terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dexter – Ep. 5x07 “Circle Us”

Episódio exibido no dia 7/11 nos EUA


Como ensina o ditado popular: antes tarde do que nunca. Depois de uma primeira metade só razoável (com exceção, claro, do episódio de estreia), a 5ª temporada de Dexter finalmente parece esquentar de vez.

Leia mais...

    O que esse “Circle Us” evidenciou de forma irrefutável, é que para a série ser realmente boa, não adianta apenas colocar o excelente protagonista andando de um lado para o outro refletindo sobre seu dark passanger ou sobre um posssível trauma irreversível no pequeno Harrison. Para Dexter ser realmente aquela série empolgante e cheia de possibilidades, é necessário que a narrativa invista no desenvolvimento de um propósito e que apresente um antagonista que desafie o personagem, que faça-o agir com perspicácia (nesse episódio ele até incrimina uma vítima, o Boyd, para se aproximar dos algozes de Lumem), correr riscos, e que, consequentemente, obrigue-o a se expor como ele tem feito de forma mais decisiva.

    E sim, é fato que algumas subtramas continuam sofríveis (alô LaGuerta, alô Quinn!), mas se antes a simples chance de vermos Dexter nutrindo algum interesse maior por Lumem parecia uma grande forçada de barra dos roteiristas, a partir desse sétimo episódio, a perspectiva ganha elementos mais interessantes, afinal, embora os dois sejam figuras trágicas e que, em escalas diferentes, usam a dor e a raiva para buscar uma paz que jamais virá com as mãos sujas de sangue, agem por razões bem diferentes. Considerando isso, se Dexter acredita no que faz por conta de um senso torto de justiça, Lumem confia nele, o apoia e incentiva (algo que de certa forma ele sempre buscou) motivada pela vingança pura e simples. Em suma, diferenças nem tão sutis e que faltalmente devem culminar num conflito maior daqui a pouco, sobretudo com o iminente confronto que se dará entre eles e Jordan Chase, o verdadeiro lobo em pele de cordeiro que finalmente deu as caras na trama.

    Quanto ao caso do Santa Muerte? Ah, que ele sirva para nos livrar de LaGuerta,pelo menos, lá pro fim da temporada.

4 comentários:

  1. Davi,
    Como tá chatinho os outros personagens, hein?

    A irmã do Dexter dá mais que chuchu na cerca, e sempre pro cara errado.
    Laguerta tá chata pra cacete e esse Quin ? O cara é corrupto ou não ?

    Sobre esse ep devo concordar com você, deu um up na série, e acredito ainda que vá rolar um clima entre a Lumen e o Dexter, talvez sem sexo como foi no começo do namoro com a Rita.

    Vi as cenas do próx ep, e parece que o clima vai ferver pra cima do Dexter em relação ao Chase.

    É isso que eu gosto, Dexter enfrentando um oponente de peso, que o faça suar pra matá-lo, assim a série ganha mais emoção que é o que faltava.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa boa, hein, Davi? Depois do seu artigo criticando a temporada, acho que tanto eu como você nos surpreendemos em como a trama agora passou a se desenvolver, a ter um rumo de verdade.

    ResponderExcluir
  3. sem exagero pessoal, continua mediano pra uma série hypeada

    ResponderExcluir
  4. Gostei, porém falta engrenar um pouco mais.

    A Lumen é a nova Rita, FATO!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.