quarta-feira, 15 de julho de 2009

Emmy 2009: Tina Fey contra o resto

Dando continuidade aos textos sobre o Emmy 2009, Ricardo Henriques agora analisa as possibilidades e chances de atores e atrizes para uma indicação nas categorias de comédia, no Emmy 2009. Confira!
********
Por Ricardo Henriques
Para o Dude News

Se a luta por uma vaga entre os indicados por séries dramáticas se mostra truncada, não se pode dizer o mesmo sobre os atores e atrizes que concorrem por comédias. Primeiro que o "esqueleto" das listas já parece pré-estabelecido. Segundo que para completá-las, as opções não são tantas assim. Seria exagero dizer que as séries cômicas vivem um período de baixa na TV americana, até pelo número de bons produtos no ar. Mas o fato é que as comédias têm dado menos audiência e lucro que os dramas. Não à toa várias séries do gênero passam o ano inteiro brigando contra um cancelamento. Quem sobrevive, automaticamente passa a ter chances de passear no tapete vermelho do Emmy. Onde fatalmente encontram (e até o momento levam uma surra de) Tina Fey e 30 Rock.

Leia mais...

    Alec Baldwin (Jack Donaghy, 30 Rock), Steve Carell (Michael Scott, The Office), Charlie Sheen (Charlie Harper, Two and a Half Men) e Tony Shalhoub (Adrian Monk, Monk). Difícil imaginar que esses quatro não estejam amanhã na lista de indicados a melhor ator. Mesmo que seja quase tão difícil quanto encontrar alguém que goste dos quatro ao mesmo tempo. Seriam cinco nomes certos se Curb Your Enthusiasm tivesse tido uma temporada no ano passado, mas Larry David só voltará à lista na próxima edição do Emmy. No ano passado, quando ainda eram apenas cinco os indicados, Lee Pace (Ned, Pushing Daisies) substituiu David. Com a série já cancelada, só um espírito de protesto de fãs fiéis pode fazer com que Pace, cuja atuação não tem nada de extraordinário, repita a indicação.

    Abrem-se então duas vagas. Uma delas deve ser de David Duchovny (Hank Moody, Californication), que foi esnobado no ano passado. Se ele não for indicado dessa vez, é porque o Emmy realmente não gosta da série. O favorito à sexta vaga é Jim Parsons (Sheldon Cooper, The Big Bang Theory). A série se firmou na grade da CBS (reitero: uma grande honra para qualquer comédia atualmente) e a campanha em torno do nome dele é forte. Seria um bem-vindo sopro de novidade. E digo isso mesmo sem ser fã da série.

    Quem parece ter mais chances de derrubar Parsons é Kevin Connolly (Eric Murphy, Entourage). Ele chegou a figurar entre os indicados ao Golden Globe e esse ano teve visibilidade no cinema, atuando em um elenco com grandes estrelas na comédia romântica Ele não está tão a fim de você. Saindo daí, qualquer outra indicação pode ser considerada uma surpresa. Zach Braff (Dr. John Dorian) pode ser lembrado por sua despedida de Scrubs. Zachary Levi (Chuck Bartowski, Chuck) poderia ser impulsionado pela campanha "Save Chuck"? Kyle Bornheimer (Sam Briggs) poderia aparecer mesmo com o cancelamento de Worst Week? Algum dos astros de The Flight of the Conchords pode aparecer na lista? Improvável. Nessa categoria, o óbvio deve reinar.

    Entre as mulheres, Tina Fey (Liz Lemon, 30 Rock) também não deve mudar muito de companhias. No máximo, terá concorrência mais qualificada. E isso se deve muito pela chegada de Toni Collette (Tara, United States of Tara) e suas várias personagens em uma só. A série pode não ter explodido, mas o trabalho de Collette é impressionante. Em termos de atuação, muito superior ao de Fey, mas todos sabem que não é exatamente a técnica que conta na hora das premiações. Mary-Louise Parker (Nancy Botwin, Weeds), que durante algum tempo se limitou a morder canudinhos e fazer cara de assustada, voltou a ter um bom material e a mostrar serviço. Pode até sonhar com um Emmy para colocar ao lado de seu Golden Globe.

    Ugly Betty já saiu da moda, mas America Ferrera (Betty Suarez) não, devendo manter sua vaga entre as indicadas. Julia Louis-Dreyfus (Christine Campbell, The New Adventures of Old Christine) também. Algo justo para alguém que, se não venceu, ao menos não foi noucateada pela "Maldição de Seinfeld". Até pouco tempo atrás, Christina Applegate (Samantha, Samantha Who?) parecia também um nome consolidado, mas a série não emplacou, o que pode deixá-la de fora. Nesse caso surge forte o nome de Amy Poehler (Leslie Knope, Parks and Recreation), muito mais pelo destaque recebido em Saturday Night Live (que ela deixou durante essa temporada) do que pelos fracos seis episódios exibidos de seu novo programa.

    Parece quase impossível, mas seria interessante ver o humor cáustico de Sarah Silverman (Sarah Silverman, The... er... Sarah Silverman Program) reconhecido. Anna Friel (Charlotte "Chuck" Charles) pode ser lembrada se Pushing Daisies tiver deixado muita gente com fortes crises de saudades. Mais provável seria ver uma dasDesperate Housewives completar a lista. Felicity Huffman (Lynette Scavo) sempre tem mais chances, por ser, de longe, a atriz mais talentosa do grupo. A única das quatro que não foi indicada ao Emmy ainda é Eva Longoria (Gabrielle Solis), justamente a atriz mais popular e que mais evoluiu entre as quatro jovem senhoras.

    Entre os atores coadjuvantes, também há uma constante. Ainda defendendo o cinturão, o tricampeão Jeremy Piven (Ari Gold, Entourage) deve voltar a ter pela frente Rainn Wilson (Dwight Schrute, The Office), Jon Cryer (Alan Harper, Two and a Half Men) e Neil Patrick Harris (Barney Stinson, How I Met Your Mother). Lembrando que o último citado estará envolvido no Emmy de qualquer forma, pois será o apresentador da cerimônia. Entourage pode voltar a ter duas indicações nessa categoria, se Kevin Dillon (Johnny "Drama" Chase) for novamente lembrado. E se John Krasinski (Jim Halpert, The Office) não aparecer finalmente entre os indicados, mesmo depois do talento mostrado na última cena da temporada, é porque o Emmy adora pegar alguns coitados para Cristo e não indicá-los nem sobre tortura.

    Quem merece e pode voltar a ser indicado é Justin Kirk (Andy "El Andy" Botwin, Weeds), que fez sua melhor temporada na série. As categorias de coadjuvante servem para testar se 30 Rock pode aumentar ainda mais seu domínio nas premiações, levando Tracy Morgan (Tracy Jordan) ou Jack McBrayer (Kenneth Parcell) a uma indicação. Aparecem correndo por fora John Corbett (Max, United States of Tara) e Chi McBride (Emerson Cod, Pushing Daisies).

    Jenna Fischer (Pam Beesley, The Office) parece não só nome certo, mas também a principal favorita ao prêmio de melhor atriz coadjuvante em série cômica. Outras com boas chances são as sempre lembradas veteranas Holland Taylor (Evelyn Harper, Two and a Half Men) e Vanessa Williams (Wihelmina Slater, Ugly Betty). Mas ser favorita nessa categoria não quer dizer muita coisa, já que nos últimos dois anos Jaime Pressly (Joy Turner, My Name is Earl) e Jean Smart (Regina Newly, Samantha Who?) correram por fora e levaram. Pressly não foi lembrada no ano seguinte e dificilmente voltará ao páreo agora que sua série foi cancelada. O desafio de Smart é também superar um cancelamento para se manter na lista em 2009.

    Se alguém de Pushing Daisies merece uma indicação é a encantadora Kristin Chenoweth (Olive Snook), o que não parece assim tão longe de se realizar. E se 30 Rockmerece estender seu domínio, o nome certo para tal é Jane Krakowski (Jenna Maroney) que, usando mesmo termo que dediquei a Chandra Wilson no texto sobre as indicações em série dramática, virou uma ladra de cenas compulsiva nessa temporada. Rosemarie Dewitt (Charmaine, United States of Tara), que para muitos foi injustamente esnobada pelo Oscar, onde poderia ter concorrido como coadjuvante por O Casamento de Rachel, pode ganhar aqui no Emmy a sua compensação.

    Elizabeth Perkins (Celia Hodes, Weeds), mesmo tendo feito uma temporada lamentável, sempre tem chances. Assim como Conchata Ferrell (Berta, Two and a Half Men), que já conseguiu duas indicações quando pouca gente esperava. Fora isso, não será surpresa se alguma atriz do elenco de Saturday Night Live aparecer na lista. A favorita nesse caso seria Amy Poehler, por ter sido a principal estrela do programa até se despedir dele. E vale lembrar que se Tina Fey fez sucesso estrondoso como a então candidata a vice-presidente americana Sarah Palin, Poehler não ficou muito atrás no papel de Hillary Clinton, a atual vice-presidente americana.

    As indicações serão anunciadas amanhã, às 9h30 no horário de Brasília, com transmissão do canal a cabo E!, e a cerimônia de entrega acontece em 20 de setembro

4 comentários:

  1. Quem também pode ser indicada a atriz coadjuvante é Cobie Smulders, a Robin de How I Met Your Mother, que teve uma campanha de peso em seu favor por parte dos colunistas Michael Ausiello e Kristin dos Santos nos EUA. Minha torcida nessa categoria é para que ela pelo menos receba a indicação, já que acho que a Pam de The Office mereça levar.

    ResponderExcluir
  2. Que canal transmitirá o Emmy 2009 aqui no Brasil???

    ResponderExcluir
  3. Nenhum canal anunciou ainda, Kelly, mas não há muitas opções. Deve ficar entre Warner, Sony ou TNT ;)

    ResponderExcluir
  4. Vou torcer pra ficar entre TNT ou Warner, senão, terei que me contentar com algum streaming por aí. :p

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.