quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sons of Anarchy, a série que você TEM que ver!

Difícil dizer porque demorei tanto para ficar em dia com Sons of Anarchy. Vi o episódio Piloto assim que a série estreou em setembro de 2008 e de cara gostei do elenco, achei a premissa excelente, mas por um desses mistérios inexplicáveis da vida, acabei não acompanhando a produção com a fidelidade que ela merece. Vacilo desfeito, depois de uma maratona empolgante posso dizer com convicção: Sons of Anarchy faz parte do seleto grupo de séries que todo mundo tem que assistir.

Leia mais...

    Hamlet sobre duas rodas, máfia sem italianos ou simplesmente uma história sobre um clube de motociclistas foras da lei... Definições reducionistas não faltam para a série criada por Kurt Sutter (ex-produtor de The Shield) que acaba de estrear sua 3ª temporada nos EUA pelo Fx, mas não se engane, há muito mais na série do que impressões superficiais possam indicar.

    Sim, é verdade que Sons of Anarchy emula muito de uma das obras mais famosas de Shakespeare para contar a saga de Jax Teller (Charlie Hunman), um jovem motoqueiro idealista dividido pelo conflito de sua paixão pelo clube e por seus membros e pelas dúvidas que cercam os rumos que o grupo tomou sob a liderança de seu padrasto, Clay Morrow (Ron Pearlman). Contudo, mais do que isso, a série trata sobre a tênue linha que divide o certo do errado estabelecendo um panorama bem turvo e complexo sobre as relações de poder, família e negócios que a trama explora.

    Em Sons of Anarchy, os mocinhos e a lei muitas vezes viram vilões e estes, contraditoriamente, quase sempre se confundem, nos dilemas dos membros do clube de foras da lei, em mocinhos improváveis. Traçando um paralelo, em muitos aspectos dá até para dizer que a série se pareça bastante com Sopranos. Há todo um código moral em jogo sendo respeitado pelos membros do SoA tal qual ocorre na máfia, mas diferente dela, aqui as mulheres não representam apenas figuras periféricas, e assumem posturas muito mais pró-ativas do que reativas, algo que fica evidente, por exemplo, com Gemma (a excelente Katey Sagal), esposa de Clay e mãe de Jax ou com a médica Tara (Maggie Siff).

    Enquanto as duas primeiras temporadas concentraram-se na construção do conflito que colocou em risco a própria existência dos SoA como grupo, quer seja através da crescente rixa entre Jax e Clay, ou das disputas de poder com um clube rival (os Mayans) e também com um grupo radical ligado a nacionalistas, o terceiro ano deve mostrar o processo de reconstrução de uma relação mais fortalecida entre os membros do SoA ou sua ruptura definitiva.

    Em “So”, episódio que abriu a 3ª temporada nessa terça-feira, 7 de setembro, os dois grandes cenários se concentram na busca pessoal de Jax pelo filho sequestrado, um dos ganchos do final do segundo ano, e em Gemma, que depois de matar sua sede de vingança, vivencia a experiência de ficar foragida da justiça depois de cair numa armadilha da amoral agente Stahl. Fora isso, a vingança e a disputa de territórios continua evidente culminando num final de episódio chocante e que parece dar uma certeza incosteste para os rumos da temporada: tudo pode acontecer e ninguém está a salvo.

    Se você ainda não assiste Sons of Anarchy, tá esperando o que para começar?!

11 comentários:

  1. Diante do entusiasmo do seu review e da credibilidade que você tem, já vou colocar a série na minha lista. Porém, ainda estou assistindo The Sopranos, que nunca tinha visto (estou na terceira temporada), então vai demorar ainda um pouco pra eu iniciar.

    ResponderExcluir
  2. "Sons of Anarchy, a série que você TEM que ver!" ... ... THANKS, BUT NO THANKS!... Dessa série eu nao gostei sequer do plot. Prefiro passar longe. :-)

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica, Davi!
    Estou terminando a 3ª temporada de Breaking Bad e já sei que série irei dar uma chance depois dela...

    Depois volto pra dizer o que achei

    ResponderExcluir
  4. Gosto de seguir as dicas do DudeNews. Foi assim com Dexter, Prison Break, Breaking Bad...

    Posso dizer que tirando TrueBlood, que ainda não desce macio, as outras foram dicas quentíssimas.

    Vou apostar em mais uma dica e vou ver no que dá.

    Valeu David.

    ResponderExcluir
  5. Ooops, desculpe pelo "David", Davi.

    o.O

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por mais uma vez indicar uma excelente série!
    Já havia assistido Prison Break e Breaking Bad seguindo as dicas que li por aqui.
    Estou no quinto episódio da primeira temporada de Sons of Anarchy e posso dizer que a série já me ganhou.
    Concordo com sua comparação com The Sopranos, embora pra mim vai ser difícil qualquer série superar o anti-heroi Tony Soprano em carisma e em toda sua complexidade.

    ResponderExcluir
  7. Davi...

    Vou baixar as temporadas pq sua opinião tem peso, cara....

    Grande abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Davi, uma sugestâo: que tal fazer um preview do que vai rolar na estreia da temporada de séries nos EUA?
    Separa aí o que tu acha q vai ser legal, o que nem vale a pena ver, o que há para nós, órfãos de Lost, e so on...
    Um abração p vcs

    ResponderExcluir
  9. @ Micael, Sopranos e SoA é uma dobradinha mais que perfeita porque de certa forma as duas se completam.

    @ Rubens, por puro preconceito vai deixar de ver uma das melhores séries da atualidade? Então tá.

    @ Vivian, Thiago, Mariana e Marcello, boa maratona para vocês! :)

    @ Candice, tô com essa ideia martelando e vou publicar algo essa semana ainda. Bom te 'ver' por aqui :)

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Segui a dica de voces. Estou na terceira temporada de SOA. Muito legal mesmo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. David valeu pela dica cara, comecei a ver a série por sua indicação(assim como Battlestar) e já estou terminando a primeira temporada, ambas mto boas. Obrigado

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.