quinta-feira, 31 de março de 2011

Radar Dude News – 31/3/2011

Radar de volta e nessa atualização tem o grande clássico da ficção científica, 2001: Uma Odisséia no Espaço; piloto de F1 na continuação da animação da Pixar, Carros; os risos (e as emoções) da atual temporada The Office; o final meia boca do quarto ano de Californication; a confusa renovação de Mad Men e o teaser de um dos ícones da animação dos anos 80, Thundercats!

LEIA MAIS...

    2001: Uma Odisséia no Espaço

    Sendo uma das obras mais reflexivas, inteligentes e importantes da história do cinema, 2001 é um desses filmes que merecem ser revistos sempre. Muito à frente de seu tempo ( o filme é de 68) tanto na estrutura narrativa, quanto na mensagem de cunho existencialista, evolutivo e filosófico, o filme de Kubrick (que escreveu o roteiro em parceria com o autor do romance que inspirou a produção, Arthur C. Clark) é um espetáculo contemplativo. Seja pelos belíssimos planos - a famosa elipse que ocorre nos minutos iniciais é soberba -, pela ótima trilha sonora clássica (que tem destaques óbvios com Assim Falou Zaratustra e Danúbio Azul), o filme oferece uma obra diferenciada de seu gênero tanto na embalagem quanto no conteúdo. Resumindo: um filme indispensável.

    Em tempo, se você nunca assistiu 2001 ou pretende revê-lo, faça-o, se puder, através do Blu-Ray. Nele, a qualidade de imagem impressiona tanto, que quase dá para esquecer que o filme está prestes a completar 43(!) anos. Ah, e para quem gosta de ver filmes sendo explicados, um bom site para entender 2001 é esse.

    Lewis Hamilton em Carros 2

    A continuação da animação da Pixar centrada no mundo dos carros estreia apenas em junho. Da trama, o que já se sabe é que Relâmpago McQueen vai rodar o mundo numa competição cercada de tons de espionagem, conspiração e muitos carros tão rápidos quanto ele. Considerando esse cenário, uma pequena surpresa que foi revelada recentemente é a de que o piloto de F1, Lewis Hamilton, será um dos competidores de McQueen, conforme mostra o vídeo abaixo.



    The Office pra rir e chorar

    É bem verdade que The Office andava capenga em suas temporadas anteriores, mas aí veio a notícia de que o atual sétimo ano da série seria também o último de Steve Carell e pimba, a criatividade dos roteiristas da série ressurgiu das cinzas e os bons episódios com seus risos fáceis também. Jamais duvidei que Michael Scott fosse a alma da série, mas nunca pensei que sua agora inevitável saída pudesse render episódios tão bons quanto os que vem marcando a gradual despedida do personagem. O mais recente, “Garage Sale” (4x18), exibido no dia 24 lá fora, certamente figurará na lista dos melhores da história da série. Engraçado em muitos momentos (com destaque para a sempre eficiente trollagem de Jim com Dwight), o episódio traz uma sequência final surpreendente e que registra um desses raros casos em que vemos um elenco inteiro deixando a atuação de lado para se divertir e se emocionar numa cena. Michael Scott, já estou (estamos?) com saudades!

    O final meia boca da 4ª temporada de Californication

    Na temporada em que o passado recente e irresponsável de Hank Moody colocou-o na berlinda criando situações que renderam alguns bons momentos, Californication encerrou seu quarto ano no último dia 27 com cara de series finale meia boca. Seja pelas resoluções envolvendo os personagens principais ou pela certeza de que há muita verdade naquele ditado popular que diz que um tigre nunca muda suas listras, a verdade é que o desfecho da temporada acabou ficando no meio do caminho entre criar um bom gancho ou dar um rumo definitivo para o incorrigível escritor feito por David Duchovny. Não foi ruim, é verdade, afinal um daqueles momentos bizarros e constrangedoramente engraçados que a série sempre teve ganhou forma na sequência do jantar que marcou a reaproximação de Charlie e Marcy. Contudo, é justo dizer que o desfecho podia ter sido bem melhor. Com uma quinta (e derradeira?) temporada já anunciada, nos resta torcer para que Tom Kapinos, criador da série, consiga renovar o fôlego da produção. Hank Moody e cia merecem e nós também.

    Mad Men voltará, mas e seu criador?

    Essa semana, o AMC confirmou que Mad Men retornará para sua 5ª temporada. A estreia, no entanto, só ocorrerá no início de 2012. Com o atraso, a série ficará fora do ar por mais de 1 ano. A justificativa? Dificuldades na demorada negociação que envolve o canal, a Lionsgate TV (produtora da série) e o criador, Matthew Weiner. Dentre os pontos de discórdia que colocam em cheque o envolvimento de Weiner com o futuro da série que criou, estão o fato do AMC querer reduzir a duração dos episódios em 2 minutos para abrir mais espaço nos intervalos comerciais, além de inserir merchandising sutil dentro dos episódios (a chamada integração de produto) e cortar 2 atores do elenco regular. Detalhe: especula-se que Weiner poderia ganhar incríveis US$ 30 milhões por mais dois anos de contrato. Tá humilde o rapaz, hein?!

    Update: Matthew Weiner chegou a um acordo com o AMC e com a Lionsgate e está confirmado como produtor executivo de Mad Men, por não uma, mas 2 temporadas, a quinta e a sexta, com opção de renovação automática para um eventual sétimo e último ano da série.

    E o remake de Thundercats, hein?

    Com traços claramente inspirados no mangá, o remake de Thundercats, uma das séries animadas mais clássicas da década de 80, continua sendo promovido pelo Cartoon Network, canal que exibirá a nova versão do desenho ainda este ano. Sei que sou minoria, mas particularmente não sou muito fã de mangá, por isso, meu interesse pela reinvenção da história dos felinos meio humanos liderados por Lion tem muito mais a ver com curiosidade do que qualquer outra coisa. E você, animado(a)?

4 comentários:

  1. Meu, pensei exatamente a mesma coisa com o fim de Californication. Se acabasse nessa temporada não ia ficar estranho não...

    ResponderExcluir
  2. Também já estou com saudades do Michael Scott, sinceramente não acredito que a série vai conseguir manter um nível ao menos próximo com a saída do Carell.

    ResponderExcluir
  3. thundercats vai perder toda a graça virando desenho japones...

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário das outras temporadas de californication as quais deixavam algum 'gancho', essa temporada terminou sem gancho algum. Além disso, é como um fim de arco da série que envolve a Mia iniciado desde a primeira temporada. Vamos ver se a séria vai acabar na quinta temporada, ou se algum novo arco vai ser expandido.

    De qualquer maneira o conjunto da quarta temporada é muito superior que o da terceira, esta que teve um final muito bom, mas um andamento excessivamente cômico.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.