quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Battlestar Gallactica - Comentários do ep. 4x11 "Sometimes a Great Notion"

Exibido no dia 16 de janeiro nos EUA.

Surpreendente, denso, sombrio, e por que não dizer depressivo. Foi com um episódio assim que Battlestar Galactica - aquela série que considero uma das melhores da atualidade - retornou à tv americana na semana passada dando início à despedida que deve ocorrer no final de março. Sometimes a Great Notion, retomou a história da chegada à Terra, aprofundou o choque que toma conta da aliança dos humanos liderados por Adama e Laura Roslin com alguns dos cylons ao se depararem com um planeta totalmente destruído por uma hecatombe nuclear e, finalmente, trouxe a revelação de quem é o 5º cylon.

Leia mais...

    Porém, muito mais do que essa revelação, o ponto alto do episódio ficou mesmo no foco dado às reações daqueles personagens frente à realidade que a chegada à Terra lhes trouxe. De Roslin, à Adama, passando por Tigh, Leoben, Starbuck e principalmente Dualla, a grande questão levantada pelo episódio era: o que fazer quando a última esperança de um recomeço se esvai e tudo ao redor parece desmoronar?

    Inegavelmente chocante, o suicídio de Dualla evidencia o peso que a decepção de uma jornada cheia de perdas e dores (e que aparentemente não deu em nada) trouxe. E nisso, as palavras finais dela ao Gaeta soam ainda mais fortes, já que não nos preparavam para o que viria logo em seguida. Aliás, vale destacatr o belíssimo trabalho da atriz Kandyse McClure, que se até aqui nunca havia se destacado, deu à sua personagem uma despedida e tanto.

    Aliás, por falar em interpretações, que trabalho magnífico do trio Mary McDonnell, Edward James Olmos, e Michael Hogan, não? A cena em que Roslin e Adama retornam à Galactica e a presidente não consegue sequer abrir a boca para dar a má notícia, foi de dar nó na garganta. Já aquela em que Adama, prestes a cometer suicídio confronta Tigh, trouxe uma tensão gigantesca e de dar nos nervos.

    No fim, foi um episódio praticamente perfeito do início ao fim. No melhor estilo Lost, BSG respondeu uma pergunta e criou várias outras igualmente instigantes. Se Ellen é a última cylon, o que significa aquela descoberta de Starbuck? Como ela morreu, quando e, sobretudo, como ressurgiu sem qualquer memória do que lhe aconteceu? E essa história de que a hecatombe que varreu a Terra aconteceu 2 mil anos antes? Qual a relação disso com os acontecimentos de Kobol?

    As perguntas de enlouquecer surgem aos montes, mas com elas vem a promessa de respostas ainda mais brilhantes. Tomemos por exemplo a complexa perspectiva de que a Terra era habitada originalmente por cylons (spoiler que eu já havia destacado em setembro de 2008) e que eles sim, agora tidos como a 13ª tribo, teriam sido os criadores dos humanos. Quem poderia imaginar essa virada? E sobretudo, como é que essa revelação impactará a visão e a fé daqueles 39.600 humanos restantes?

    E para finalizar, é claro que não dá para deixar de falar na Ellen. Se tê-la como a 5ª cylon pode soar desinteressante à princípio, é curioso notar como ela sempre esteve envolvida em momentos chave da história. E mais do que isso, é mais do que plausível que a mulher que tanto impactou a história de Tigh seja uma cylon. E ao dizer isso, só quero lembrar uma coisa: ainda sem saber que era um deles, Tigh fez parte da resistência contra os cylons em Nova Cáprica e matou a mulher porque ela era justamente uma colaboradora deles! Precisava mais para comprovar o impacto da revelação?

    Com um belíssimo episódio, Battlestar Galactica voltou provando mais uma vez porque é uma das melhores da tv. Que venham os próximos e que os choques e surpresas sejam ainda maiores. Alguém comigo nesse desejo?

7 comentários:

  1. Foi mesmo um grande episódio. BSG é, sem dúvida, uma das melhores series da actualidade.

    cumpz

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo: que episódio! Tenso, denso e triste. Deprê, mesmo. E um dos melhores vistos nos últimos tempos na TV.

    Aguardo ansiosamente o próximo episódio! E pena que BSG tá quase acabando...

    ResponderExcluir
  3. Essa década nas séries de TV será lembrada como a de Lost, 24 Horas e Galactica. Essa última só não virou um blockbuster, como as outras duas, porque passa em canal pago.
    Sensacional.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Davi, episódio sensacional! Achei incrível! Mas ao mesmo tempo nos deixou completamente perdidos com as revelações e perguntas. A cada cena do episódio, parecia que o último cylon era uma pessoa diferente. Mas não sei, espero que as explicações sobre Ellen ser a final five venham convincentes, porque acharia muito melhor se fosse alguém como Starbuck ou algum dos Adama. Mas eis que passa pela minha mente: E se todos forem cylons?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Episódio quase Perfeito. Só acho que os produtores criaram uma grande expectativa desde o inicio da temporada inclusive nas chamadas de cada episódio para simplesmente colocar uma personagem inexpressiva (bitch, perra, cachorra, Meretriz capulina, lagartona hehehe) como essa. Espero que eles calem minha boca nos próximos episódios.

    ResponderExcluir
  6. Mas entao a Ellen pode renascer, nao? Ou sera que esses cylons diferentemente dos outros nao renascem? Pq com certeza tinha nave de ressureicao cylon quando ela foi morta...

    Tambem to morta de curiosidade pra saber o fim da historia da Starbuck!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Perfeito seu comentário sobre o episódio Davi!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.