sábado, 7 de maio de 2011

Fringe – 3x22 “The Day We Died” (Season Finale)

Episódio exibido no dia 6/5/11 nos EUA

Poucas imagens como essa resumem tão bem a reação que, presumo, a maioria das pessoas teve frente o impactante final da 3ª temporada de Fringe. Em ‘The Day We Died’, a série nos leva ao futuro e, de forma genial, aposta num num gancho que à princípio parece tão corajoso quanto paradoxal, mas não menos surpreendente. Ou vai dizer que você já imaginava que aquilo pudesse acontecer?

LEIA MAIS...

    Em primeiro lugar, destaque-se que numa tacada só, e de uma forma muito objetiva e criativa, descobrimos que Walter não só era a ‘primeira pessoa’, bem como foi o projetista da máquina do apocalipse e, ao que tudo indica, também o autor dos desenhos que associavam Peter e Olivia à máquina, o que faz todo sentido visto que no futuro os dois estavam efetivamente juntos e casados.

    Mas, o motivo de Walter ter feito a máquina é que deixa tudo muito mais interessante. Se durante tanto tempo tinhamos como certo que o único erro a ser corrigido era o dele ter cruzado os universos para roubar e salvar Peter, agora a coisa ganha um ingrediente a mais que faz com que aquele erro possa ter sido ‘apenas’ fruto de uma variação da tentativa de se interferir no passado visando mudar o futuro.

    Com isso em mente, todo aquele papo dos Observadores de que Walter estaria se preparando para um sacrifício fez todo sentido com o desfecho que vimos ainda que tenha criado outra intrigante pergunta. Se Peter, através da máquina, volta conscientemente do futuro na tentativa de salvar Olivia (então morta por Walternativo de forma fria em 2026) e une os universos na esperança de impedir o fim de um deles e simplesmente deixa de existir logo em seguida, o que ainda alimentaria a ira de Walternativo e seu desejo de destruir o nosso lado como uma das últimas cenas aponta?

    A resposta (ou respostas) para isso não tenho, mas considerando que Walter e Bell sempre tentaram, desde novos, cruzar para o outro lado, a hipótese de que tenham encontrado outra motivação que não a ideia de salvar Peter (já que ele nunca existiu nesse novo contexto) é de se considerar.

    Por outro lado, como Peter é um dos protagonistas da série, é de se duvidar que a resolução dessa trama se limite ao sacrifício que ele abraça. Salvar os mundos para ser esquecido? Não mesmo, até porque há uma série de efeitos em cascata que exigiriam a existência dele para que tudo pudesse acontecer como vimos. Se Peter nunca tivesse existido, BOlivia não teria um filho seu, e se essa criança não existisse, Walternativo não conseguiria acionar a máquina do lado de lá. E se ela não passasse a funcionar do lado de lá, Peter não teria entrado na que vimos aqui indo vislumbrar o futuro.

    Em suma, o encerramento da temporada apresenta um festival de situações paradoxais que se confudem num primeiro momento, mas que apontam uma idea irrefutável: corajosos, os roteiristas criaram uma virada empolgante na trama ao passo em que abriram brecha para um turbilhão de perguntas e possibilidades instigantes.

    A temporada teve seus tropeços, é verdade, mas com muito mais acertos e um season finale desses a questão é: que outra série faz o que faz de forma tão envolvente e viciante quanto Fringe?

    Em tempo, que tal os créditos de abertura desse final, hein?

23 comentários:

  1. Esse fim de temporada teve o mesmo impacto, para mim, que o "we have to go baaaaack" de Lost. A diferença é que em Lost eu entendi que foi um flash forward, mas em Fringe fiquei muito mais confusa.

    Que venha a 4ª temporada!

    ResponderExcluir
  2. hehe
    Só vão sobrar os PHDs em Física p debater Fringe.
    Final maravilhoso e mmmuito corajoso.
    Eu tinha medo de q os produtores fossem se "acovardar" para tentar aumentar a audiência, mas não: eles criaram um gancho q só quem não tem medo da ciência (e quer mergulhar de cabeça nela) pode querer acompanhar numa quarta temporada.
    =)

    ResponderExcluir
  3. os observadores tavam tentando já ajustar as coisas:

    - quando um deles aparece pra atrapalhar o walternate na formula do remedio.........assim os dois peters morreriam.......e os dois universos seguiriam sem ter intervencoes do outro lado

    - mas ai como o walter atrevessou o tempo um deles (peter) teriam q sobreviver pra acionar a maquina

    - desde entao eles seguem tudo que se passa e se relaciona com o peter, incluindo suas futuras conexoes, como por exemplo a olivia

    A grande pergunta eh quem sao os observadores.........

    e pra mim eh inevitavel a morte do peter no fim da serie

    e outra...............alguem descobriu alguma relação com akele cara que aparece no zeppelin no episdio 19 - LSD...........com o Walternate.......

    afinal ela menciona que akele eh o cara q vai matá-la e quem mata ela eh o Walternate

    ResponderExcluir
  4. Vou ter que assisitir o ep mais 2 vezes pra entender..quero o Peter de volta.

    ResponderExcluir
  5. A grande pergunta é "E agora?".


    Season finale corajosa! Mas e agora?
    Eles fizeram uma aposta muito alta ao mexer definitivamente com viagem no tempo/espaço.
    Ou a quarta vai ser muito foda ou vai ser uma merda, não tem meio termo.

    E do jeito que Fringe vem caminhando tem tudo para a próxima temporada ser muito foda e altamente complexa!

    Pena que no mesmo ritmo provavelmente veremos a última temporada da série haja vista que essa season finale teve a pior audiencia de toda a série. =/

    p.s. A finale da 2 temp. ainda está imbatível!

    ResponderExcluir
  6. Ainda to chocado com o final de fringe, muito bom, e como sempre cheia de referencias a lost, pareceu um mix do final da terceira temporada com o da quinta.
    Será que Peter se sacrificou conscientemente?
    E a união das duas realidades naquela sala foi muito bom...
    Sem falar nos 12 observadores reunidos ...
    nossa tenho que assistir denovo, é muita coisa para digerir

    ResponderExcluir
  7. Minha cabeça explodiu, estou tentando juntar os pedaços até agora.

    Vou ter que repassar esse episódio mais uma vez, não tem jeito. Se já estava complicado antes, com as idas e voltas no tempo pra corrigir alguma coisa ficou ainda mais complexo.

    Os roteiristas são mesmo corajosos! E a única coisa em que consigo pensar quando vejo os números da audiência, é que o alto escalão da Fox deve ser formado por fãs da série.

    ResponderExcluir
  8. Diferente de Lost em que viagens no tempo (várias!!!) são ocasionadas por uma energia que vem de uma roda giratória e levam pessoas de um estado de tempo para outro como se fosse uma estação de metrô, temos que em Fringe as coisas são mais pautadas e melhor explicadas. Na verdade só quem viajou no tempo foi a máquina (a das primeiras pessoas), ninguém vai ficar viajando loucamente no tempo que nem em Lost e Heroes, espero. Acho que o J.J. deve estar prevenido.

    Não acredito que o seriado só por usar o recurso de buracos de minhocas (que é tópico de ciência de borda) vire aquela mistura louca de ciência, fé, mitologia, paranormalidade que existia em Lost.

    Apesar das dúvidas que seguram o espectador, em Fringe tudo é bem explicado e acho que a série não irá decepcionar na quarta temporada.

    Quanto ao Peter, como ele é protagonista acho que essa é a grande pergunta aberta desse fim de temporada. Pra onde foi Peter? Aliás se vocês prestarem bem a atenção quando ele desce da máquina não está sendo visto pelas Olivas e os Walters.

    Outra pergunta é que fusão de universos é essa? E como ficam dispostos as características de um mundo mescladas com a da outra. No futuro que é exibido no episódio temos que o universo de Walternate está totalmente destruído de forma que universo mesclado deve ter diferenças com o mostrado no episódio.

    Na terceira temporada tínhamos basicamente episódios de abertura verde e episódios de abertura vermelha. Creio que na quarta teremos episódios de abertura cor verde+vermelho(com Peter desaparecido) e episódios de abertura cinza (com o Peter no futuro e um dos universos destruídos).. que no caso não é uma viagem ao futuro e sim uma narração temporal à frente (como um flashfoward de lost). Mas pra que essa narrativa cinza na quarta temporada? Em que ela vai contribuir na dissolução dos problemas entres os walters??

    Que razão faz com que o Peter não exista no universo mesclado? Por ser um paradoxo temporal? Se Peter nunca existiu o que motiva a briga entre os Walters? Os Walters ainda lembram de Peter? Peter ainda tem um filho com a Bolivia? Olivia ainda lembra do Peter? Será possível que no universo do futuro (de abertura cinza) fazer com que Peter se comunique com o universo mesclado??

    São muitas novas dúvidas, mas várias dúvidas das 3 temporadas anteriores foram precisamente respondidas, e não um acúmulo de dúvidas para a temporada final como ocorreu em Lost. Que venha 2012!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que a FOX deveria divulgar mais a séria e reprisar bastante. Tem que deixar mais pessoas interessadas em acompanhar o seriado.

    ResponderExcluir
  10. Davi e Juliana, sei que isso vai soar como um sacrilégio pra vocês, mas pra mim Fringe atingiu o nível de maturidade que eu esperava de Lost. Sem dúvida Lost foi a melhor série que já assisti, mas o final e decepcionou bastante. Além disso era essa coragem que eu esperava do sprodutores de Lost. Que season finale mais audacioso! Não imagino outra forma tão eficiente de deixar esse gancho pra próxima temporada. Essa série é sensacional! Só espero que não façam de Peter Bishop um novo John Locke (de fato eliminando o/um dos principais personagens). Particularmente acredito que não, visto que Fringe acompanha um número bem menor de personagens.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que seja impossivel não termos o Peter na proxima temporada, de alguma forma os roteiristas conseguirão introduzir o Peter, os observadores poderiam estar reunidos ali ao fazer o comentario sobre o Peter em qualquer um dos universos.

    E foi estupenda essa temporada em que os acertos superaram os poucos erros que existiram. O show como um todo amadureceu, agora os roteiristas tem tudo na mão para consolidar Fringe como a melhor serie de ficcão cientifica dos ultimos tempos,e oque espero da Fox é que eles tenham visão pois se investirem com inteligencia na trama, fazer uma bela campanha publicitária para a quarta temporada com trailers impressionantes que consigam trazer os telespectadores perdidos na primeira temporada, fringe vai arrebentar, porque ela ainda tem assunto pra não mais uma mas pra tres ou quatro temporadas.

    ResponderExcluir
  12. Revendo oque eu disse, acho que no momento que peter entrou na maquina ele foi realmente levado para o futuro, talvez fisicamente ou apenas a conciencia, mas quando ele volta para consertar as coisas e salvar Olivia ele diz mais ou menos isso ''Criei um buraco nos dois universos que desembocam aqui nessa sala para trabalharmos juntos e consertar as coisas'' mas ele alterou alguma coisa no passado, sacrificou sua existencia?
    Acho que não, porque se ele nunca existiu nada teria acontecido os walters não estariam brigando, acredito que ele sumiu naquele momento porque ele esta no futuro e alguem o tirou da maquina, mas mesmo imaginando, criando mil teorias talvez nunca acertemos a certa e isso que é maravilhoso em Fringe, as possibilidades quando se meche com ciencia, universos paralelos.

    ResponderExcluir
  13. PETER ENTRA NA MÁQUINA DESTRÓI O UNIVERSO ALTERNATIVO E A LINHA DO TEMPO SEGUE NO FUTURO EM QUE OLÍVIA É ASSASSINADA POR WALTERNATIVO E WALTER É O INIMIGO PÚBLICO NÚMERO 1.
    WALTER DESCOBRE QUE É ELE QUEM ENVIOU A MÁQUINA PARA O PASSADO PELO BURACO DE MINHOCA DO CENTRAL PARK E PERCEBE QUE ISSO NÃO PODE SER ALTERADO, MAS ELE PODE INCLUIR NA MÁQUINA, UM DISPOSITIVO QUE AVANCE A CONSCIÊNCIA DO PETER ATÉ ESSE MOMENTO, 2026, FAZENDO DESSE LOOPING O QUE VIMOS NO SEASON FINALE. OK... PETER VIU O QUE ACONTECERIA E NÃO DESTRUIU O OVER THERE CRIANDO UMA PONTE PARA QUE OS UNIVERSOS SE COMUNIQUEM E WALTERS E OLIVIAS TRABALHEM JUNTOS CONSERTANDO AMBOS OS UNIVERSOS. ESTA SERÁ A 4ª TEMPORADA. MAS PORQUE PETER SOME?
    NÃO CREIO QUE A MÁQUINA POSSIBILITE VIAGENS NO TEMPO, AFINAL É POR VÁCUO QUE ELA FUNCIONA, CONFORME EXPLICAÇÕES DE EPISÓDIOS ANTERIORES, PORTANTO PETER ESTAR PERDIDO NO PASSADO NÃO SERIA RAZOÁVEL A UMA PRIMEIRA VISTA. WALTER 2026 AO REVELAR ESSE PLANO PARECE SABER QUE PERDERÁ PETER, PELO MODO COM QUE TOCA O ROSTO DO FILHO. O QUE MAIS ELE PODERIA TER ACRESCENTADO À MÁQUINA PARA TENTAR CONSERTAR OS UNIVERSOS? É ENFIM ESSE O TESTE REFERIDO NO 310 THE FIREFLY? UMA ÚLTIMA SUPOSIÇÃO APÓS A CONVINCENTE EXPLICAÇÃO DOS FIRST PEOPLE E DA MÁQUINA, CREIO QUE OS OBSERVADORES TAMBÉM FORAM CRIAÇÃO DO WALTER E POSSUEM A MISSÃO DE, PELOS BURACOS DE MINHOCA, VIAJAR, MONITORAR E PROTEGER SEQUÊNCIAS CORRETAS DE LINHA DO TEMPO, TUDO CONFORME PROGRAMADO PELO NOSSO BISHOP. TALVEZ SEJA TENHA SIDO FEITA ALGUMA ALTERAÇÃO EM SUAS PROGRAMAÇÕES QUE FEZ O PETER ADULTO SUMIR. MAS O DANO DE WALTER AO OUTRO UNIVERSO PODE TER SE REESCRITO DE OUTRA FORMA, DAÍ O EMBATE FINAL.
    UFA... PARA MIM MUITO PIOR QUE MORRER É DEIXAR DE TER EXISTIDO, VAMOS VER O QUE ACONTECERÁ. MAS OS PRODUTORES GARANTEM QUE NÃO ESQUECERAM DE COLOCAR O PETER NA 4ª TEMPORADA, NÉ. AINDA BEM.

    ResponderExcluir
  14. "Aliás se vocês prestarem bem a atenção quando ele desce da máquina não está sendo visto pelas Olivas e os Walters."

    na verdade, @tellesbrito isso é o mais estranho.
    ao descer da máquina, ele é visto SIM e interage com os personagens de ambos os universos, e de uma hora pra outra, ao desaparecer, parece que quase que instantaneamente todos se esquecem deles (ninguém reage ao seu desaparecimento, nenhum dos walters ou olivias). inclusive, ambos os walters estão olhando pro peter quando este desaparece, e no segundo seguinte estão conversando. acho que esse detalhe fará toda a diferença.

    quanto a ele "nunca ter existido", acho que o observador quis dizer que a partir daquele momento ele foi apagado da existência e da memória de todos, e não que ele nunca nasceu, pois seria um paradoxo temporal impossível de ser explicado.

    ResponderExcluir
  15. Excelente fim de temporada.Muitas perguntas, poucas respostas.

    pergunta 1 : Já temos data para o inicio da proxima temporada ?

    Abs
    MPMurad

    ResponderExcluir
  16. Ao ver o final de Fringe, me veio à memória, o seriado Visitors, bem como o seu final, que também aguardo próxima temporada!
    Viajando um pouco mais no passado, me veio a tona, em sequência, ao correlacionar os fatos dos colegas com tudo que vi, li, fiz na vida, me veio também, o filme Matrix, onde, apontado para o mesmo cerne da questão do fringe, que é os multi-versos, ou universos paralelos, no caso do fringe, o mundo walter, e do walternativo, dando a impressão, viajando no lado surreal, mas provável, de existir, de fato, mais de um de exemplar em comum, de cada multiverso.
    Considerando que Peter visualizou o juizo final, reforço minha questào em relembrar aqui, o seriado Visitors, e o filme Matrix, pois todos eles, tem tudo a ver com a linha tênue, como dito na sinópse de fringe, entre a realidade e a ficção, não excluindo sequer, a realidade Divina, mas ao contrário, todos A desafiando!
    Bárbaro!
    Espero sair logo, tanto a temporada seguinte, em Visitors, que está por vir, quanto a Fringe.

    " A maior façanha de Lúcifer, foi convencê-lo, de que ele não existe".

    ResponderExcluir
  17. Fringe é muito bom!!!!!!

    Aguardarei ansiosamente a próxima temporada!

    ResponderExcluir
  18. Precisamos estudar um pouco "bastante" sobre mecânica quântica para uma interpretação possível sobre aquele season finale, realmente criativo e bastante aberto a teorizações:

    Quanto a Peter: Seu corpo se comporta como um holograma dentro do espaço-tempo continuum, conforme teoria do Gato de Schödinger, ou seja, ele esteve com o corpo e mente ao mesmo tempo em 2011 e 2026 enquanto a máquina fez o papel de sobreposição quântica. Algo bizarro, cujas conseqüências foram a alteração da percepção do mesmo espaço-tempo com a criação de "wormholes". Se para ele nada mudou em tese, para nós houve uma dobra no tempo como Walter representou ludicamente ao dobrar o desenho conectando uma ponta da folha a outra com a telecinese de Olívia e assim permitindo que a máquina se desligasse para que Peter entrasse nela e "viajasse" no tempo para nós, espectadores, ou melhor, observadores, como os que estavam ao final, pois ficamos exatamente na posição deles.

    Walter(s) e Olívia(s) como parte dos primeiros povos se projetam uns aos outros no universo paralelo porque topologicamente constituem um mesmo "estado da natureza", extraindo uma expressão dita por Bell na própria série e mesmo agora coexistindo num mesmo mundo, já que a constante de todos é a mesma, Peter, acredito que a missão deles será a de fechar os "wormholes" que Peter deixou e assim salvar ambos os mundos. E a única explicação plausível para que ele deixe de existir numa provável nova realidade é que ele deixe de se comportar como matéria tal como concebemos. Olívia neste caso seria a chave para identificá-lo, pois é a única capaz de ver o "brilho" emanado dele, que desconfio ser de origem por movimentos Brownianos, onde partículas podem assumir movimentos aleatórios, como se apontados pela luz tivessem vida própria, ou seja, Peter poderia assim, sumir e aparecer quando bem entendesse a partir de agora para intervir no curso das coisas.

    Alguém tem algo a acrescentar? A discussão está apenas começando acredito. Pois tenho perguntas também tipo:

    1)No tempo continuum como o universo paralelo pode ter sido destruído SE a tecnologia para fins bélicos continua em desenvolvimento como dito por Walter?

    2)No tempo presente se as realidades se fundem há a hipótese das realidades novamente se separarem? E o passado é congelado em animação suspensa em ambas?

    3) Se Peter se comporta tanto quanto matéria como quanto energia neste caso a ponto de ser capaz de criar singularidades, ele será capaz também de desfazer os mesmos? Como fará isso?

    Um abraço a todos,
    Alexandre Silva
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  19. Só para constar, no episódio não disse que os universos foram fundidos, mas sim que peter criou uma ponte naquela sala que permitiria amobos os lados se encontrarem e juntos impedir a destruição dos dois universos

    ResponderExcluir
  20. "No tempo continuum como o universo paralelo pode ter sido destruído SE a tecnologia para fins bélicos continua em desenvolvimento como dito por Walter?"

    Isso é uma questão interessante. Porque no em 2026 o Walter descobriu que tinha 'feito' a máquina, ou melhor que ele ainda teria que construí-la do zero e enviá-la pelo wormhole do central park. Eu acho que a máquina não continua em desenvolvimento, e sim que ela ainda vai ser desenvolvida se estivermos no tempo em que ele fala com o Peter. Além disso, o Walter provavelmente junto com o Bell (que é o que o povo spoila por aí) teria projetado a máquina para ser desligada pela Olivia, além de fazer a viagem de consiência do peter para o futuro e vária outra finalidades como destruir um dos mundos, criar um bridge entre os mundo entre outras utilidades...

    ResponderExcluir
  21. Uma coisa que eu percebi que é de praxe em seriados é que os casais felizes sempre são separados em um ponto para criar aquele drama. Ex: sun e jin em Lost. Perceba que se estivermos em 2010, no tempo futuro o Peter perde a Olivia. Já em 2010 no dia em que o Peter se desintegra a Olivia perde o Peter. Por isso acho que a próxima temporada vai ter essa busca da Olivia com o Peter já que a Olivia tem os poderes de viajar entre mundo e etc.. Além disso se formos ver o Peter em um caso Fringe será no futuro, o que não deixa de ser legal pois os casos Fringe do futuro devem ser bastante curiosos. Já se a divisão fringe continua em 2010 (se a bolivia não der uma facada na olivia naquela sala de bridge) teremos a divisão Fringe só com a Olivia sem Peter.. sei lá;;

    Na verdade eu acho improvável que os Walters vão colaborar pra salvar os dois mundos, então só vendo o primeiro episódio da season 4 no que isso vai dar.

    ResponderExcluir
  22. davi, que tal criar o blog DUDE WE ARE LOST IN FRINGE!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.