quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Boardwalk Empire, um Sopranos à moda antiga

Boardwalk Empire, a nova série sensação da HBO, já caminha para o sétimo episódio lá fora enquanto aqui no Brasil vai para o terceiro. Seja lá qual for o calendário que você use para acompanhá-la (e você está vendo a série, não é?), fato é que compará-la a Sopranos não é nenhum exagero. Na temática, ambas são bem parecidas falando sobre crime organizado, ligações escusas, família, moral e etc. O que muda mesmo é o glamour, já que passada nos anos 20, Boardwalk Empire se vale de uma caracterização mais apurada e formal (mas nem tanto) de cenários, figurinos e diálogos. Seus personagens no entanto, liderados pela curiosa figura de Nucky Thompson (Steve Buscemi, ótimo) são tão complexos e carismáticos quanto os de Sopranos, algo que vamos descobrindo a cada novo episódio revelando novas nuances sobre cada um deles. Do tesoureito de Atlantic City, passando pela viúva que desperta interesse do homem mais poderoso da cidade ou do agente obcecado pelo desejo de expor crimes numa época de lei seca, o drama que surge mostra figuras absolutamente distintas e tomadas por contradições bem particulares. E se no fim, a série produzida por Terence Winter (que foi produtor de Sopranos, diga-se) e Martin Scorsese (sim, ele mesmo), pode até ser vista essencialmente como a produção que desnuda as engrenagens que permitiram o surgimento do crime organizado, mais justo a se dizer, é que mais do que isso, ela é uma belíssima história sobre homens e mulheres em conflito tentando encontrar seu espaço e, sobretudo, identidade. Quem é mocinho e quem é vilão? Todos e ninguém. Tá aí a beleza de Boardwalk Empire.

Minhas opiniões e comentários sobre cada um dos episódios de Boardwalk Empire você pode ouvir toda semana no Seriaudio.

6 comentários:

  1. Davi,
    Assisti os 5 episódios da série, mas achei a série chata, arrastada.
    Não entendi a relação de Nucky com o Jimmy, primeiro o Jimmy atrapalha o chefão e depois pede pra voltar ao trabalho. Um chefão como o Nucky não teria matado o garoto ?

    Enfim, acho que eu tô chato..rs

    ResponderExcluir
  2. To vendo pela HBO mesmo, e to gostando muito! Concordo com tudo que vc falou.
    O Steve Buscemi tá impecável! E o Michael Pitt também está ótimo. Legal ver o Al Capone antes de virar um senhor do crime.

    Série obrigatória!

    ResponderExcluir
  3. Davi, tô acompanhando também, a série é ótima. Além da trama central, há destaques sutis para questões que reinavam na cultura norte-americana (e na nossa também!), como o racismo e a desigualdade entre homem e mulher.

    E respondendo ao comentário do Marcello lá em cima, sei não... acho que Jimmy é filho de Nucky. Mas é só um chute...

    ResponderExcluir
  4. @ Marcello, a questão é que o Nucky não se vê como um chefão do crime, embora carregue todas as características de um. Fora isso, como o Felipe bem apontou, deve haver alguma relação mais forte no passado dos dois personagens que impede o Nucky de simplesmente mandar matar o Jimmy ;)

    @Israel, o Pitt (que não é parente do Brad, aliás) realmente tem mandado muito bem na série fazendo uma espécie de bad guy cheio de conflitos e com coração.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. Boa Felipe, isso explicaria muito da hesitação dele.

    Vou dar mais uma chance e assistir o 6° ep.

    Davi, um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Como já foi dito, é melhor do que Boardwalk Empire com Steve Buscemi terminou em grande estilo com várias temporadas sem sentido e está apenas esperando a conclusão épica para a qual estamos acostumados.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.