segunda-feira, 27 de abril de 2009

Enquanto 24 Horas segue empolgando, Prison Break decepciona em seu retorno

Com informações de episódios exibidos entre os dia 17 e 24 de abril nos EUA



Quem acompanha o blog com frequência, sabe que o primeiro terço da 7ª temporada de 24 Horas não me agradou tanto, mas também sabe que desde o 10º episódio não tenho do que reclamar. Mesmo recentemente quando Jack ficou mais nos bastidores atuando no escritório do FBI, a ação e a tensão não diminuíram, muito menos as surpresas (que o diga a ‘nova’ virada do Tony, né?). Já Prison Break, infelizmente não correspondeu às minhas expectativas quando retornou no dia 17 de abril com o primeiro de uma sequência de 6 episódios que encerrarão a saga de Scolfield, Burrows e cia na telinha.

Leia mais...

    24 Horas 7x19

    Que belíssimo episódio esse, não? Equilibrando na dose certa ação intensa (as sequências de ação e explosões foram bem executadas) e drama, fiquei muito empolgado com o que foi explorado. O arco emocional envolvendo a agente Walker foi bom sobretudo pela cena em que ela diz ao Jack para não lhe dizer como e o que sentir por conta da morte do Larry.

    Jack por outro lado, finalmente se deparou com a verdade que descobrimos no episódio anterior: Tony é mesmo o fdp anunciado na estreia da temporada. Fica agora a inevitável promessa de que o confronto final entre Jack e Tony deve render mais um caminhão de choques e traumas irremediáveis para o primeiro e uma morte certa para o segundo, afinal, à essa altura não há mais nada que justifique os atos do Tony, concorda?

    Sobre os demais aspectos explorados neste episódio, tivemos a confirmação de que o aparentemente poderoso Jonas Hodges é de fato ‘apenas’ uma peça na aparentemente complexa engrenagem que moveu toda a conspiração da temporada. A expectativa agora gira em torno de sua eventual colaboração para derrubar os arquitetos do plano. Fora isso, o episódio trouxe ainda uma outra revelação ‘bombástica’: Jack já é avô!

    Prison Break 4x17 e 4x18

    Nunca cobrei verossimelhança de Prison Break, porque sempre a vi como um entretenimento escapista puro e simples. Dito isso, estou decepcionado com essa reta final da série. Ao introduzirem a mãe de Michael e Lincoln como uma terceira força na disputa por Scylla, os roteiristas da série criaram um elemento novo que a meu ver não agregou nada mais do que um conflito rasteiro.

    Fora isso, colocar Michael e Lincoln em lados opostos é um erro imperdoável nessa situação, já que a série só existiu por causa da relação dos dois que foi exatamente o que motivou Scolfield a ir para Fox River em primeiro lugar. Com ação e tensão (duas das marcas fortes da série) atingindo praticamente a estaca zero no 4x17 “The Mother Lode”, o que já era um episódio fraco ficou ainda pior com o uso do clichê mais que batido do vilão (o general) que escapa de um atentado presumivelmente mortal com poucos ferimentos.

    Já o 4x18 “VS” que até não foi tão desastroso quanto o anterior, seguiu investindo na disputa entre Michael e Lincoln e mostrando que Christina Scolfield não é só uma mãe de moral dúbia, mas sim uma vilã que tal qual o general age por motivos escusos para usar Scylla como recurso financeiro.

    O que eu realmente não compreendo nessa salada, é a motivação dos caras por trás da série para criarem aquela sub-trama da Sara grávida à essa altura quando só restam quatro episódios para que a série acabe oficialmente (em julho será lançado um telefilme em DVD). Pode até ser exagero meu, mas do jeito que foi feito, ficou parecendo gancho de novela, algo que a série sempre evitara até aqui. Outro ponto que me incomoda: Lincoln aceitando a colaboração de T-Bag e Self soa como demonstração de que o cara é só um monte de músculos sem cérebro e memória, já que os dois já provaram que não merecem confiança e só estão na jogada para obter algum lucro.

    Reclamações à parte, faltando tão pouco para a série acabar é óbvio que seguirei vendo, mas depois desses dois episódios mais recentes, já temo que a conclusão da história não consiga amarrar satisfatoriamente essa conspiração cheia de reviravoltas. Sinceramente torço para que os caras tenham uma carta na manga muito boa e que nos surpreendam.

4 comentários:

  1. Também fiquei decepcionado com esses dois episódios, mas a 4ª temporada foi bem exagerada mesmo, e com certeza não terá um final digno das duas primeiras temporadas, que foram perfeitas (na minha opinião), poucas séries superam a primeira temporada de Prison Break. Que vontade de rever.

    ResponderExcluir
  2. As duas primeiras temporadas foram as melhores. Muuuuito boas. A terceira e a quarta são boas. Mas esse finalzinho tá ficando perdido. Scofield sofre horrores a vida inteira por ausência da mãe e agora descobre que ela tá viva e, ao que parece, é tão ruim ou pior que o General. E ainda tá dividido com o irmão dele. Ou seja, ele sempre sonhou com uma família e tem a sua totalmente dividida!! Perdeu o próposito inicial da série: o amor altruísta de Scofield pelo irmão. Imagino que eles ficarão bem no final, mas temo pelo desfecho como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, essa retomada não foi excepcional, mas não foi de todo ruim. Acho que o Davi pegou um pouco pesado demais com esses últimos episódios. Concordo quando a inserção de algumas coisas não foram uma boa jogado. Como é o caso da gravidez de Sara e o afastamento de Michael e Lincoln. Mas, de certa forma, depois da confirmação do cancelamento da série eu já esperava por coisas desse tipo. Mas eu ainda acredito que os produtores nos reservam um final recompensante.

    Abraços

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.