sexta-feira, 24 de junho de 2011

Falling Skies – Episódio Piloto

Cinco dias após estrear nos EUA, o drama de aventura Falling Skies chegou, nessa sexta-feira, 24, ao Brasil através dos canais a cabo TNT e Space (este exibindo a série dublada). Com a assinatura de Steven Spielberg, a produção narra a luta de humanos sobreviventes de um ataque alienígena que dizimou 90% da população mudial e acabou com toda a infraestrutura do planeta. Já viu isso antes sob alguma outra forma? Pois é, eu também.

LEIA MAIS...

    O episódio duplo que serve como Piloto da série segue à risca a velha e tradicional cartilha de introduzir o cenário e seus personagens, o que é mais que natural. O problema é que mesmo tendo pouco mais de 80 minutos de duração, a série falha em apresentar uma trama que realmente empolgue, já que com poucas sequências de ação convincentes e dramas demasiadamente rasteiros, não traz nada de realmente novo.

    O início do episódio, por exemplo, faz uma rápida recapitulação dos eventos ocorridos desde a chegada das naves alienigenas usando simples desenhos acompanhados pela narração de crianças. Contudo, o que poderia ser um bom artifício – já que o impacto dos acontecimentos sob a perspectiva dos pequenos teria tudo para nos envolver mais -, acaba soando mais como economia de um orçamento (ou limitação dele) que seria destinado a montar grandes planos que revelassem como o caos se instaurou.

    Quando a história realmente começa, o planeta já é uma terra de ninguém com os humanos organizando-se em grupos de resistência. Um deles, o que ganha o foco da trama, é o 2º Mass, que tem no professor de história Tom Mason (Noah Wyle, o eterno Dr. John Carter de ER) e no capitão Weaver (Will Patton) suas figuras mais proeminentes ao lado da médica Anne Glass (Moon Bloodgood).

    Fugindo e tentando se manter vivos como podem à caçada perpetrada pelos alienígenas, os humanos parecem presas fáceis frente o poderio dos invasores (note, por exemplo, a imponente nave estacionada sobre o centro de Boston que lembra aquela do bom filme Distrito 9), mas não demora muito para percebermos que eles parecem não querer usar toda tecnologia que detém, visto que mesmo dotados de sensores de calor em suas muitas naves patrulha, eles tem dificuldade para encontrar os grupos de humanos concentrados a poucos quilometros de distância.

    Mesmo com problemas (o ritmo fica lento demais em dado momento e os conflitos que surgem são pouco interessantes), a estreia de Falling Skies não chega a ser um desatre, total, mas considerando toda a expectativa gerada por ser a nova investida de Spielberg na tv com esse gênero depois da ótima Taken de 2002, não dá para negar que a série vai precisar melhorar muito nos próximos episódios se quiser ganhar qualquer relevância. Caso não consiga, não será só o céu que cairá, mas a audiência e a paciência de quem não quer ver mais do mesmo...

    Falling Skies é exibida aos domingos nos EUA e às sexta-feiras na TNT e no Space a partir das 22h.

3 comentários:

  1. Foi isso mesmo que aconteceu. Ela não inovou em nada.
    Devo dar uma chance vendo o(s) próximo(s) episódio(s) e vamos ver o que vão fazer, mas não é fácil melhorar muito após um piloto irregular. Veremos!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. A série não coloca nada de novo no gênero, mas eu gostei. Dá pra assistir, e vai que melhore?
    Minha principal crítica na verdade é a atuação, que tava bem ruim em algumas partes.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.