domingo, 7 de novembro de 2010

Sons of Anarchy – Ep. 3x09 “Turas”

Episódio exibido no dia 2/11 nos EUA


Já falei aqui da grande admiração que tenho por Sons of Anarchy, contudo, confesso que a atual 3ª temporada demorou a engrenar para mim. Não que a trama estivesse desinteressante nem nada, mas a questão é que até a ida do Samcro para Belfast, a história em Charming, por mais que trouxesse alguns conflitos interessantes como a fuga de Gemma e seu encontro com o pai ou mesmo a separação de Jax e Tara, estava morna. Agora já na fase irlandesa (a música de abertura ganhou até arranjos com gaita de fole), a série voltou a ter a intensidade das temporadas anteriores com todo clima de conspiração constante, violência crescente e personagens divididos por dilemas bem mais envolventes.

Leia mais...

    Não vamos fingir que somos vítimas aqui.” A frase dita por Jax a Gemma em dado momento do nono e mais recente episódio, “Turas”, traduz bem porque Sons of Anarchy é tão distinta e essencial. Embora acabemos nutrindo simpatia pelo Samcro e seus membros, a série jamais tenta retratá-los como figuras de moral e ética inquestionáveis. Assim, ao concentrar sua trama atual na incansável busca de Jax pelo filho sequestrado, a produção e seus roteiros nos lembram a todo instante que os motoqueiros estão bem longe de ser mocinhos e que por isso pagam altos preços pessoais em função das escolhas que fazem através do clube.

    Nesse panorama, o envolvimento do Samcro com o contrabando de armas e com o IRA (representado tanto em seu braço político com Jimmy, quanto religioso com o padre Ashby) ganha nuances bem curiosas, já que ao colocar os Jax, Clay e cia no meio de uma disputa de poder sangrenta e cheia de reviravoltas e traições, ainda encontra espaço para conflitos e descobertas familiares impactantes. As mesmas aliás, que tendem a aumentar ainda mais a tensão e o desgosto que Jax tem com os rumos que o clube tomou e que culminaram no sequestro de Abel e com a necessidade (de proteção) que ele enxergou de terminar seu relacionamento com Tara, que por sua vez se transforma em peça chave no gancho do episódio em Charming. Ou seja, a série continua imperdível e a reta final desse terceiro ano promete fortes emoções que mal posso esperar para experimentar.

3 comentários:

  1. Concordo que essa temporada esteja muito diferente das primeiras, sou fã da série por sua causa, e acredito que a série ainda dê bons episódios mais para frente.

    Mas é importante imaginar que a ida para Belfast do SAMCRO é uma declaração de guerra ao charter irlandês,uma vez que esses membros não tem uma lealdade ao grupo original muito bem delineada,e ao IRA, fico com receio que o bebê seja usado para esticar a série e prejudique o desenvolvimento dos episódios.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez aqui no blog... Review ótima do episódio. Parabéns!!!
    Essa temporada de fato está sendo bem diferente das outras duas, embora seja lenta é muito tensa também. As "merdas" vão se acumulando de uma tal forma que parece que nem vamos ver o ventilador que irá jogá-las...rsrs
    A frase do Jax para Gemma foi ótima mesma, apesar de torcemos por eles, é fato que não são mocinhos.
    Vamos aguardar o próximo epi que deve ser bem movimentado.
    Até a proxima!!!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.