segunda-feira, 4 de abril de 2011

The Killing – Nova série do AMC é promessa de bom thriller

Série NOVA – Episódio duplo exibido no dia 3/4/11 nos EUA


É cedo para dizer se o mistério do ‘Quem matou Rosie Larsen?’ terá desdobramentos tão marcantes e surpreendentes quanto os da clássica, e sempre lembrada, Twin Peaks, mas considerando o que o movimentado episódio duplo de estreia de The Killing faz, a possibilidade existe e não deve ser ignorada.

LEIA MAIS...

    Com trama ambientada na soturna Seattle (que com sua chuva aparentemente incessante e tempo fechado funciona como um elemento naturalmente sombrio para a história), The Killing gira em torno do misterioso assassinato de uma garota chamada Rosie Larsen e do impacto que sua morte lança sobre todos que se veem envolvidos nos mais diversos níveis.

    Da detetive que vê seus planos de mudança serem postergados, passando pelos pais da moça que precisam lidar com uma perda brutal e inesperada, ao político que revisita uma experiência parecida (e indiretamente vira alvo da investigação), o roteiro privilegia a perspectiva de cada um frente o ocorrido, apresentando-os com todas as suas dúvidas, dores e até mesmo eventuais dissimulações, sem que nada pareça fora do lugar ou exagerado, como evidencia, por exemplo, a cena (dos pais descobrindo o destino da filha) que encerra a primeira parte do episódio.

    Além disso, é curioso notar que a Rosie que conhecemos através da investigação inicial, surge tanto como uma filha amorosa e apegada à família (notem os detalhes no mural de seu quarto), quanto uma jovem aparentemente ligada a pessoas e situações perigosas que poderiam ou não estar diretamente ligadas à sua morte. Considerando isso, há portanto uma clara contradição entre a garota que seus pais julgavam conhecer e aquela que sua melhor amiga tenta em vão encobrir. Uma curiosidade que, a meu ver, não deve ser vista como irrelevante.

    Como thriller que antes mesmo da estreia já prometia mostrar pessoas sendo obrigadas a encarar fantasmas e segredos, não é exagero considerar quase todos os personagens como suspeitos com uma miríade de motivações. Sendo assim, a chave para que a série se confirme como uma novidade relevante, passa necessariamente pela forma como as hitórias das três frentes envolvidas (investigadores, família e suspeitos) se desenvolverão e se chocarão.

    Apresentando um quebra-cabeças que à princípio instiga pelas perguntas que produz, The Killing inegavelmente surge com a ideia de um thriller envolvente e inteligente. Resta saber se a história da série se sustentará mais pela surpresa de revelações plausíveis ou por reviravoltas exageradas que surpreendem, mas que posteriormente se desmontam pela falta de lógica.

    Por enquanto, The Killing é só mesmo o que o título desse post resume: promessa de um bom thriller. E que pode se tornar ótimo.

    Outras observações:

    - Como apontei, à essa altura quase tudo e todos podem ser suspeitos, mas uma coisa em particular chamou minha atenção: por que o gerente da campanha de Darren se antecipou sugerindo um posicionamento deste frente o ocorrido antes mesmo da revelação da polícia de que Rosie fora encontrada dentro de um carro de seu comitê?
    - Se a detetive Sarah Linden (Mireille Enos) ainda não chama muito atenção, o mesmo não se pode dizer dos pais de Rosie (destaque para Michelle Forbes como a mãe transtornada) e do político Darren que, em escalas distintas, parecem carregar sentimentos de culpa que se catalisam a partir do caso.
    - A pergunta: a morte de Rosie estaria relacionada a crime passional ou teria mais a ver com queima de arquivo encoberta pela tentativa de incriminar alguém? Palpites?

12 comentários:

  1. Gostei bastante também e achei um roteiro muito bom, se manter esse nível durante a temporada tá ótimo.
    Gostei de como o policial que veio do narcóticos descobriu sobre o porão na escola hahahah, personagens do lado do "bem" que saem do politicamente correto são sempre interessantes.

    ResponderExcluir
  2. gostei desse piloto, me embrou muito twin peaks. muito bem prouzida e com uma trilha sonora bem impactante. Depois de assistir esse espisódio fiquei com as imagens de ponte e água na minha cabeça, acho que mais asassinatos surgirão.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir e adorei. Embora eu tenha me arrependido de ter lido o post inteiro antes de ter assistido. SPOILER WARNING???????

    Enfim, gostei MUITO do clima como um todo do seriado (A fotografia é fantástica). Gostei das interpretações e, é lógico, gostei da trama. Promete. Se pegar bons roteiristas e tiver uma boa campanha publicitária pode ir longe.

    Qual é o dia que passa nas gringas essa série?

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do episódio e foi impossível não lembrar de Twin Peaks em o clima tb era frio, úmido e todos escondiam alguma coisa.
    Estou animada com a série.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma série que inicio com a dica do DudeNews e gostei bastante.

    A trama se desenvolve sem exageros, como observou o Davi. Não deixando de lado, claro, os momentos dramáticos vividos pela família Larsen. Esse foi um ponto muito bem trabalhado.

    Davi, sobre a primeira "Outra observação". Quando os policiais ligam para a "secretária" do Darren e ela atende ainda no carro, eles(os policiais) informam que a garota havia sido encontrada em um carro da campanha. Então quando eles se encontram no escritório do candidato, todos já sabem do carro envolvido.

    Será que estamos falando da mesma situação, ou entendi errado?

    Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da série e pretendo acompanhar, principalmente por serem 13 episódios apenas. Assim, o escritor pode condensar a história, evitando episódios que só enchem linguiça ...

    ResponderExcluir
  7. Tenho que confessar que nem tinha ouvido falar desta série, então não posso deixar de agradecer imensamente o post.

    Conferi o episódio e realmente é inegável a qualidade de mais esta série da AMC.

    A parte política foi a que menos me agradou, mas veremos nos próximos episódios quando começar a tomar forma.

    Gostei muito da detetive do caso e não teve como sentir dor junto com a família da vitima.

    Sem palpites por enquanto.
    Na espera dos próximos episódios.

    E continue comentando!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Thiago, não revi a cena, mas acho que você tá certo na observação.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti aos 2 primeiros eps e gostei bastante todos os personagens de alguma forma estão ligados ao assassinato de Rosie, vamos ver as pistas que os próximos eps vão nos trazer...no momento estou baixando o terceiro ep rsrs... Davi e Ju valeu pela dica dessa série gostei bastante mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Davi, é madrugada de sábado para domingo (2:00 para ser exato) e acado de assistir ao piloto de THE KILING.

    Por enquanto, estou adorando! Me lembrou bastante TWIN PEAKS, com alguns elementos de SEVEN e com todo o apuro técnico das séries atuais similares, tipo COLD CASE, etc.

    Terei que perder mais uma hora de sono e assistir ao próximo episódio (03 El Diablo) ainda hoje.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. E aí Davi, ainda está acompanhando The Killing? Compartilhe conosco suas impressões!

    ResponderExcluir
  12. Vivian, continuo vendo sim e curtindo bastante. O fato da série manter tudo num tom mais sombrio e cheio de possibilidades acaba sendo seu grande trunfo. Fora que o fato do caso não ser resolvido em menos de 1 dia joga a favor da série porque a deixa mais crível e plausível. Enfim, não escrevi mais nada sobre The Killing depois do Piloto, mas reforço a ideia de que sigo achando-a muito boa ;)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.