sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A ‘estreia’ de “V”, a minissérie original

Desconhecida pela grande maioria, já que a minissérie (que depois virou série) foi exibida nos anos 80, “V” inspirou esse ano a produção de um remake a cargo de Scott Peters (The 4400) e estrelado por Elizabeth Mitchell (a Juliet de Lost), que ao que tudo indica, deve estrear ainda este ano. Mas enquanto o remake não chega, o TCM iniciou a partir da noite dessa sexta-feira (7 de agosto) a exibição da minissérie que começou tudo.

Leia mais...

    Claramente datada no que tange a maioria das sequências de ação (e em parte pelo exagero da atuação de alguns de seus atores), “V” ainda se mantém relevante por conta do subtexto que explora uma situação totalmente inesperada que alimenta o temor de alguns e a fascinação de outros tantos. Além disso, é notória a influência que a produção teve em diversos outros trabalhos que viriam depois, como por exemplo no apelo visual que foi emulado por filmes como Independence Day, especificamente nas cenas que mostram a chegada da imensas naves sobre os céus do planeta.

    A trama de “V” gira em torno da chegada dos Visitantes - nome que os alienígenas recebem – ao planeta Terra e de tudo o que acontece a partir dali. Vistos inicialmente como uma grande ameaça, eles rapidamente ganham a confiança de governos e populações com um discurso pacifista que fala em divisão de conhecimento e tecnologia com a humanidade em troca de acesso a recursos naturais supostamente essenciais para sua sobrevivência. Obviamente, a realidade não é bem essa, e não demora muito para que coisas estranhas comecem a ocorrer expondo as reais intenções dos Visitantes.

    Com uma trama assim, seria fácil perder-se num mar de clichês e cenas de conflitos e batalhas vazias, mas “V” sempre teve como um de seus grandes méritos a capacidade de traçar paralelos interessantes com a História. Assim, quando um senhor judeu, já desconfiado dos Visitantes desde o início de sua chegada, fala que a facinação exercida por eles em grande parte da população se assemelhava ao cenário da Alemanha no final dos anos 30, não há exagero, já que mais tarde fica explícito o reflexo da perseguição sofrida pelos judeus naquela perpetrada a cientistas, médicos e afins na trama de “V”.

    Além desses elementos, uma qualidade irrefutável que “V” carrega vem de suas homenagens à cultura pop (um exemplo disso está em uma cena que mostra a recepção preparada para os Visitantes ao som da música tema de Guerra nas Estrelas) e de cenas marcantes e inesquecíveis como aquela que revela pela primeira vez a real natureza física daqueles alienígenas, que por baixo das feições humanas se assemelham a répteis.

    Um marco em sua época em termos visuais, hoje “V” pode parecer produção de fundo de quintal feita em computador caseiro, mas seu conteúdo, como disse antes, continua absolutamente relevante. E a justificativa para isso é simples, afinal, não é pouca coisa ver uma obra de ficção conseguir desenvolver uma aventura que diverte e entretém, usando como pilares uma discussão em torno do que armas de propaganda e manipulação da informação são capazes de fazer quando uma nova esperança de mudança surge motivando alguns poucos a se levantarem numa resistência que visa trazer a verdade à tona.

    A reprise da Parte 1 de “V” será exibida no domingo dia 9 de agosto às 19:30 no TCM.

7 comentários:

  1. comentário superficial, bem de quem tava assistindo e digitando ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Hum, talvez você pudesse presentear os leitores do blog com seu comentário de expert então, não é mesmo prezado anônimo?

    Fica aí o 'desafio' para você ;)

    ResponderExcluir
  3. Essa é a V de 83 com 5 partes (http://www.imdb.com/title/tt0085106/) ou a de 84 com 17 episódios (http://www.imdb.com/title/tt0086822/)?

    ResponderExcluir
  4. Essa é a minissérie de 83 mesmo Danie. A série é de 84 com os tais 17 episódios.

    ResponderExcluir
  5. Davi, texto excelente. Se vc digitou enquanto assistia, parabéns em dobro! hahahahha, ficou tão bom quanto a série, espero que continue fazendo os reviews.

    vou postar o meu daqui a pouco tb ^^

    ResponderExcluir
  6. Nao vejo a hora de ver c om o ficou o remake! Eu tb me lembro vagamente da versao que a Globo exibiu na epoca...


    SPOILER
    a cena que aparece um rato sendo devorado nao da pra esquecer... hehehee.


    abç Davi, como sempre tem muita gente com inveja do blog, sinal de sucesso meu caro! abç grande pra Juliana tb. vlw!

    ResponderExcluir
  7. Cara, o TCM é um excelente canal. Por mais que algumas produções, vistas aos olhos de hoje, pareçam de fundo de quintal, é incrível ver quantos tesouros filmes e séries antigas guardam.
    Acabei perdendo "V" ontem, tava com muito sono... hehehe
    Graças ao post descobri que haverá uma reprise no domingo.
    Se eu fosse vc Davi, continuaria a "digitar enquanto assiste", porque seus posts estão excelentes! rsrsrs
    Abraço

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.