo, até os observadores estão meios que deixados de lados, Mas é preocupante a baixa audiência só pra lembrar!!

    ResponderExcluir
  8. òtimo podermos voltar nossas atenções para FRINGE.. e que começo bom para a terceira temp. Com o fim de Lost, tbm eh uma das poucas séries que me prendem de curiosidade tbm, Davi.

    Ps: Outro Easter Egg, além de Kennedy e do Tom Criuse, foi no letreiro do taxi: Do lado de lá o musical de sucesso eh "Dogs" ao invés do "Cats" que conhecemos aki!! hehehe Foda né??

    Abração Davi

    ResponderExcluir
  9. Davi...

    Fringe está muito envolvente. Uma coisa que me incomoda é que a série não decola na audiência dos EUA. A Fox escolhe o PIOR horário da semana pra exibir Fringe, e com isso o show fica patinando com audiências medias/baixas.

    Espero q nos DVDs a serie dê bastante retorno a FOX, e com isso possamos nos divertir mais alguns anos com a série.

    Um abraço e aguardo o DUDECAST!!

    ResponderExcluir
  10. pois sim! é lamentável uma série tão boa poder ser cancelada por baixa audiência, mas FOX tbm não ajuda bota ela no meio do fogo cruzado
    o jeito é torcer!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou só eu que tô achando que a Olívia está fingindo? Acho que ela percebeu que não tinha outro jeito de continuar viva e livre para tentar escapar dali a não ser fingindo ter se transformado numa cópia da Olivia-alternativa. Creio que isso vai ficar claro logo no próximo episódio.

    De todas as séries, pra mim só sobrou Fringe de realmente interessante. O resto é passatempo. Só tenho alguma esperança ainda com "O Evento".

    ResponderExcluir
  12. Meu caro ze das couves esse pensamento passou na hora que vi, portanto não descarto essa possibilidade, acho a nossa olivia muito esperta e fez isso para se infiltrar

    ResponderExcluir
  13. Duas coisas Davi!

    Parece que a Massive Dynamics é uma empresa alojada naquele dirigível ou não?

    Parece também que a Olívia (original) voltou para seu verdadeiro mundo. Talvez ela tenha sido trocada pois reconheceu a pintura da casa de sua "mãe"

    ResponderExcluir
  14. @Fabio Lins
    Eu ainda fico com a hipótese de que as memórias da Alt-Olivia estão operando na Olivia (o tiro certeiro no posto de gasolina é uma habilidade adquirida ao longo dos anos, e não uma habilidade adquirida na infância).
    Enfim, ótimo início de temporada.

    ResponderExcluir
  15. ótimo a volta de Fringe... e concordo contigo Davi, depois de Lost... vem Fringe, que coisa bem boa! Série de excelente qualidade, atores impecáveis, produção impecável... ótimo!!!

    ResponderExcluir
  16. Davi, o 11 de setembro aconteceu do lado de lá!

    Em Jacksonville (2x15) Walter pergunta ao sobrevivente do fusão dos prédios quais foram os alvos dos terroristas e ele responde q inves do WTC ele atingiram a Casa Branca.

    abração

    ResponderExcluir
  17. Verdade xará! Alterei o trecho do texto para evitar confusão. Valeu pela lembrança!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.