sábado, 21 de junho de 2008

AGENTE 86

Por mais estranho que possa parecer, o cinema tem muito o que agradecer à guerra fria, afinal, foi justamente nesse período que autores inspirados e produtores criativos usaram a espionagem como mote central de suas histórias, criando as bases para personagens que se tornaram ícones que sobrevivem até hoje. E foi justamente no sucesso do mais famoso deles, o agente James Bond 007, que surgiu em 1965 na tv, a inteligente sátira Agente 86, série que trazia o atrapalhado Maxwell Smart ao lado da agente 99 da CONTROL combatendo as ações criminosas da KAOS comandada por Siegified.

Leia mais...

    Smart, inegavelmente era a essência da série que durou 5 temporadas e eternizou Dom Adams no papel. E mesmo para aqueles que, assim como eu, só o conheceram através das reprises da Bandeirantes, é impossível não ter lembranças agradáveis do programa que marcou época e até hoje é referência na tv. Levando tudo isso em consideração, a idéia de se fazer uma (nova) adaptação da série para o cinema era temerária já que uma tentativa semelhante nos anos 80 acabou frustrando boa parte dos fãs. A verdade no entanto, é que o Agente 86 do cinema agora estrelado por Steve Carell (o Michael Scott de The Office), não só mantém toda a aura do universo criado na série, como também faz uma transição equilibrada da trama para os dias atuais sem ignorar o elemento chave do sucesso da série, sua capacidade de fazer rir e muito com piadas por vezes ingênuas mas nem por isso óbvias.

    Assim como acontecia na série, também no filme o maior atrativo fica por conta do protagonista. O Maxwell Smart de agora lembra muito o de Adams, mas traz também a assinatura dos exageros de Carell que consegue no entanto evitar a imitação simples e pura sem esquecer de homenagear o original. Outro grande mérito do filme reside no resgate de personagens marcantes da série como o Chefe (Alan Arkin), os agentes 13 (aquele que sempre se escondia nos locais mais absurdos) e Larabee e na introdução de outros inéditos como a dupla de inventores nerds Bruce (Masi Oka, o Hiro de Heroes) e Lloyd e o agente 23 (Dwayne Johnson).

    A trama do filme segue o padrão dos episódios da série, mas em vez de mostrar Smart já experiente, coloca-o dando seus primeiros passos como agente de campo no combate à KAOS ao lado da agente 99 (a bela Anne Hathaway que prova ter um bom timing cômico). E é exatamente nas desventuras de Smart para impedir que códigos de armas nucleares sejam passadas a terroristas pela KAOS, que surgem as mais absurdas situações que dão a ele oportunidades perfeitas para piadas politicamente incorretas e engraçadíssimas e, claro, para usar todos os gadgets mais malucos que a série inventou como o cone do silêncio, o sapatofone e outros, o que por si só me permite dizer que o filme pode até não ser perfeito, mas tal qual Maxwell Smart, se erra é por um tantinho assim ;)

    Cotação:

    CURIOSIDADES:

    (1) Para quem assiste
    The Office é quase impossível ver o filme e não imaginar que o sem noção Michael Scott finalmente estaria realizando um sonho ao viver um agente secreto bem parecido com o agente Michael Scarn presente no roteiro escrito pelo gerente da Dunder Mifflin.

    (2) Como prova de que Agente 86 sempre satirizou os filmes de 007, há até uma sequência no ar bem parecida com a da abertura do filme Moonraker (007 Contra o Foguete da Morte) de 1979. Até mesmo o vilão feito pelo gigante Dalip Singh lembra muito o Dentes de Aço de Richard Kiel presente no mesmo filme citado do 007.

    (3) Os nerds Bruce e Lloyd vão ganhar um filme solo que será lançado diretamente em DVD nos EUA a partir do dia 1 de Julho.

Um comentário:

  1. A cena da dança é simplesmente hilária, um dos melhores cômicos do cinema em 2008.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.