terça-feira, 7 de junho de 2011

A Trilogia Millennium de Stieg Larsson

A violência contra mulheres e a corrupção moral e ética de uma sociedade que vive a ilusão de uma ordem que só existe no conceito. É esse o mote central da trilogia Millennium, filmes suecos que, inspirados pelos três livros de enorme sucesso do já falecido autor Stieg Larsson, nos apresentam a histórias tão fortes e chocantes quanto seus ótimos e carismáticos personagens/protagonistas, o jornalista Mikael Blomkvist e, sobretudo, a excêntrica e não menos carismática Lisbeth Salander.

LEIA MAIS...

    Minha relação com a obra de Larsson é recente. Já tinha visto e folheado os livros algumas vezes, mas sempre acabava postergando a compra apesar dos muitos e, agora reconheço, merecidos elogios empolgados que lia e ouvia de críticos e amigos. Porquê demorei tanto tempo para me render à trilogia eu realmente não sei dizer, mas quando vi o excelente trailer da versão americana (dirigida por David Finscher) que sairá lá fora no fim do ano, não tive mais dúvidas: eu precisava mergulhar desde já naquele universo e para isso, assistir os três filmes suecos já produzidos e ler os livros era prioridade.

    Os livros já estão na coleção (estou no começo do primeiro), mas no último final de semana encarei uma bela maratona das versões cinematográficas que foram produzidas na Suécia. E ainda que eu não entre em detalhes sobre as tramas, vale dizer que o primeiro filme, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, é superior aos dois últimos que nem por isso perdem força no retrospecto geral e principalmente temático da história, que rica em personagens marcantes e cenários pouco vistos por nós, instiga com relativa facilidade.

    E se os filmes já são bons, os livros são ainda melhores, acredite. Sim, como disse, ainda estou no início do primeiro, mas comparando com o filme, me bastaram poucas páginas para que eu logo pudesse confirmar a qualidade de um texto envolvente e que ainda mais abundante em detalhes e em desenvolvimento de seus personagens – e da trama por tabela, é claro -, transforma um thriller que poderia se tornar pedestre se conduzido por alguém menos habilidoso, em algo absolutamente irresistível.

    Interessou? Então anota aí:

    - Os livros, pela ordem: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar.
    - Os filmes suecos estão disponíveis para quem tem hábito de fazer encomenda pro tio Paul Torrent. É só pedir direito que ele entrega ;)
    - Dirigido por David Finscher e estrelado por Daniel Craig e Rooney Mara, a versão americana do primeiro livro estreia em dezembro nos EUA e em janeiro de 2012 no Brasil.

5 comentários:

  1. So assisti o 1º sueco e vou te falar... o filme é simplesmente maravilhoso e não fica mto atrás da obra literária q é impecável. O ponto forte nessa trilogia d Larson é defintivamente o desenvolvimento dos persoangens. é uma maravilha ver uma construção bem feita como essa.

    ResponderExcluir
  2. Li os três filmes antes de ver os livros suecos. OH WAIT!

    Não me lembro o que me chamou a atenção para desejar ler os livros. Mas ainda bem que li. Os três livros são ótimos, de fazer perder o sono. Há trechos em que eu não conseguia parar de ler de tão tenso e empolgante. Minha noiva e eu compartilhamos a mesma opinião.

    Sobre os filmes, apesar de bons, nos decepcionamos (sempre tem algo, não é mesmo?!) com a personagem amante de Mikael, a Erika Berger, que ficou bem menor...

    Recomendo ambos os dois: livros e filmes. E também estou ansioso e curioso sobre a versão de David Fincher.

    ResponderExcluir
  3. a maneira como ele constroe os personagens é mto boa, sobretudo no primeiro livro. as histórias são mto boas tb embora eu considere o segundo e o terceiro livro como uma história só.

    tb to esperando pra ver a versão do Finch inclusive que teve trailer liberados esses dias.

    abs

    ResponderExcluir
  4. O primeiro filme sueco já foi lançado em DVD no Brasil! Os outros dois, acho que só baixando mesmo.
    Concordo com o David, o segundo e o terceiro livro contam uma só história.
    E agora só me resta esperar que a mulher e o pai e o irmão de Larsson entrem num acordo e lancem o quarto livro!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo sensacional. Envolvente. Ainda to terminando os egundo, mas acho o primeiro o melhor de todos mesmo. E essa história de ter um quarto livro.. (a ideia original do autor eram ser dez livros, certo?) sei não... acho que vou parar no terceiro mesmo...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.