quarta-feira, 21 de julho de 2010

True Blood – Ep. 3x05 ‘Trouble’

Episódio exibido no dia 18/07 nos EUA e inédito na HBO Brasil até o dia 25/07



Numa época em que muitas porcarias com vampiros são cultuadas como se fossem grandes obras primas, True Blood é a única produção do gênero que consegue ser séria quando precisa sem ser chata, e divertida quase sempre por nunca se levar a sério demais, algo que sua já tão consagrada assinatura de exageros deixa evidente a cada novo episódio e que no fim é o diferencial definitivo da série.

Leia mais...

    Nesse quinto episódio, o gore e até as bizarrices e cenas mais ousadas de sexo foram ignoradas, porque o que realmente importa nesse momento da temporada é evidenciar o conflito que se desenha entre o interesse do rei Russel em Sookie (que de fato não é uma mera telepata como já ficara claro na temporada passada); a tentativa de Bill em protegê-la mesmo que isso possa comprometê-lo de forma decisiva; além de trazer à tona a antiga promessa de vingança feita por Eric quando ainda era humano.

    E se esse panorama já não é pouca coisa, afinal, o gancho que surgiu da última cena foi de fazer querer ver o próximo episódio ontem, o investimento nas subtramas envolvendo Franklin, Jason, Sam e, finalmente, Lafayette, também renderam outros bons momentos. Enquanto a trama de Sam com sua família caminha apenas para a exploração da figura abusiva que o pai bêbado representa (algo que explicaria a postura defensiva de Tommy), a do provável envolvimento de Lafayette com o enfermeiro Jesus parece ser mais promissora não só por dar mais exposição ao ótimo personagem de Nelsan Ellis, mas também por trazer uma chance de vermos o cozinheiro do Merlotte’s baixando um pouco a guarda, o que pode revelar nuances novas dele.

    Agora, com relação a Franklin e seu obsessivo interesse por Tara , é impossível não sentir simpatia por uma figura tão complexa que consegue ser tão ameaçadora quanto infantil em questão de segundos. Que vampiro ele é e por que age assim? As respostas devem vir ao longo da temporada, mas não é nenhum exagero usá-lo como exemplo para dizer que a série está bem servida de personagens novos porque todos sem exceção ajuda a desenvolver a narrativa de forma orgânica.

    O que já não é mais nenhuma novidade a essa altura é vermos Jason mais uma vez encantando por um rabo de saia que fatalmente o envolverá em mais uma confusão. Que a tal Crystal não é só mais uma mocinha indefesa de Bon Temps já ficou claro, mas o que ela é? Uma ninfa que habita a floresta à espreita do primeiro otário com pinta de cafajeste que apareça? Não faço ideia da resposta, mas tô curioso para descobrir. Nesse contexto, o que igualmente merece destaque nessa subtrama do irmão malandro de Sookie, é que sua tentativa de se tornar policial ainda deve render muitas cenas divertidas como aquelas da delegacia. O desejo de Jason em se tornar policial é comparável ao de um adolescente ansioso pela oportunidade de ter uma habilitação para digirir carros: nenhum dos dois quer fazer aulas e testes teóricos de nada e muito menos avaliações já que a única coisa que importa é partir logo para ação e que se dane o resto.

    Num período do ano em que a maioria das séries (novas) não empolga, é um alento e tanto saber que produções como True Blood sigam garantindo a irresistível dose semanal de diversão descompromissada que faz todo fã de tv achar uma boa ideia torcer para que o próximo domingo à noite chegue logo. Alguém discorda?

5 comentários:

  1. Gostei do epísódio, inferior ao quarto, mas mesmo assim bom.

    Só não gostei desse "poder" da Sookie. Sim, sei que a série tem várias bizarrices, mas essa tá sendo difícil de engolir. Vão ter que trabalhar muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse ep, pode não ter tido muita ação, mas teve muitos momentos divertidos como o do Jason na delegacia, e o Franklin o persagem novo que eu mais gostei dessa temporada, o que foi ele mexendo no celular com aquela rapidez?? eu ri muito

    ResponderExcluir
  3. Boa análise.

    Gostei do episódio, acho que finalmente a temporada está tomando forma. Acho que já passou da hora de vermos um outro lado do Laffayete, só espero que não seja mais uma furada.
    E quanto ao poder da Sookie, achei legal terem trazido de novo à tona desde a temporada passada. Quem leu os livros já sabe o que ela é na verdade, só não sabemos se a série irá seguir essa mesma linha, espero que sim.

    ResponderExcluir
  4. A cena do Franklin mandando um sms foi uma das coisas mais hilárias de todos os tempos na série.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo comentário, Davi. Concordo com tudo.

    True Blood tem ficado cada vez mais interessante.

    Valeu.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.