domingo, 14 de novembro de 2010

Fringe - Ep. 3x06 marca o início do fim da série?


O gosto dos americanos é mesmo bastante esquisito. Ao mesmo tempo em que dão audiências altas para séries ruins, ignoram boas produções, que com números baixos no Nielsen (o Ibope de lá) tem que conviver com a ameaça de um futuro incerto. Fringe está passando por isso agora, já que atingindo índices ridículos na Fox, vê cada vez mais aumentadas as chances de que sua 3ª temporada seja também a última. Ainda que seja lamentável, o fato é o seguinte: para quem dá a canetada, ou seja, os executivos dos canais, de nada adianta ter 'só' uma série madura e que está em sua melhor forma em termos criativos. Se não der audiência que renda retorno financeiro, é bye bye sem dó.

Leia mais...

    Cenário sombrio à parte - que no caso de Fringe existe em parte por culpa da Fox que colocou a série no dia/horário mais competitivo da tv americana -, a verdade é que não vale à pena ficar esquentando cabeça pensando se a série ganhará ou não uma próxima temporada. Particularmente, prefiro curtir a série enquanto ela existe e me divertir ao máximo com a cada vez mais empolgante trama de idas e vindas entre universos paralelos e seus conflitos crescentes.

    Em "6955 kHz", sexto episódio da temporada, que trouxe até pequenas referências a Lost através dos números, a história do 'nosso lado' envolveu um caso de amnésia coletiva provocada por uma transmissão de rádio. O que descobrimos mais tarde, é que a coisa toda, além de apontar a existência prévia de uma civilização avançada (será que é de lá que vieram os Observadores, aliás?), fazia parte do plano de Walternativo para revelar a localização de 38 pontos espalhados pelo mundo que escondiam partes do dispositivo, que em teoria pode destruir, através de Peter, o universo que conhecemos.

    Acrescente à essa mistura o fato de (B)Olívia começar a levantar suspeitas (pelo menos Nina Sharp já deve ter algumas, certo?) ao mesmo tempo em que dá sinais de estar genuinamente envolvida com Peter - e até a se importar com os acontecimentos do lado de cá -, e temos o panorama perfeito para o iminente choque que se dará quando Olivia conseguir encontrar uma forma de voltar para casa, como o gancho final do episódio parece apontar.

    Além desses fatores, me parece inegável que a trama caminha para a construção de um panorama que obrigará Peter a encarar um dilema e tanto. Afinal, embora ele diga ter esperança de que não precise escolher entre um universo ou outro, acho improvável que esse pedaço da trama não ganhe novos desdobramentos ao longo dos próximos episódios. Ainda mais quando há um elemento tão tragicamente instável na equação chamado Walter Bishop, não é mesmo?

10 comentários:

  1. Fringe é realmente espetacular, agora, será mesmo que um dos universos tem que ser destruído em detrimento do outro? será que isso não é uma desculpa do Walternativo para iniciar uma guerra? poderia ser um plano para dominar o outro universo, já que o universo do Walternativo é claramente mais avançado tecnologicamente.

    Realmente é uma pena uma série tão boa quanto essa clamar por audiência, e é de se preocupar sim, na minha opinião, pois um cancelamento, só implicaria em uma série fantástica que ficará sem um fim adequeado, o que seria uma grande pena e algo digno de, nesse caso, mandar todos os executivos da Fox para um universo paralelo.

    ResponderExcluir
  2. Esses executivos da Fox são incríveis não ?

    Não quero acreditar que Fringe, uma série tão boa quanto Arquivo X e Millenium possa sofrer esse tipo de corte.

    Sobre a série acho que não só Nina desconfia da Olívia B como Peter, pq Olívia A tem memória fotográfica, e no episódio a Olívia B dá alguns vacilos, e será que ninguém estranha que ela chegue sempre antes que todos na cena do crime ou na casa de um suspeito ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Então, Davi... espero que, mesmo que os executivos da Fox cancelem a série, que o façam com antecedência para que seja dado um final digno. Essa 3ª temporada está fantástica, pra mim não parece justo que tenha esses índices insignificantes de audiência. Não corresponde à qualidade dos episódios.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que uma série tão boa deveria ter ao menos uma declaração da própria FOX dizendo quantas temporadas a série terá (se bem que isso é difícil). Aliás acho que jj. abram já citou isso em algum lugar pois isso ajuda no projeto dos enredos de cada temporada.

    Cortar séries 'aventureiras' tudo bem, como um flashfoward por ex.. mas cortar Fringe série que tem audiência alta nos TORRENTS, e passa em vários canais (no Brasil até no SBT) é uma grande puta falta de sacanagem.

    Acho que falta promoção da série nos canais de cabo no brasil, como Warner e FOX, e nos outros países.

    Quanto ao episódio penso que a tal 'guerra' ainda não será nesta temporada, e espero uma temporada final cheia de ação com uma guerra entre dois mundo com shapeshifters vs. policiais, imagina ae né?

    ResponderExcluir
  5. "e será que ninguém estranha que ela chegue sempre antes que todos na cena do crime ou na casa de um suspeito ? "

    se for igual a DEXTER, a resposta é não auhauh

    ResponderExcluir
  6. Só quero acrescentar q fiquei feliz qdo vi o nome do Kevin Weissman (o Marshall de ALIAS) nos créditos mas fiquei triste por ele ter sido sub-sub-sub-aproveitado.

    ResponderExcluir
  7. É por essas e outras que eu falo audiência nem sempre, na verdade quase nunca, é sinônimo de qualidade !.

    Uma pena !

    ResponderExcluir
  8. Achei o episódio acima da média. Muito bom mesmo!

    Espero, sinceramente, que Fringe tenha mais algumas temporadas. Sou fã da série desde o Piloto e odiaria ve-la acabar assim. Mas como disse o Davi, vamos aproveitar enquanto podemos.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Grande Davi!

    Tbm acho que houve ali umas pequenas menções a LOST. Nos números e tals. Mas a maior homenagem de FRINGE nesse episódio, vc se esqueceu, foi ao chaves. O Peter enfim achou o bendito TRANSISTOR do seu Madruga. hauhauhauhahuha Já era tempo!

    Abração Davi e Juliana. No aguardo do próximo Podcast!

    ResponderExcluir
  10. se eu me lembro bem, no inicio de fringe os roteristas falaram q so ia ter 3 temporadas

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.