domingo, 21 de março de 2010

American Idol 2010 – A semana dos Top 12

Só estou começando a acompanhar essa 9ª temporada de American Idol com fidelidade agora a partir do Top 12, que é quando as coisas realmente começam a esquentar no programa. Dito isso, a entrada de Ellen DeGeneres ainda foi uma novidade para mim, já que não havia visto os episódios anteriores da semana em Hollywood ou mesmo dos Top 24. Assim, vou me resumir a dizer o óbvio: Idol ganhou muito com a loira e suas tiradas inteligentes e bem sacadas na bancada. Introdução feita, vamos aos breves comentários sobre as 12 apresentações que culminaram na 1ª eliminação das finais.

Leia mais...

    Michael Lynche (Big Mike) cantando ‘Miss You’ conferiu uma pegada mais pop e menos baladeira à musica. Os 4 jurados gostaram, mas foi meio defenestrado pela Ellen Degeneres que disse, “eu sei que vou me decepcionar em algum ponto, ainda que seu começo tenha sido muito bom.” Será? Particularmente gostei bastante do estilo do cara.

    A bela Didi Benami, que faz um estilinho menina meiga cantou “Play with Fire”. Tem boa voz, mas deu umas derrapadas nos agudos, o que inclusive foi destacado pela Kara DioGuardi. A melhor definição da apresentação dela veio do Simon, “sólida, mas não brilhante.”

    Embora não tenha feito nada absurdamente empolgante ou inesquecível, o texano Casey James deu uma pegada folk interessante a “It’s All Over Now” que inegavelmente ganhou uma cara nova com os bons riffs improvisados na guitarra. Se mantiver a média nas próximas apresentações provavelmente chegará às últimas rodadas com certa tranquilidade.

    Lacey Brown, a tímida ruiva dos belos olhos azuis optou por “Ruby Tuesday”, um dos clássicos menos badalados dos Stones. Embora não tenha derrapado de forma decisiva como preferiram apontar alguns dos jurados, tão pouco se arriscou desperdiçando a chance de se impor no palco. Acabou eliminada pelo voto popular, mas sinceramente não acredito que tenha sido dela a pior das 12 apresentações.

    Parecendo pouco à vontade e em grande parte da apresentação travado demais, Andrew Garcia se perdeu desafinando ao longo da ótima “Gimme Shelter” e tirando os bons agudos isolados, não conseguiu mostrar muita presença de palco, o que pode ser decisivo para seu futuro imediato no programa.

    Katie Stevens, a segunda mais novas do Top 12 conseguiu dar um tom de originalidade à“Wild Horses” ao mesmo tempo em que não se afastou demais da emoção que a gravação original transmitia. Sem desafinar grosseiramente (embora Randy e Ellen tenham dito o contrário), o ponto alto de sua apresentação veio no encerramento feito num tom alto e de certa forma bem corajoso.

    Tim Urban foi meio massacrado pelos jurados por ter dado um ritmo reggae a “Under my Thumb”, que embora não tenha sido a melhor apresentação de todos, foi seguramente uma das mais ousadas. E quer saber? Qual o problema de ouvir algo que te faz se sentir num resort tomando Pina Colada, como a Ellen destacou? Se uma música te dá uma boa sensação como essa significa que disse algo, não?

    Embora os jurados tenham adorado sua apresentação (Kara chegou a mencionar uma semelhança com o queridinho da temporada passada, Adam Lambert), particularmente não gostei de Siobhan Magnus, que mesmo com boa voz, fez a excepcional “Paint it Black” parecer um número de musical sem identidade. Yeah, já sei que ela é a favorita de muita gente, mas vai ter que mostrar mais para me convencer.

    Com sua voz rouca e sempre afinada, Lee Dewyze cantou “Beast of Burden” conferindo autenticidade à música, ainda que não tenha empolgado como deveria, o que foi muito bem detacado pelo Simon que deu a dica óbvia para qualquer candidato ao título: “Aproveite o palco e deixe sua marca.”

    Confiante e muito afinada, Paige Miles deu uma pegada country gostosa à “Honky Tonk Woman”. À vontade, mostrou-se com uma presença de palco bem contagiante que tem boas chances de fazê-la se conectar com o público mais à frente ao contrário do que Simon destacou e sua presença no bottom 3 apontaram.

    O caçulinha da competição, Aaron Kelly, optou pela segurança da clássica balada“Angie” e o fez bem se conectando com muita sinceridade e emoção ao que cantava. Fora isso, inegável que vocalmente é um dos melhores de se ouvir dentre os que estão na disputa. Resta saber se terá personalidade para se impor mais à frente.

    Original e contemporânea, a apresentação de Crystal Bowersox de “You Can’t Always Get What You Want” foi para mim das melhores da semana, ainda que tenha sido criticada pelos jurados por parecer confortável demais para ela, no que não concordo. Não sei para você, mas Crystal já é para mim uma das favoritas para faturar o título do ano.

    ***

    Agora e você, tá vendo essa temporada de AI? Se sim, achou justa essa 1ª eliminação ou acredita que tinha gente que merecia ter ido embora antes?

    American Idol é exibido às terças e quartas na Fox americana e todos os sábados às 21h no Sony.

Um comentário:

  1. Eu to curtindo muito essa temporada, Davi. A Crystal é, sem dúvidas, uma das melhores. No entanto, quando comparamos com as outras apresentações dela a dessa semana deixa e muito à desejar.

    Eu tenho 3 favoritos não necessariamente nesta ordem:

    Lee Dewyze
    Crystal Bowersox
    Siobhan Magnus (embora vc n tenha gostado)

    Os outros são bons. Uns mais, outros menos.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.