quinta-feira, 8 de setembro de 2011

True Blood, Damages, Louie...



Não sei se o objetivo de Allan Ball e cia nessa reta final de 4ª temporada era escrotizar True Blood de vez, mas se era parabéns para eles pois conseguiram. Depois do fraquíssimo episódio 10, eis que fomos ‘presenteados’ com “Soul of Fire”, que além de ser absolutamente anticlimático (90% da trama acabou resolvida no penúltimo episódio), fez uma introdução pouco empolgante para a temporada de 2012 (uma nova fada em Bons Temps? Great!). Além disso, vimos resoluções preguiçosas para a história de Sam com o clã dos lobisomens (Marcus morreu, né?) e principalmente para a da bruxa Antonia que, arrependida de seus atos (ohh!), foi descansar no além graças à intervenção de Jesus capeta (alguma definição melhor para o namorado de Lafayette?), o responsável por livrá-la da irascível Marnie, que por sua vez acabou morta por Bill só para inverter a dinâmica da história e incorporar no Lafa. Em suma: tudo muito chato e nada divertido, em contradição ao que boa parte da temporada prometia.

LEIA MAIS...

    Por falar em temporada que perdeu o fôlego, não dá para ignorar o que aconteceu com Damages, outra série que começou bem seu 4º ano com uma trama atual e cheia de boas possibilidades, mas que foi pouco a pouco revelando-se menos interessante do que parecia. Os personagens principais, é verdade, continuam ótimos. Note, por exemplo, a tensão e o primor nas ações e reações da cena do episódio 4x08, “The War Will Go on Forever”, envolvendo Patty Hewes e Ellen Parsons questionando, de forma muito incisiva, o CEO da High Star, Howard Erickson, sobre as operações da empresa no Afeganistão. O problema é que, além da pobre caracterização do Afeganistão visto na trama prestar um desserviço à autenticidade da história, a conspiração da vez tomou uma direção pouco atraente com a revelação da identidade da pessoa que foi ‘extraída’ ilegalmente pelo grupo liderado por Chris Sanchez, porque nada parece ser capaz de sustentar uma justificativa plausível o bastante para que ele represente um grande risco à segurança nacional como fora alardeado até então.


    E se Damages patina na hora de retratar um ambiente de guerra como o do Afeganistão, chega a ser surpreendente que Louie, uma comédia, consiga com um orçamento muito inferior, fazer um episódio memorável, divertido e ao mesmo tempo sensível como o 2x11. Em “Duckling”, vimos o protagonista em turnê se apresentando para as tropas estacionadas em regiões de conflito no oriente médio no que rendeu vários daqueles momentos desconfortáveis que a série já cansou (no bom sentido) de trazer, além de passar, a partir de um argumento da filha de seis anos(!) do próprio C.K., uma mensagem muito curiosa sobre as angústias e os sentimentos que devem caracterizar o dia a dia daqueles que vivenciam a estupidez de uma guerra. E se eu já era muito fã de Louie antes, esse episódio especificamente (que figura fácil dentre os melhores do ano na tevê, diga-se) da 2ª temporada da série veio corroborar uma verdade irrefutável: Louis C.K. é gênio e sua criação continua tão ácida e inteligente quanto imperdível.

3 comentários:

  1. Cara, que lixo virou TB. Perdeu mais um para o ano que vem...

    espero que Fringe acabe com descencia e que Terra Nova seja boa! TWD e THM não to esperando muito não.

    só que, terminando Fringe, qual será minha série favorita?

    ResponderExcluir
  2. Também acho que esse episódio do Louie foi um dos melhores do ano, entre todas as séries no ar. Só não é a melhor série no ar, porque existe Breaking Bad.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim a cena do Eric sugando o coração pelo canudinho (aorta) salvou o episódio hahahaha
    Não achei que a resolução dos conflitos foi preguiçosa. Na verdade não foi nada mais que uma resolução. Acredito que o propósito deste penúltimo episódio foi o de concluir a temporada, sendo que o próximo dará espaço para novos (quem sabe melhores) conflitos. Num balanço geral, a temporada foi boa. Não quero desmerecer nove episódios muito bons (pelo menos nos critérios de True Blood) por que os dois seguintes mostraram um desfecho simples (veja bem, não foi ruim, mas sim simples). A verdade é que True Blood já foi pior (3ª temporada), mas nunca muito melhor que isso (talvez na primeira). Esperar mais que isso de TB é decepção quase certa e, como quase todo mundo espera, só posso eu esperar que não cancelem uma das minhas melhores distrações no summer season por queda de audiência. A verdade é que, diferente de Lost, séries como True Blood e Dexter (talvez Chuck) sempre serão oscilantes (tanto entre episodios quanto temporadas) e, as vezes, desconexas (idem), sendo que você pode pular uma temporada e, com um "previously" de 1 min, não ficar perdido na série.
    To apostando que esse season finale de TB vai me deixar roendo as unhas pra que ano que vem chegue logo.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.