terça-feira, 10 de maio de 2011

Community, a melhor comédia da atualidade


Minha relação com Community não foi de amor à primeira vista. Mesmo com episódios memoráveis já na metade inicial de sua temporada de estreia (o de Halloween, por exemplo, é excelente!), demorei mais do que deveria para realmente me apaixonar pela audaciosa proposta da série criada por Dan Harmon. Hoje, porém, quando o assunto em rodas de discussão no trabalho envolve comédias, não tenho a menor dúvida em apontar que Community é disparada a melhor da atualidade.

LEIA MAIS...

    Diferente de absolutamente tudo que o gênero explora hoje, Community não é o tipo de produção que se sustenta simplesmente por gags ou situações cotidianas de uma família, de um grupo de amigos nerds ou mesmo de um escritório, como acontece, respectivamente, por exemplo, nas não menos divertidas (e também minhas favoritas), Modern Family, The Big Bang Theory e The Office. E para ser bem sincero, não dá mesmo para comparar Community com nenhuma outra comédia atual porque, criativamente, a série está num nível muito superior.

    Quer seja pela preocupação maior em desenvolver seus carismáticos personagens (destaque óbvio para Abed, um viciado em cultura pop) ou pelos roteiros muito mais brilhantes, Community se sustenta basicamente sob essa tríade: inteligência e dinamismo nos diálogos, ironia e sarcasmo constante e o incansável uso da metalinguagem. Nesse contexto, ainda que se passe sempre no mesmo ambiente (o de um campus da universidade comunitária de Greendale) cada novo episódio da série traz uma surpresa diferente tanto no tema quanto na referência que faz a filmes ou mesmo outras séries de tv.

    É nisso aliás que reside a força de Community e 90% de sua graça. Quando um episódio como o ótimo ‘Contemporary American Poultry’ (o 21º da 1ª temporada), por exemplo, faz uma referência direta a filmes de máfia, não o faz de forma gratuita. Na série, as homenagens funcionam de forma orgânica preocupando-se sempre em desenvolver uma trama e seus ótimos personagens.

    Renovada para um terceiro ano e sobrevivendo praticamente por milagre, já que a audiência é absolutamente irregular, Community encerra sua 2ª temporada essa semana nos EUA com a parte 2 de seu episódio evento de paintball. Fazendo homenagem aos Westerns de Sergio Leone estrelados por Clint Eastwood, “A Fistful of Paintballs" (a 1ª parte do final que foi exibida na última quinta-feira) contou com participação especial de Josh Holloway (o Sawyer de Lost) e re-explorou o tema que já se tornara um clássico da temporada de estreia expandindo-o de uma forma mais surpreendente e até mesmo mais divertida.

    Resumindo: se você ainda não assiste Community, corra para corrigir esse grave equívoco, e se você já assiste, comentá-la com amigos quando puder é uma boa pedida, afinal, egoísmo para quê? Bora deixar mais gente se divertir com a melhor comédia da atualidade?

13 comentários:

  1. Eu sei que eu poderia perguntar ao Oráculo para saber a resposta, mas não dava pra acrescentar a ficha técnica e onde está passando no Brasil? Texto jóia e fiquei muito afim de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Eu considero Community coisa de gênio, vira e mexe posto isso no meu Twitter, depois do episódio do paintball do ano passado eles vem e fazem outro, melhor. É muito bom. O episódio de Halloween e do de Ntal também são outros ótimos exemplos do quanto a série é genial Ah e te o do RPG, ai são tantos, vale muito ver.

    ResponderExcluir
  3. Samuel, falha minha. No Brasil a série é exibida pelo Sony toda quinta às 23:30. Ou seja, o canal esconde na programação a melhor série que tem na grade.

    Karina, eu até pensei em fazer uma lista com os top episódios da série, mas quando vi que ele teria no mínimo uns 15, desisti :p

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. SE vc tivesse escrito isso na temporada passada eu concordaria plenamente, mas na minha opinião essa temp não é tão consistente. Eles estão abusando um pouco da metalinguagem, focando demais na Annie (saudades do Abed e da Britta :().
    Ainda é uma das melhores comédias no momento, porém não é mais a minha preferida (atrás de Parks&Recreation e 30 Rock)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, parabéns! Comecei a assistir a série depois de ler comentários na internet e fiquei totalmente viciada. Os personagens são realmente muito carismáticos e cada episódio sempre muito criativo. Divulgo sempre para amigos e desejo muito mais temporadas.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa serie, a primeira parte da Season Finale foi perfeita, o q dizer de um seriado q coloca o Saywer do Lost caindo em um golpe.

    E na primeira temporada onde eles fazem uma "homenagem" ao filme Ghost e ainda zoam com o Patrick Swayze q tinha acabado de morrer ...

    Por isso q Community é sensacional

    ResponderExcluir
  7. Davi, já dei duas chances à série e não gostei...

    Mas já que ela tem seu aval, darei a 3ª e 4ª chances!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, engraçado, mas comigo acontece justamente o contrário. Essa segunda temporada ousou mais que a primeira (vide o ep de Natal com stop motion, por exemplo), mas obviamente respeito a opinião, até porque você citou Parks como um das tuas novas favoritas, que é tão boa quanto, ainda que eu esteja mais atrasado.

    Cadu, boa lembrança a do ep sacaneando Ghost. O momento em que o Jeff começa a cantarolar a música provocando a ira do professor é hilário :p

    Felipe, confesso que só comecei a me encatar pela série depois do quarto ou quinto episódio, mas quando aconteceu foi só alegria.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Não sei se é permitido fazer divulgação aqui, e se não for, peço desculpas antecipadamente.

    Mas hoje mesmo criei um grupo no Facebook para falar de Community, já que são poucos os locais que se pode falar dessa série maravilhosa.

    http://www.facebook.com/home.php?sk=group_146920098712085&ap=1

    E concordo com tudo que o texto diz, é importante notar que a direnção também é muito importante na qualidade da série, ao contrário de muitas sitcoms que se limitam a apontar a câmera pra ação, Community usa a própria narrativa pra fazer piadas.

    Exemplos disso são o episódio do Dungeons & Dragons, o documentário em que Pierce está no hospital, entre outros, a série sempre inova, fazendo com que um dos grandes baratos da série seja adivinhar o que eles farão em seguida e mesmo assim ainda ser surpreendido.

    ResponderExcluir
  10. Olha, ainda to vendo a primeira temporada dessa série, é realmente boa, porém não a considero a melhor não, porque estou profundamente viciado em "ENTOURAGE" essa sim uma série diferenciada, aliás nunca vi uma produção tão sofisticada para uma série de comédia, provavelmente deve ser a série mais cara da história desse gênero, ela tem o mérito de fazer uma comédia com situações bem realistas, dentro do contexto da história da série, sem ser nada caricata. Bom, também tenho que comentar da série "Loue" e "How I Met Your Mother", essa última, até pouco tempo a melhor comédia que tinha visto.
    Bom o legal assim é vermos todas e compararmos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dude News.

    Estou passando por aqui para avisar que hoje é o dia da exibição do último episódio de Smallville. Com duas horas de exibição, e com a reaparição de Lex luthor, Lionel Luthor, Kara, e o pai e a mãe de Clark!

    ResponderExcluir
  12. Concordo que seja uma excelente série. Mas fica anos-luz de 30 Rock...O roteiro é impecável e ter Alec Baldwin no elenco não é pra qq um.

    ResponderExcluir
  13. Davi, desculpa a demora pra responder. A última vez que tentei não consigui postar.
    Sim, mas eu acho que tem episódios que são muito melhores que o da primeira e tem outros que simplesmente não funcionam. E eu acho que na primeira era mais sobre os personagens e na segunda eles deram mais importância a fazer esses episódios especiais...

    E terceira temporada de Parks é a melhor temporada de uma série, como um todo, que eu já vi. Vc tem que assistir! É uma pena que provavelmente não vai ser indicada ao Emmy (e que poucas pessoas assistem)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.