segunda-feira, 12 de setembro de 2011

True Blood – Ep. 4x12 “And When I Die” (Season Finale)

Com spoilers para quem não acompanha pela exibição americana.


Uma única boa cena em todo o episódio? Muito pouco, não?

A missão não era fácil, mas Allan Ball e companhia conseguiram. A quarta temporada de True Blood que começou promissora, conseguiu, no saldo final, ser mesmo pior que a terceira. Assim, a condescendência que tive com a série em outros momentos se foi, como já destaquei antes, e nem mesmo a limpa no elenco e as parcas tentativas desse “And When I Die” de apresentar novos panoramas para o próximo ano da série apagam o desleixo nos roteiros e a bagunça generalizada que tomou conta da história. Bons Temps aqueles em que a série conseguia ser tão divertida quanto relevante nas discussões que propunha dentro de um universo fantástico e, por isso mesmo, incomoda demais ver o rascunho tosco do que ela se tornou.


Pois é, Sookie. Também acho que já chega.

A vontade de acompanhar a sequência da série em 2012 é baixíssima e só não chega a ser nula porque o iminente retorno de Russel Edgington aliado ao do reverendo Steve Newlin (agora um vampiro transformado pelo próprio Russell provavelmente) mais a postura rebelada de Bill e Eric frente as intenções da AVL e da autoridade podem render algum arco interessante. Por outro lado, quando penso que teremos que encarar Sookie lamentando a perda de Tara (só ela, né?) e a continuidade de subtramas sonolentas envolvendo os primos Andy e Terry além de uma nova fada aparecendo em Bon Temps, dá uma preguiça enorme. Dito isso, deixo a pergunta: chega de True Blood para você ou ainda dará mais uma chance à série na 5ª temporada?

11 comentários:

  1. Eu achei que foi too little too late, mas vou ver sim a próxima temporada. Quero saber o que aconteceu com o reverendo Newlin e com o Russell.
    Se as fadas aparecerem mais uma vez eu desisto.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que a bagunça que True Blood virou seja maior que a bagunça que virou Lost a partir da quinta temporada. True Blood nunca foi uma série pra ser levada a sério mesmo, não foi já na segunda temporada que tivemos uma vilã cujo poder era fazer todo mundo praticar orgias?
    Não gostei do desfecho que teve a Marnie, mas não acho que tenha sido incoerente a relação que teve com a Antonia. Antonia só queria se vingar dos vampiros e se arrependeu quando viu que tinha matado vários humanos inocentes, inclusive crianças. Marnie sempre foi uma sociopata maluca, e como as duas eram uma só, não dá pra afirmar que aquela que vimos na maior parte da temporada tinha sido APENAS Antonia. Até que parte termina a influência de Antonia e começa a de Marnie? Achei esse o melhor season finale da série até agora, já que todos os outros sempre foram bem chatos e sem acontecimento.

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com o Felipe.
    Darei sim mais uma chance a True Blood.
    Sempre fico junto de uma série até ela morrer, inclusive do lixo que tinha sido Heroes.
    True Blood ainda tem muito pano pra manga, acho que dura até a 7ª temporada, sem fazer esforço.
    Que venha o próximo ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou continuar assistindo porque eu não gosto de abandonar séries. Mas vamos ver se realmente a próxima temporada vai ser ,nem que seja só um pouquinho,mais interessante que essa. E eu gostava da Tara, apesar de preferir mais a Tara das 2 primeiras temporadas...

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar sobre Jesus. Esse sim já foi tarde!

    ResponderExcluir
  6. Eu já não estava decepcionado com a série de forma alguma antes do finale (não que a série me animasse muito), agora então não vejo a hora de ver a próxima temporada. Concordo com a maioria do que o Felipe falou (só não fale mal de Lost, é como se tivesse ofendendo minha mãe), realmente esse finale cria muitas expectativas para a próxima temporada, engatando pelo menos um arco (o principal) e retirando personagens chatos (qual foi a ultima história boa envolvendo a Tara?). Os outros arcos não criaram expectativa nenhuma, somente esperança de um maior enfoque no arco principal. O que preocupa é o que eu citei ali em cima sobre a expectativa. Como eu disse, não me decepcionei com True Blood, mas também nunca esperei grande coisa da série. Acho que os roteiristas nunca prometeram mais do que me foi apresentado. O problema é que agora a promessa é grande. Se ano que vem eles me fizerem esperar e vierem com conversa mole pra desfazer tudo que aconteceu no finale em dois episodios, aí sim eu me enfezo e largo TB de vez.

    ResponderExcluir
  7. Eu só vou continuar vendo pois achei ótimo o gancho deixado com a volta de Russel e Newlin. A e com os problemas que Bill e Eric vão enfrentar com a tal da Autoridade. Mais eu não aguento mais ver Sookie em cena... Queria que fosse ela que tivesse levado aquele tirambasso na cabeça.

    ResponderExcluir
  8. Tara morrer, Russell e Newlin retornarem e a promessa de conhecermos um pouco melhor a tal "Autoridade", certamente me convenceram a dar mais uma chance pra série.

    Mas, na minha opinião, True Blood só vai voltar aos eixos no dia que a Sookie morrer. Que personagem mais insuportável, meu Deus...

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com Lost até o fim e não me arrependi. Não faço compromisso com lixo. True Blood já era. Tô fora.

    ResponderExcluir
  10. Bom, true blood pelo menos pra mim ainda mantêm uma certa consistência. Pam nessa temporada me matou de rir, e até que gostei do gancho final.

    Eu nunca levei true blood a sério, e por isso certas mancadas cometidas pela série não me incomodam a ponto de desistir. Eu diria que a série é bem ridícula e escrachada já desde a primeira temporada, em que todo episódio acaba com um cliffhanger que é resolvido nos primeiros minutos do episódio seguinte.

    O que me incomoda é como a mitologia dos seres sobrenaturais é tratada no seriado: Os vampiros sào onipotentes sem fraquesas praticamente. Falam de bruxas, e elas são um bando de feirantes, figurantes, zés-mané que não sabem nada do que fazem. Os lobisomens sào os seres mais chinfrins já vistos: viram um cachorrinho de olho amarelo e só.

    Os shapeshifters pelo menos podem se transformar em leões, moscas, e por que não lobos, o que torna um lobisomem um ser obsoleto. Em outras histórias, lobisomens são seres poderosos.

    V. O sangue de vampiro que só vicia quem é conveniente para a trama. Enqanto uns ficam delirando, tem ataques de abstenção, sookie bebe litros e nada acontece.

    E tem umas coisas, tipo regras que os idiotas dos autores estabelecem e depois ficam sem opções de roteiros: Tipo, vampiro mais velho é mais forte. Isso chega a ser frustrante.

    A série tá quase chegando a heroes, mas heroes era tão mal escrito e cheio de furos que falta muito pra isso acontecer. e heroes tinha estampa de super seriado para ser um lost, um arquivo x, um star trek da vida. True blood é despretencioso.

    ResponderExcluir
  11. De boa, que lixo foi essa 4 temporada, pra mim, bem pior que a 3...bem pior.

    só volto a assistir se voltar aqui, ano que vem, e ver você dizendo que está valendo a pena. Digo isso pq concordo contigo, a volta do Russel e a essa rebelião de eric e bill, pode render coisa boa, de resto...pouts!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.