quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Séries comentadas: Fringe 2x04, FlashForward 1x03, Dexter 4x03 e House 6x05

Como você já deve ter reparado, as atualizações por aqui tem sido raras nos últimos dias e a explicação é simples: obrigações profissionais demais significam tempo de menos para escrever sobre (várias) séries e filmes que tenho visto. Sendo assim, a partir de agora não estranhe quando surgirem posts de comentários condensados como esse. Antecipadamente, obrigado pela compreensão :)

Fringe – 2x04 “Momentum Deferred”
(exibido no dia 08/10/2009 nos EUA)

Ainda que venha sofrendo com a ameaça que uma audiência baixa representa (cortesia da estratégia equivocada da Fox em colocar a série batendo de frente com CSI e Greys, Anatomy nas noites de 5ª feira nos EUA), Fringe tem desenvolvido até aqui um plot que preza pela consistência no desenvolvimento de seus personagens e principalmente pela iniciativa de evidenciar a iminente sombra de um conflito que pode ocorrer entre duas realidades: a nossa, e aquela em que o World Trade Center nunca foi atingido por aviões sequestrados. Assim, ao expandir a ameaça através da presença intensificada de mais shapeshifters no nosso mundo (culminando na saída definitiva do ator Kirk Acevedo, aliás) e de revelar parte(?) do teor da conversa que Olivia teve com o auto-exilado William Bell (Leonard Nimoy), que por sua vez pondera sobre a dificuldade de se atravessar os dois universos, Fringe amplifica nosso interesse pela trama baseando o cerne de sua narrativa numa questão fundamental a ser explorada nos próximos episódios: qual a motivação do grupo ainda misterioso da realidade alternativa em destruir a nossa?

Leia mais...

    FlashForward – 1x03 “137 Sekunden”
    (exibido no dia 08/10/2009 nos EUA)

    Que a premissa de FlashForward é promissora (e até aqui, bastante instigante) ninguém discute, mas é igualmente razoável destacar mais uma vez, que essa insistência em ser expositiva demais pode ser um calcanhar de Aquiles decisivo para a série, principalmente para quem não gosta de tramas mastigadinhas demais e pouco desafiadoras. Fazendo um misto interessante entre o procedural a la CSI e o desenvolvimento de sua trama central de forma progressiva e acelerada, FlashForward introduz a cada episódio, elementos novos que parecem exercer influência direta na visão do futuro de seu protagonista. Nesse contexto, é inegável que colocar um agente do FBI com poder de pressionar o governo alemão a libertar um (ex) nazista que representaria uma peça importante na investigação em curso soa exagerado demais, mas é também justo apontar que escorregadas como essa não diminuem o impacto da revelação final sugerindo que o evento global é na verdade resultado de um grande experimento já feito antes ainda que em menor escala. Resta saber, portanto, se a série terá fôlego para explorar o que parece ser uma grande conspiração ao passo em que mostra os desdobramentos daquele fenômeno nas vidas e relações de tantos personagens. Por enquanto boto fé.

    Obs.: A 1ª temporada completa da série foi confirmada pela Disney/ABC e terá 25 episódios.

    Dexter – 4x03 “Blinded by the Light”
    (exibido no dia 11/10/2009 nos EUA)


    Vida de serial killer consciente do que é e que tenta se cercar das melhores camuflagens possíveis, não deve ser nada fácil. E foi isso que esse “Blinded by the Light” explorou abusando (no bom sentido) de um humor negro até certo ponto incomum para o protagonista da série. Sai de cena o Dexter exausto e surge aquele que na necessidade de se ajustar ao convívio social de sua vizinhança, derrapa no relacionamento com a agora adolescente Astor e na tentativa de omitir de Rita qualquer sinal que levante suspeita sobre sua psiquê. Esse foi também o episódio que expandiu o intrigante ritual sádico e meticuloso do Trinity Killer, personagem que vai se tornando cada vez mais interessante na interpretação cuidadosa de John Lithgow, que por sua vez dá continuidade à tradição da série em criar bons antagonistas.Com igual destaque, fica a construção sólida das boas subtramas da temporada, que além dos conflituosos relacionamentos entre LaGuerta e Angel e o triângulo Anton, Debra e Lundy, cria uma dinâmica entre Quinn e Dexter que pode alimentar no nada ético detetive uma curiosidade em relação ao colega semelhante àquela que sustentava a rixa do falecido Doakes. Em suma, mais um bom episódio dessa 4ª temporada que pouco a pouco vai ampliando nossa expectativa pelo inevitável embate entre Dex e o Trinity Killer.

    House – 6x05 “Instant Karma”
    (exibido no dia 12/10/2009 nos EUA)

    Bem sucedida na missão de dar novos rumos a seu complexo protagonista ao mesmo tempo em que resgata a boa atmosfera do começo da série (sustentada em grande parte pela dinâmica do time original do departamento de diagnósticos), a 6ª temporada de House tem garantido até aqui um banquete prazeroso e divertido para quem não a abandonou precipitadamente. Dando continuidade ao dilema ético e moral perpetrado pela decisão de Chase no episódio anterior, “Instant Karma” brinca de forma muito inteligente com a sempre presente conflituosa relação de House com razão e fé ao colocar um pai que abre mão de uma fortuna pela crença de que tal ação implicaria numa cura até então impossível para seu filho. Fora isso, não dá para negar a importância das palavras de Foreman reconhecendo em House o comandante que ele talvez jamais vá ser, o que claro, ainda pode e deve influenciar no aparentemente crescente processo de mudança do outrora antisocial médico. Com isso em mente, só uma dúvida fica no ar: a reação de House a essa nova perspectiva será positiva ou negativa? Façam suas apostas.

11 comentários:

  1. Davi,
    Fique tranquilo quanto a escassez de posts sobre as séries, por mais que o blog seja importante, suas obrigações profissionais sempre estarão a frente (obviamente).
    Sou um leitor que adora ler teus comentários sobre Lost, Fringe e, agora, Flash Forward.
    Mesmo que atrase, adoraria ler teus comentários sobre cada episódio dessas séries!
    Ah, e comentem sobre V quando esta estreiar! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vejo três daí:
    FF
    Dexter
    House

    Amo todas, mas a melhor é, e sempre será House MD.
    Flash Forward tem tudo para deslanchar, não me importo com coisas sendo reveladas rápido demais, apesar de que nada foi revelado, apenas introduzido.
    Dexter eu não tenho nem palavras para descrever, a série é maravilhosa, ótima trama, alguns mistérios e algo que chateia alguns, que é sempre usar mais ou menos a mesma estratégia: Aparece um antagonista que em lgum momentodisputará com Dexter. Sem contar que em toda temporada ele faz uma cagada (:

    Enfim, parabéns pelo blog. Que continue assim (:

    ResponderExcluir
  3. Esqueci, vejo também True Blood (apesar de estar meio sem graça ultimamente) e é claro: LOST.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Davi, é totalmente compreensivel a escassez. E seus comentários, mesmo que breves, são absolutamente bem vindos e importantes.

    Estou curtindo muito Flash Forward.
    Quanto a Fringe, só fiquei sabendo da possível saída do ator Kirk Acevedo quando vi o primeiro episódio, totalmente alienada a noticias, foi uma pena. Eu gostava bastante dele.

    Enfim, obrigada por dedicar um tempo ao blog. Leitura fundamental no meu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  5. Fringe, flashforward, e house, muito bons!!! Diminui um pouco a ansiedade para a última temporada de Lost!!
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  6. Dexter, House, FlashForward.

    Dexter: porque ninguém acredita em mim quando falo que Dexter é muito bom? ¬¬ E ainda me perguntam se vejo Heroes.


    House tá me surpreendendo como a progressividade das mudanças que estão ocorrendo na personalidade do sr. Gregory. Fico feliz em ver que a série ainda tem muito fôlego.
    E 13, sentirei sua falta.

    Sou só eu que acho FlashForward chata demais? FBI salvando o mundo ho-ho-ho já vi este filme antes ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Estou acompanhando Fringe, Flash Forward e House. Dexter eu tô super atrasada...

    Concordo Davi, Fringe acertou no passo e é uma sacanagem o que a Fox fez com a série mudando o horário de exibição, lembrando que no dia também tem The Mentalist. Gostaria que falasse sobre a relação Walter-Observador...

    Sobre Flash Forward, adoro a série, mas igualmente você disse correr demais pode dar problemas. Heroes teve uma temporada boa, o resto... um lixo.

    House tá ótimo, adoro a equipe antiga e [SPOILER]

    ... acho que aquele membro que sairá da série irá fazer falta sim, ao contrario do que muitas pessoas dizem.

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando da 2 temporada de Fringe. Essa coisa dos universos, pelo que entendi, se eles chocarem pode tanto destruir o nosso quanto o outro. Pode ser arriscado até mesmo para os cara lá que se transforma.

    Flash Forward parece ser acelerada mesmo, mas quem sabe eles tem tanta coisa pra mostrar que mesmo sendo rápidos dando informações, não atrapalhe o desenvolvimento da série.
    Valeu pelos comentários, sempre são bons para refletir um pouco sobre as tramas dos episódios!
    ;D

    ResponderExcluir
  9. Fringe, gosto muito, e acho interessante como a história tah sendo contada.

    House e Dexter, muito boas. Fico com 'pena' do Dexter não ser mais sossegado pra poder matar em paz... haha. E House, adorei a 'volta ao começo', com a equipe original.

    FF, a melhor coisa desde Lost! E eu não acho q estejam super-expondo os fatos... se for comparar com Lost, pode-se dizer q sim, mas em si, não. Ainda tem muito mistério, e mais mistérios são bem vindos, seja lah em q escala =P

    -Entendemos os posts curtinhos, e msm assim, sempre eh muito bom lê-los. =]

    Uma pergunta: Davi, conhece algum site/blog bom específico de FF, como o DarkUfo de lost, por exemplo? (Além de dude msm, q eh um dos tops pra mim).

    ResponderExcluir
  10. Acompanho três das séries comentadas mas vou me deter a falar de FF.

    Concordo em parte com Davi quanto a insistência dos produtores em ficar relembrando as visões, mas se a gente perceber quando a visão do Agente Mark se repete vemos coisas novas, como no episódio Sekunden.

    Não aguento mais ver os caras armados entrando na sala. Mas o quadro onde estão as pistas revela sempre algo novo e acho interessante.

    Valeu..

    ResponderExcluir
  11. Aew sem querer estragar o top... Mas acabei de assiti o 4° ep. de Dexter, o que foi aquilo, o melhor da serie ate agora, deixando um final misterioso...^^

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.