segunda-feira, 18 de julho de 2011

A estreia da 4ª temporada de Breaking Bad

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Os fins justificam os meios como sugere Maquiavel em sua obra mais famosa? É com essa dúvida que Walter White, protagonista da excelente Breaking Bad, convive constantemente desde os primeiros momentos em que abandona uma vida pacata, porém sem muitas perspectivas, para ingressar num negócio ilícito (e perigoso) que pudesse garantir o futuro financeiro de sua família, então prestes a perdê-lo em função de um câncer terminal recém diagnosticado. Quer seja pelas reviravoltas ou pela mudança de perspectiva de personagens importantes da trama (alô Skyler!), muita coisa aconteceu nesses três anos de série. Os negócios de Walter e Jesse se expandiram, novos e poderosos players entraram no jogo e o preço pessoal e moral que cada um paga no percurso aumentou exponencialmente. Nesse panorama, e dando sequência imediata ao grande gancho da temporada anterior, o quarto ano de Breaking Bad chega cercado de expectativas e com uma missão: continuar provando que a série é uma das melhores e mais imperdíveis da atualidade.

LEIA MAIS...

    Box Cutter”, episódio que dá início à 4ª temporada, traz Walt e Jesse tendo que lidar com as consequências da decisão de enfrentar o grande chefão, Gus. E se Walt já vinha dando vários sinais de que já se dispunha a extrapolar limites (lembrem que ele chegou a matar e deixar morrer antes), coube a Jesse experimentar o choque de ter que tirar a vida de alguém para garantir tanto a sua quanto a do próprio Walter – ainda que temporariamente, talvez? – e no processo, ganhar uma visão absolutamente fria do papel que os dois ‘cozinheiros’ passam a ter na relação com Gus, que no fim das contas de fato depende deles para tocar seu lucrativo negócio. Por falar em Gus aliás, não deixou de ser surpreendente ver a reação violenta que ele teve no momento em que abandona a figura de homem equilibrado que conheciamos para assumir a de um verdadeiro açougueiro. Uma breve(?) e radical mudança de postura capaz de impressionar tanto Walt e Jesse obviamente, como todos que estavam do lado de cá da tela.

    Que tipo de relação se estabelecerá entre esses personagens daqui pra frente ainda é uma incógnita, mas é evidente que as coisas mudarão de forma contundente uma vez que todos (Walt e Jesse principalmente, claro) passam a ter motivos de sobra para desconfiar até da própria sombra nesse novo contexto. Sobre os demais personagens e sua importância na trama, Skyler parece ser a que terá papel mais importante na nova equação. Efetivamente disposta a ajudar Walter a lavar o dinheiro, ela tem uma motivação forte (pagar as contas médicas do tratamento de Hank), mas que por tabela pode colocar em risco o grande segredo que tenta preservar e que envolve tantas outras pessoas com interesses tão diversos quanto heterogêneos.

    Cheia de possibilidades, a 4ª temporada de Breaking Bad começa de forma animadora com tudo o que a série tem de melhor como suas situações inimagináveis, interpretações fortes (com os destaques óbvios para os sempre constantes e excelentes Bryan Cranston e Aaron Paul, este já merecendo maior reconhecimento, inclusive) e dilemas impactantes que seguem reforçando uma certeza que a série expõe desde o início de forma inquestionável: o mocinho aqui é o vilão e não simpatizar-se com seus conflitos ou torcer por ele não é uma opção.

8 comentários:

  1. Velho, muito massa esse episódio! Todo aquele momento com Walter e Jesse esperando o que ia acontecer, o silêncio tomando conta das cenas, Gus chegando pra lascar tudo, cara foi sensacional! Destaque também pra a situação de Hank e sua esposa, aquele momento foi chocante.
    Essa temporada promete!

    ResponderExcluir
  2. A série não perde a regularidade, a qualidade continua mantida, ótima impressão desse primeiro episódio. É a melhor série q acompanho e uma das melhores q já vi.

    Deu um pouco de "medo" do Gus em silêncio no laboratório, tenso... rs.

    Creio q o ocorrido no laboratório, serviu de alerta para o Mike... De alguma maneira... Tenho a sensação q o personagem pode se virar contra o chefe em algum momento da temporada.

    ResponderExcluir
  3. Cara.. eh absurda a qualidade!! de tudo!! Não tem oq falar!

    Desde o ótimo roteiro, os silêncios angustiantes, até a simples cena q mostra o walter ajeitando desengonçado a calça branca q ele comprou as pressas com número obviamente maior! Detalhes, meus amigos, fazem absurda diferença. Vide LOST né Davi!! São nos detalhezinhos q se diferenciam as séries medíocres de obras primas como esta.

    Mais uma vez, obrigado.. só comecei q ver BB por causa do DUDE!! hehe

    Valew Davizão!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm... Só comecei a ver Breaking Bad depois da "postagem Top 10" do ano passado, li a sinopse e já gostei por aí...

    Dude e Davi >>>>> All.

    ResponderExcluir
  5. Ótima crítica Davi

    Esse episódio foi do Giancarlo Esposito. Se mantiver a metade da atuação que teve nesse episódio, pode reservar uma vaga nos indicados ao Emmy ano que vem. Mas discordo que o personagem mudou de postura. Acho que ele mostrou o lado que a gente não conhecia. Ele é muito mal e deve ter feito muito disso em sua vida.

    A série é sensacional. Incrivelmente perfeita

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente review, como sempre. Valeu Davi.

    Eu concordo com o Fábio, embora nunca tenhamos visto Gus dessa forma, ele nunca demostrou ser uma pessoa boa, não! Eu sempre esperei algo do tipo. Eu também acho que pra estar onde ele está, já deve ter feito poucas e boas..heheh

    Sou fã dessa série e tenho certeza que ainda tem muuuito a oferecer.

    Ficamos no aguardo de novos episódios e de novos reviews.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Fabio e Thiago, mas como o Gus não mudou de postura se até então nunca o tinhamos visto mover um dedo sequer para dar um 'exemplo'? É nesse sentido que apontei a surpresa ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi o sentido que quis monstrar, Davi. Mas acho que Gus matou mantendo a sua postura, fria, calculista e misteriosa, porém perverso ele sempre foi, vide o massacre aos ex-sócios mexicanos. Mas realmente o que chocou mesmo foi ele ter feito com as próprias mãos, ainda não visto na série, mas mantendo a sua postura.

    Claro que é a minha opinião. Abraço Dude ;)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.