quarta-feira, 15 de junho de 2011

Game of Thrones – 1x09 “Baelor”


Como você deve saber, tenho feito comentários am áudio para cada um dos episódios de Game of Thrones. A ideia, até para evitar repetição, era voltar a escrever alguma coisa sobre a série por aqui apenas depois do season finale, mas com o movimentado penúltimo episódio, Baelor, não resisti à tentação, portanto...

LEIA MAIS...
    Com spoilers para quem ainda não assistiu o episódio!

    Por conhecer o primeiro livro que inspirou a série e principalmente essa 1ª temporada, eu já sabia que o destino de Ned Stark seria aquele. Ainda assim, dada a construção da cena que encerra o episódio, o choque de ver os olhares apavorados de Sansa e Arya e ouvir o aço daquela espada cortando o ar na direção da cabeça de Ned não foi menos impactante.

    De tudo o que esse ótimo episódio trouxe, como todas as cenas envolvendo Tyrion; a jogada de Robb Stark para obter uma grande vantagem contra os Lannisters; Daenerys mantendo pulso firme frente à ameaça que se agigantava sobre o moribundo Khal Drogo e, por fim, a mudança de perspectiva que Jon Snow passa a ter na Muralha, o ponto mais importante a meu ver gira em torno da clara mensagem de que ninguém está a salvo nessa história.

    É nisso que reside uma das grandes qualidades do universo criado por George R.R. Martin, autor dos livros. Independente da proeminência e importância desse ou daquele personagem, se em dado momento a história atinje um ponto de conflito extremado como o que vimos, matar o ‘mocinho’ (ou um deles) pode sim ser uma alternativa possível dentro da narrativa.

    Ao fugir do óbvio (o mocinho sempre se salva) e ser ousada, GoT ganha elementos dramáticos que não só a diferenciam de 99% das produções, como faz da frase “No jogo dos tronos, você vence ou você morre” não uma simples sentença de impacto dita por Cersei, mas sim uma certeza inescapável que garante surpresas incontáveis. Essa é ou não é uma fórmula deliciosa para qualquer história?

7 comentários:

  1. Sim, a formula é perfeita, queria ter tempo de ler os livros, quem sabe nas ferias eu leio...Sean bean vai fazer falta, mas tem outros personagens muito bons!

    ResponderExcluir
  2. Episódio terrível,magnífico !
    Nunca esperava que Ned fosse morrer tão cedo.E que atuação de Sean Bean,o eterno Boromir...Morreu por ser honesto! Destaque também para atriz que interpreta a jovem Arya.
    Esse episódio só deu mais vontade de ler logo os livros de Tolkien Americano.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, quando o rei morreu,em uma escala menor, senti exatamente isso que você disse: ninguém está seguro.

    Chegando agora nesse 9 episódio vi exatamente isso. Quando menos se espera, acontece algo surpreendente. A série segui exatamente o caminho contrário de The Killing, começou lenta e está fervendo!

    Como não li os livros, tudo é uma grande novidade! Lerei os livros depois que terminar =)

    Um pequeno adendo que matutei ao longo do tempo: no episódio 1, quando encontram os lobinhos, o que disseram que tinha acontecido ? Um veado (Lannister) matara o lobo (Starks)!

    E agora isso mais ainda faz sentido! =)

    [ ]s

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, que série!

    Ela foi no caminho contrário de The Killing, começou morna e agora começa a esquentar.

    E, em menor escala, quando o rei morreu percebi isso que você disse: ninguém está seguro!

    Agora com o desfecho de Baelor, boquiaberto. Aliás, desde o epi 7 estou assim.

    Um adendo. No primeiro epi, quando encontram os lobinhos, um veado (lannister) matara a loba(stark)!

    Um presságio que se confirmou!

    Será um outro presságio o patriarca lannister tirar o couro do veado ?

    Nâo precisa dizer não! Eu espero!

    [ ]s

    ResponderExcluir
  5. @MacCrow, você se enganou por pouco. O veado estampa o estandarte da casa Baratheon, não da casa Lannister, estampado com um leão.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh my mistake, tks Sobral !

    Tanto nome e animais que confundo!

    Até agora não sei o nome do cara que está lá acompanhando a Khalesi, por exemplo.

    [ ]s

    ResponderExcluir
  7. E o que mais me instiga são os filhos agora orfãos de Ned, que terão a vingança como fator maior de motivação, contra todos que ajudaram na captura e morte de seu pai. E principalmente a pequena Arya que é uma das personagens mais cativantes. Enfim, até agora uma série espetacular, por fugir do óbvio e por não ter o gosto do açucar que tantas histórias fantásticas possuem.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.