domingo, 12 de outubro de 2008

Comentários sobre a estréia de ELEVENTH HOUR


Eleventh Hour 1x01 "Ressurection"

Exibido no dia 9 de outubro nos EUA

Essa poderia ser a série que disputaria com Fringe o título de melhor drama com toques sci fi da temporada, mas analisando apenas o episódio que serviu como piloto, parece que a disputa infelizmente já começa desigual. A nova produção de Jerry Bruckheimer (franquia CSI) é uma tentativa da rede CBS de misturar um gênero que domina, o investigativo, ao de ficção que por sinal, poucas vezes ganhou espaço na grade do canal. Sem dúvida uma boa idéia, não? Eleventh Hour, porém, não é original e é baseada numa série britânica de mesmo nome que teve Patrick Stewart (o Prof. Xavier de X-Men) como protagonista mas que não passou de 4 episódios. A trama gira em torno de Jacob Hood, um consultor científico do governo americano que investiga ao lado da agente Rachel Young, casos estranhos envolvendo uso indevido da ciência. Soa familiar?

Leia mais...


    Se você já assiste Fringe, certamente deve ter notado a semelhança. Porém, faltam a Eleventh Hour alguns elementos que tornam Fringe mais interessante e que na minha opinião, seriam fundamentais para que essa série pudesse ser mais atraente. O primeiro seria explorar um caso realmente diferente e incomum (esse primeiro episódio explora clonagem, um tema já bem batido tanto na tv quanto no cinema) e segundo seria construir um protagonista mais complexo, menos didático e sobretudo mais natural, já que embora não comprometa, o trabalho de Rufus Sewell (Tristão & Isolda) soa artificial demais em certos momentos me desconectando da histótia. Outro ponto que me incomodou nesse episódio de estréia foi a personagem Rachel Young que trabalha com Jacob. Pode ser que eu me engane e a personagem ainda traga algum aspecto interessante à trama ou mesmo à dinâmica entre os dois, mas tenho a leve impressão de que só caberá à ela o papel insosso de ser segurança particular do consultor cientista durante as investigações, o que diminui a força da trama.

    É óbvio que ainda não condenarei a série, muito menos a classificarei como um equívoco absoluto, mas se os próximos episódios não buscarem um caminho diferente e mais original, duvido muito que Eleventh Hour (que já tem 13 episódios programados) tenha chances de sobreviver numa temporada tão competitiva quanto essa. E você que já viu a série, o que achou dela?

    P.S. Eleventh Hour estréia em novembro no Warner Channel

8 comentários:

  1. Eu ainda não assisti Eleventh Hour, mas Davi, você me aconselha, entre Fringe e Eleventh Hour, qual?

    P.S. eu já sou fã de Fringe =)

    ResponderExcluir
  2. O nome esta escrito errado é Dr. Jacob Hood e não wood!
    Tbm achei fraquinho esse episodio de estreia, dizem que é uma cópia carbono do original, o que é uma pena mas vou assistir pelo menos mais 2 episodios antes de decidir se verei o resto.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Eleventh Hour, a série não é sci-fi, é sobre ciência possível e não os exageros de Fringe.

    ResponderExcluir
  4. Oliver, eu particularmente prefiro Fringe, mas gosto é gosto e eu acho que as duas merecem ser vistas e comparadas.

    Victor Hugo, obrigado pelo aviso, já corrigi o nome. Eu também ainda verei mais alguns episódios da série até poder formar uma opinião mais concreta.

    Daniel, não vejo tanta diferença na temática das duas séries (embora a abordagem seja distinta), já que ambas exploram tudo que não tem aplicação prática (ainda) mas tem base teórica, então da mesma forma que clonagem humana é possível na teoria, também podem sê-lo aqueles eventos bizarros de Fringe. A única diferença é que um a gente já leu ou ouviu falar enquanto o outro soa como novidades exagerada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom, pelos comentários vou ficar com Fringe. Estava pensando em começar Eleventh Hour, mas dois temas iguais nem rola. Comecei mesmo Worst Week, gostei, é bem "Entrando Numa Fria", bem legalzinha.

    ResponderExcluir
  6. Um site gringo classificou Eleventh Hour como Fringe for Dummies. Agora leio esta análise do Davi. Se já não me animo em ver Fringe, quero distância de Eleventh Hour.

    ResponderExcluir
  7. Achei apenas BOM o pilot de Eleventh Hour. Já que muitos estão fazendo comparações à Fringe, eu tb comparo então: o pilot de Fringe me empolgou muito mais.

    Mas, quero ver os prox. episódios para tirar melhores conclusões. Pq detonei o pilot de 'True Blood' e hoje já estou na contagem regressiva para o episodio 5 ^^

    ResponderExcluir
  8. Se Eleventh Hour é um remake de uma série Britânica quem garante que os criadores de fringe não copiaram a idéia???

    Eles podem muito bem tê-la assistido e pensado: "Premissa interessante. Adicione o nome de JJ Abrams e todos vão querer assistí-la.

    Fora Lost, House e Dexter, todas as outras séries são cópia de alguma coisa.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.