terça-feira, 3 de maio de 2011

Game of Thrones, um épico imperdível


Texto
livre de spoilers para quem ainda não assitiu a série.


É justo dizer que Game of Thrones, série épica da HBO lançada lá fora no dia 17 de abril (no Brasil a estreia ocorre no dia 8 de maio), ainda não empolga tanto por conta de seu ritmo lento nos 3 primeiros episódios. Isso, contudo, não me priva de dizer que eu já seja fã da produção inspirada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin e que, em muitos aspectos, lembra o Senhor dos Anéis sem os elementos mais fantasiosos da obra de Tolkien que Peter Jackson tão bem transportou para o cinema.

LEIA MAIS...

    Ambiciosa e contando com uma qualidade técnica impecável (a sequência que abre o primeiro episódio, por exemplo, é de cair o queixo, bem como os engenhosos créditos de abertura), GoT narra a história de famílias envolvidas na disputa direta ou indireta pelo poder dos 7 reinos de Westeros, uma vasta região que, pela ambientação e organização política, lembra muito a Europa medieval com seus castelos e feudos.

    Embora não tenha um protagonista central, a narrativa de GoT basicamente gira em torno da família Stark que, responsável pela sombria região norte dos 7 reinos, vê a aparente calmaria de 17 anos dando lugar a um turbilhão de intrigas, conspirações e jogos de poder quando o rei Robert Baratheon (Mark Addy) faz um pedido ao amigo Ned Stark (Sean Bean), que implicará uma mudança de rumos em toda Westeros e nas vidas dos Starks (Ned é casado e tem 6 filhos, sendo um bastardo) além dos Lannisters e dos Targaryen, outras duas famílias com forte ligação com o centro do poder e que agem por interesses escusos.

    Apresentando seus muitos personagens sem pressa, os 3 primeiros episódios de Game of Thrones, se preocupam muito mais em contextualizar a trama e o papel que cada um tem na história, do que investir em sequências de ação grandiosas, um movimento que julgo salutar para que a narrativa cresça sem atropelos e com uma tensão equilibrada que alimente nosso interesse pela série de forma gradual e consistente. Tal fórmula, obviamente pode até não funcionar para alguns, mas para mim é a receita perfeita para garantir fidelidade à uma produção que merece pela relevância que tem num gênero pouco explorado na televisão e que quando bem feito, vira um programão imperdível!

    Em tempo, ainda que eu não dedique posts para cada um dos 10 episódios dessa 1ª temporada (a 2ª já está confirmada para 2012), farei comentários em áudio de forma individual. Os dos 2 primeiros episódios já estão disponíveis no Seriaudio e o do 3º e mais recente pinta ainda essa semana por lá. Sendo assim, fica o convite para que você ouça e deixe comentários por lá também.

    Nota: Se puder, assista a série em alta definição. Quer seja pela grandiosidade de seus cenários e riqueza de detalhes ou simplesmente pela excelente fotografia, Game of Thrones em HD fica ainda melhor.

4 comentários:

  1. Agora entendo por quê R.R Martin é o Tolkien Norte-Americano: Game of Thrones é a carcaça da terra-média de senhor dos anéis.Quanto a série,até agora,tem balança comercial favorável. ;p
    PS : Só ela ou todas séries da hbo tem essa fotografia,direção de arte,produção espetaculares ?

    ResponderExcluir
  2. A lentidão é pq o livro tem essa lentidão mesmo, mas por um motivo nobre: Os personagens são mais importantes (Lost? Lost?)
    Acho que tá sendo bem fiel ao livro e tô empolgado.. as tramas estão mto boas.. mas tem ver na TV deve ser complicado.. Mtas vezes eu volto pra entender os diálogos e os nomes citados..

    ResponderExcluir
  3. Perninha, assista Boardwalk Empire. Das atuais da HBO, é a que mais se compara a GoT quanto à qualidade visual (mesmo sendo duas temáticas bem diferentes).

    ResponderExcluir
  4. Cara, tô achando massa Game of Thrones, a forma que estão tratando dos personagem até agora vem me agradando muito. E sim, em HD é ainda melhor!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.