quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Vídeos Promocionais: Dexter 3x04, House 5x05, The Mentalist 1x04 e True Blood 1x07

Vídeos promocionais e sneak peeks dos próximos episódios de Dexter (3x04 "All in the Family"), House (5x05 " Lucky Thirteen)" , The Mentalist (1x04 "Ladies in Red") e True Blood (1x07 "Burning House of Love").

Vídeos promocionais

    Dexter




    House



    The Mentalist



    True Blood


TOP 10 EUA: As Séries Mais Assistidas da Semana (06 a 12/10)

Segundo os números definitivos da audiência da semana passada (Nielsen TV Ratings), entre os dias 06 e 12 de outubro, as 10 séries mais assistidas foram:

1. CSI (23,48 milhões de telespectadores)           
2. NCIS (16,28)                                       
3. Criminal Minds (16,18)                                    
4. CS
I: NY (15,87)                                                
5. Desperate Housewives (15,50)                                     
6. Grey’s Anatomy (14,79)                                              
7. Two and a Half Men (14,07)                                        
8 . CSI: Miami (13,88)                                          
9. Eleventh Hour (11,37)                                     
10. Life on Mars (11,33)   

Nesta semana, não tivemos a exibição de House, Fringe e The Mentalist. Por outro lado, as estreantes Eleventh Hour e Life on Mars começaram bem, entre as 10 séries mais assistidas. CSI reinou absoluta em primeiro lugar entre todos os programas assisitidos da semana. Veja a lista completa:


TOP 20: os programas mais assistidos da semana

    1. CSI (23,48) 

    2. Dancing With The Stars (18,59) 

    3. NCIS (16,28) 

    4. Criminal Minds (16,18)

    5. CSI: NY (15,87)

    6. Desperate Housewives (15,50) 

    7. Dancing W/Stars Result Sp(S)   (15,06) 

    8. Grey’s Anatomy (14,79) 

    9. OT, The (14,23) 

    10. Two And A Half Men (14,07) 

    11. CSI: Miami (13,88) 

    12. Survivor: Gabon (13,27) 

    13. NBC Sunday Night Football (13,05) 

    14. Eleventh Hour (11,37) 

    15. Extreme Makeover: HM (11,34) 

    16. Life On Mars (11,33) 

    17. Cold Case (10,99) 

    18. SNL:WKND UPDT(S) (10,85) 

    19. 60 Minutes (10,75) 

    20. Bones (10,55)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Audiência das Séries nos EUA (13 a 19/10)

Conforme já fizemos semana passada, vamos atualizar este post ao longo da semana com os números da audiência das séries nos EUA (de acordo com Nielsen TV Ratings) entre os dias 13 e 19 de outubro (as vezes, vamos incluir um ou outro programa, reality show ou esportes que se destacaram). 

Segunda-feira, 13 de outubro

    O ranking da disputadíssima segunda-feira, que não teve a exibição de Prison Break e Terminator: The Sarah Connor Chronicles, mas teve a estréia de Samantha Who?, ficou assim:

    1. Dancing With The Stars (17.66 milhões de telespectadores)
    2. Two and a Half Men (14.57)
    3. CSI: Miami (13.00)
    4. Samantha Who? (11.7)
    5. Worst Week (9.78)
    6. The Big Bang Theory (9.36)
    7. How I Met Your Mother (9.14)
    8. Heroes (8.63)
    9. Boston Legal (8.12)
    10. My Own Worst Enemy (7.3)
    11. Chuck (6.01)
    12. One Tree Hill (3.43)
    13. Gossip Girl (3.34)

    20-21h:  Dancing With The Stars (ABC) liderou a audiência, seguido por The Big Bang Theory e How I Met Your Mother (as duas da CBS, exibidas em seqüência), Chuck (NBC) e Gossip Girl (CW).

    21-22h: Na primeira meia hora, Two and a Half Men (CBS) venceu Heroes (NBC) e One Tree Hill (CW). Na segunda parte, Samantha Who? (ABC) e Worst Week (CBS) continuaram vencendo Heroes e One Tree Hill.

    22-23h: CSI: Miami (CBS) liderou o horário seguida por Boston Legal (ABC) e My Own Worst Enemy (NBC)

Terça-feira, 14 de outubro

    As séries mais vistas da terça-feira foram:

    1.NCIS (17.86 milhões de telespectadores)
    2.The Mentalist (14.86)
    3.House  (12.82)
    4.Without a Trace (10.99)
    5.Fringe (9.53)
    6.Law & Order: SVU (9.40)
    7.Eli Stone (8.82)

    20-21h: NCIS (CBS) venceu House (FOX).
    21-22h: The Mentalist (CBS) deixou para trás Dancing With the Stars Results (ABC) e  Fringe (FOX).
    22-23h: Without a Trace (CBS) liderou o horário, seguida por Law & Order: SVU (NBC) e Eli Stone (ABC).
Quarta-feira, 15 de outubro

    Por conta do debate, não foram exibidas algumas séries como: Criminal Minds, Bones, CSI: NY, Dirty Sexy Money e Private Practice.

    1.The New Adventures of Old Christine (7.74 milhões de telespectadores)
    2.Gary Unmarried (7.71)
    3.Knight Rider (7.65)
    4.Pushing Daisies (6.29)

    20-21h: The New Adventures of Old Christine e Gary Unmarried (exibidos em seqüência pela CBS) lideraram o horário, vencendo Knight Rider (NBC) e Pushing Daisies (ABC).
    21-23h: Debate e análise do debate.

Quinta-feira, 16 de outubro
    CSI continuou liderando com folga o ranking da quinta-feira:

    1. CSI (18.84 milhões de telespectadores)
    2. Grey’s Anatomy (14.57)
    3. Eleventh Hour (12.04)
    4. ER (8.81)
    5. Life on Mars (8.47)
    6. Ugly Betty (8.21)
    7. The Office (8.07)
    8. My Name is Earl (6.54)
    9. Kath & Kim (6.0)
    10 .Smallville (4.15)
    11. Supernatural (3.06)

    20-21h: Survivor: Gabon (CBS) venceu no horário. Entre as séries, Ugly Betty (ABC) ficou em primeiro, seguida por My Name is Earl e Kath & Kim (CBS), e Smallville (CW).
    21-22h: CSI (CBS) liderou, seguida por Grey’s Anatomy (ABC), The Office (NBC) e Supernatural (CW).
    22-23h: Eleventh Hour (CBS) ficou em primeiro, seguida por ER (NBC) e Life on Mars (ABC).
Sexta-feira, 17 de outubro
    Na sexta-feira, as séries mais vistas foram:
    1. Ghost Whisperer (8.87 milhões de telespectadores)
    2. Numb3rs (8.60)
    3. Crusoe (6.74-7.73)
    4. The Ex-List (6.35)
    5. Life (5.93)
    6. The Game (1.81)
    7. Everybody Hates Chris (1.79)

    20-21h: Ghost Whisperer (CBS) deixou para trás alguns realitys da FOX e da ABC e venceu a premiere de Crusoe (NBC) e Everybody Hates Chris e The Game(CW).
    21-22h: A segunda parte da premiere de Crusoe (NBC) venceu The Ex-List (CBS) e os realitys da ABC, da FOX e da CW.
    22-23h: Numb3rs (CBS) venceu Life (NBC).
Domingo, 19 de outubro

    As séries mais vistas do domingo foram:

    1. Desperate Housewives (15.25 milhões de telespectadores)
    2. Cold Case (10.87)
    3. Brothers & Sisters (10.2)
    4. The Unit (9.6)
    5. Family Guy (9.27)
    6. Simpsons (8.09)
    7. King of the Hill (7.34)
    8. American Dad (6.6)
    9. Easy Money (0.772)
    10. Valentine (0.718)


Comentários de PUSHING DAISIES 2x01 e 2x02

Pushing Daisies é uma série que enche meus olhos e me faz acreditar que as histórias de amor podem ser ao mesmo tempo fascinantes, melancólicas e engraçadas. E esse meu deslumbramento decorre principalmente da originalidade da trama, da bela fotografia e do excelente elenco, que transformam uma história que poderia ser bizarra, numa bela e divertida comédia romântica.

A série retornou no dia 01 de outubro amargando metade do público que teve na estréia da 1ª temporada. E com o segundo episódio, a situação não foi muito diferente. Se por um lado, o telespectador americano parece ter desistido de Pushing Daisies, por outro, a série continua nos presenteando com histórias tão interessantes e divertidas quanto as da temporada passada.

Leia Mais...

    Na primeira temporada, fomos introduzidos no melancólico mundo de Ned (Lee Pace), o dono de uma loja de tortas que tem a estranha habilidade de com um simples toque trazer os mortos de volta à vida. Associado ao detetive Emerson Cod (Chi McBride), ele usa seu poder para investigar crimes. Num certo momento, ele reencontrou seu antigo amor da infância, Chuck (Anna Friel), que foi assassinada. Então, ele a traz de volta à vida. Mas, ele jamais poderá tocar em Chuck novamente, ou ela morrerá outra vez. Assim, teve início uma das mais curiosas histórias de amor das séries de TV.

    A partir dos dois episódios exibidos até o momento, 2x01 "Bzzzzzzzz!" e 2x02 "Circus, Circus", é fácil perceber que, além das investigações de assassinatos e crimes, a trama da 2ª temporada vai girar em torno de um recomeço no relacionamento entre Ned e Chuck, que a essa altura já não moram mais juntos; da necessidade de Chuck driblar a constante presença das tias na loja de tortas, pois elas ainda ignoram que está viva; e da divertidíssima luta de Olive para guardar tantos segredos sem sucumbir ao desejo quase insuportável de revelá-los. E desses segredos, o mais interessante é que Chuck não só é filha da sua tia Lily (Swoosie Kurtz), como seu pai era noivo da sua outra tia, Vivan (Ellen Greene). Além disso, devemos saber mais sobre a filha desaparecida de Emmerson, já que no segundo episódio ele volta a falar sobre o assunto com Ned.

    Só espero que a baixa audiência não coloque Pushing Daisies na berlinda. Seria realmente triste uma série tão interessante, criativa e divertidamente romântica ser cancelada por conta do desinteresse de um público que não entende seu conceito e prefere "mais do mesmo".

As séries campeãs de downloads (05-12/10)

As séries campeãs de downloads via BitTorrent, segundo o Torrentfreak.com:

Entre 05 e 12 de outubro

05 – 12

29 - 05

Série

1

(1)

Heroes

2

(2)

Prison Break

3

(-)

Dexter

4

(4)

Terminator: The Sarah Connor Chronicles

5

(-)

Grey's Anatomy

6

(-)

Smallville

7

(5)

Desperate Housewives

8

(-)

Stargate Atlantis

9

(8)

Supernatural

10

(-)

Family Guy


Vídeos Promocionais: Heroes 3x06, Gossip Girl 2x07, Chuck 2x04 e Desperate Housewives 5x04

Vídeos promocionais dos próximos episódios de Heroes (3x06 "Dying of the Light"), Gossip Girl (2x07 "Chuck in Real Life"), Chuck (2x04 "Chuck vs The Cougars") e Desperate Housewives (5x04 "Back in Business").

Vídeos promocionais

    Heroes


    Gossip Girl


    Chuck


    Desperate Housewives

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Comentários de DEXTER 3x03 "The Lion Sleeps Tonight"


Exibido no dia 12 de outubro nos EUA

A indesejada, porém iminente paternidade e a amizade com Miguel Prado defitivamente mudaram Dexter. Com a decisão de Rita em dar continuidade à gravidez, ele é um homem que vê o controle total dos passos de sua vida (um luxo que sempre teve) lhe escapar por entres os dedos. Confuso e com medo da desconhecida responsabilidade de cuidar de um filho, Dexter está atormentado pela dúvida de: (1) não estar presente para criar a criança e/ou (2) ser tomado pelo instinto que rege sua natureza pondo fim à família inteira (o sonho que ele tem traduz esse temor). Já a amizade com Prado que ele tanto tenta negar, acabou acidentalmente criando para ele uma espécie de terapia involuntária. Além de cúmplice, Dexter agora tem também um confidente que mesmo sem entender a real natureza de seu interlocutor, aprova seu ato dando-lhe o senso de aceitação que Harry nunca lhe deu. E assim, com dois cenários distintos mas igualmente impactantes, Dexter passa a enxergar a realidade de uma forma diferente e não menos fascinante.

Leia mais...

    Depois de ter matado o inocente (?) Oscar Prado, a aparente culpa de Dexter parece ter se diluído. O código de Harry é coisa do passado e em seu novo modos operandi, medidas profiláticas, digamos assim, fazem parte da rotina. Lembra do filme Minority Report com Tom Cruise? Pois é é exatamente assim que Dexter age agora. Identificando um possível predador, Dexter elimina o mau pela raíz antes mesmo que qualquer estrago seja feito. E foi assim que ele alimentou seu desejo assassino ao conhecer Nathan Marten, um sujeito que logo cai no radar de Dexter,que rapidamente percebe quando Marten se aproxima estranhamente da pequena Astor. Ao eliminar o pedófilo em potencial, Dexter lança mais uma curiosa discussão: será que há legitimidade em julgar alguém por um pré-crime?

    The Lion Sleeps Tonight, foi mais um passo na escala evolutiva de um serial killer aprendendo a sentir e entender a onda de emoções inesperadas que duas novas realidades lhe trouxeram. E nesse cenário, ficamos envoltos pela narrativa inteligente que ao explorar as complexidades daquele personagem, expõe a estranha relação de admiração e tragédia que temos por Dexter, o que me leva a imaginar como seria bom se todas as séries pudessem envolver seu público com singular maestria como Dexter faz. Quem sabe um dia, não é mesmo?

    Obs. Sobre o misterioso assassino da trama que como sabemos agora não é Freebo, começo a suspeitar do detetive Quinn. Suas seguidas implicâncias com a aproximação de Debra com seu informante parecem apontar que pode haver algum grande segredo muito obscuro no passado recente do policial. Ainda não há elementos suficientes que permitam maiores especulações mas acredito que vale à pena ficar de olho nos próximos passos desse personagem.

A Audiência das Séries nos EUA (06 a 12/10)

Vamos acompanhar através deste post - que será atualizado ao longo da semana-, os números da audiência das séries nos EUA (de acordo com Nielsen TV Ratings) entre os dias 06 e 12 de outubro. 

Segunda-feira, 06 de outubro

    As 10 séries mais assistidas foram: 

    1. Dancing With The Stars  (17,9 - 19,7 milhões de telespectadores)
    2. Two And A Half Men  (13,9)
    3. CSI Miami (13,6)
    4. Boston Legal (9,4)
    5. The Big Bang Theory (9,3)
    6.  How I Met Your Mother (8,9)
    7. Worst Week (8,7)
    8. Heroes (8,2)
    9. Chuck (5,8)
    10. Life (5,7)
    11. Terminator: The Sarah Connor Chronicles (5,6)
    12. Prison Break (5,4)

    20h-21h:  Dancing With The Stars dominou com mais de 17 milhões de telespectadores. Entre as séries, The Big Bang Theory (20h) e How I Met Your Mother  (20:30h), exibidas em seqüência pelo canal CBS, ficaram em primeiro lugar nos seus horários, batendo Chuck (NBC) e Terminator (FOX).  Gossip Girl (CW) não teve episódio inédito.
    21h-22h: Dancing With The Stars liderou com mais de 19 milhões de telespectadores. Two And A Half Men (21h) e Worst Week (21:30h), exibidas em seqüência pelo canal CBS, venceram Heroes (NBC) e Prison Break (FOX).
    22h-23h: CSI Miami (CBS) derrotou Boston Legal (ABC) e Life (NBC).


Terça-Feira, 07 de outubro

    Em noite de debate nos EUA, não tivemos a exibição de episódios inédito de algumas séries como House, Fringe e The Mentalist. Ainda assim, só duas conseguiram entrar para a lista dos 10 programas mais assistidos da terça-feira.
     
    1. NCIS (15.69 milhões de telespectadores)
    2. Debate - ABC (14.64 - 12.12)
    3. Dancing With the Stars (13.44)
    4. Debate - NBC (9.93 - 9.29)
    5. Análise do Debate - ABC (9.63)
    6. Debate - CBS (9.36-9.17)
    7. Análise do Debate - CBS (8.13)
    8. Análise do Debate - NBC (7.62)
    9. Biggest Loser: Families (7.48)
    10.House (reprise) (6.32)

    -> Do canal CW, Privileged teve 2,33 e 90210 3,05 milhões de telespectadores. 

    20h - 21h: NCIS venceu Dancing With the Stars, a reprise de HouseBiggest Loser: Families e90210.


Quarta-feira, 08 de outubro

    Na noite de ontem, Criminal Minds e CSI: NY praticamente empataram em primeiro lugar, de acordo com esses números preliminares da audiência. Pushing Daisies continua preocupando. 

    1. Criminal Minds (16.18)
    2. CSI:NY (15.87)
    3. Bones (10.55)
    4. New Adventures of Old Christine (7.52)
    5. Private Practice (7.40)
    6. Gary Unmarried (7.35)
    7.  Knight Rider (6.85)
    8. Dirty Sexy Money (5.82)
    9. Pushing Daisies (5.50)
    10. Til Death (4.97)

    20h - 21h: Bones (FOX) venceu The New Adventures of Old Christine (CBS), Knight Rider (NBC) e Pushing Daisies (ABC).
    20:30h: Gary Unmarried (CBS), exibida logo após The New Adventures of Old Christine  (CBS), manteve a emissora em segundo lugar entre 20 e 21 horas.
    21h - 22h: Criminal Minds (CBS) superou Private Practive (ABC)  e Til Death (FOX).
    22h - 23h: CSI: NY (CBS) liderou o horário, deixando para trás Dirty Sexy Money (ABC) e Lipstick Jungle (NBC).

Quinta-feira, 09 de outubro

    CSI voltou com tudo! A estréia da 9ª temporada foi vista por quase 23 milhões de pessoas.

    1. CSI (22,98)
    2. Grey’s Anatomy (14,54)
    3. Life on Mars (11,6)
    4. Eleventh Hour (11,59)
    5. ER (9,34)
    6. The Office (9,0)
    7. Ugly Betty (8,48)
    8. Kath & Kim (7,46)
    9. My Name is Earl (7,09)
    10. Smallville (4,08)
    11. Supernatural (3,14)

    20 - 21h: Ugly Betty (ABC), bateu as concorrentes My Name is Earl e a estreante Kath & Kim (NBC) e Smallville (CW).
    21-22h: CSI (CBS) ficou em primeiro lugar com folga, superando The Office (NBC), Grey’s Anatomy (ABC) e Supernatural (CW).
    22-23h: As estreantes Life on Mars (ABC) e Eleventh Hour (CBS) praticamente empataram, seguidos por ER (NBC).


Sexta-feira, 10 de outubro

    Sem muitas atrações interessantes, a noite de sexta foi liderada por Ghost Whisperer.

    1. Ghost Whisperer (9,45 milhões de telespectadores)
    2. Numb3rs (8,03)
    3. The Ex List (5,71)
    4. Life (4,92)
    5. The Game (1,90)
    6. Everybody Hates Chris (1,76)

    20-21h: Ghost Whisperer (CBS) liderou o horário deixando para trás programas como Are You Smarter Than A Fifth Grader? (FOX), Wife Swap (ABC), America’s Toughest Jobs (NBC), Everybody Hates Chris (CW) e The Game (CW).
    21-22h: O programa Deal or No Deal (NBC) superou The Ex-List (CBS), Supernanny (ABC), Don’t Forget the Lyrics (FOX) e a reprise de America’s Top Model (CW).
    33-23h: Numb3rs (CBS) venceu 20/20 (ABC) e Life (NBC).  

Domingo, 12 de outubro

    No domingo, as séries mais vistas foram:

    1. Desperate Housewives (15,33 milhões de telespectadores)
    2. Cold Case (10,89)
    3. Brothers & Sisters (10,09)
    4. The Unit (9,12)
    5. Valentine (1,01)
    6. Easy Money (0,75)       
    7. In Harms Way (0,73)

    19-20h: In Harms Way (CW) perdeu feio para o Futebol Americano (FOX), 60 Minutos (CBS) e até para a novela Sangre di Mi Sangre (UNI).
    20-21h: Extreme Makeover: Home Edition (ABC) liderou a audiência, deixando para trás o Futebol (NBC), The Amazing Race (CBS) e Valentine (CW).
    21-22h: Desperate Housewives (ABC) liderou o horário, seguida pelo Futebol (NBC) e por Cold Case (CBS). Easy Money (CW) ficou na lanterna, também perdendo para a novela.
    22-23h: O Futebol (NBC) liderou a audiência, seguido por Brothers & Sisters (ABC) e The Unit (CBS).

domingo, 12 de outubro de 2008

Comentários sobre a estréia de LIFE ON MARS


Episódio 1x01 - Out Here in the Fields (Piloto)

Exibido no dia 9 de outubro nos EUA

Quando vi a primeira versão do piloto americano de Life on Mars que vazou em junho, critiquei a falta de inventividade da série por ter caído na armadilha de se limitar a copiar o conceito da produção original sem expandí-lo. Outros grandes pecados evidenciados naquele piloto, vinham do fato da história se passar num ambiente (Los Angeles) que tirava o ar soturno da série inglesa, além da diminuição da força e até mesmo descaracterização daqueles personagens marcantes. Daí veio uma mudança de produção (David E. Kelley então produtor abandonou o projeto), renovação de elenco com a entrada de Harvey Keitel e Michael Imperiolli e uma mudança de locações, saía Los Angeles e entrava Nova Iorque, uma cidade cujo passado combina muito mais com o mote e o clima da série matriz. Restava portanto saber se esse novo piloto conseguiria superar os equívocos cometidos antes lançando bases sólidas para uma releitura daquela bizarra história envolvendo o detetive Sam Tayler além de expandir o conceito de forma original. Por isso, fiquei muito surpreso quando vi esse novo piloto, que embora ainda não escape de copiar várias sequências da versão inglesa (e isso é compreensível para dar início à história), acerta o tom com um ritmo mais cadenciado e com personagens bem mais bem desenvolvidos e interessantes.

Leia mais...

    A história continua sendo a mesma. Sam Tyler (Jason O'Mara) é um detetive do presente investigando um caso que envolve um serial killer e que após sofrer um acidente acorda em 1973. Lá ele precisará se adaptar à uma realidade bem diferente da que estava acostumado e terá que ganhar seu espaço no meio de policiais com métodos pouco ortodoxos como o durão Gene Hunt (Harvey Keitel rivalizando com a intepretação original de Philip Glenister) e o sarcástico Ray Carling (Michael Imperioli de The Sopranos) que na versão americana ganha mais detaque que naquela da tv inglesa. A também doce Annie, ganha uma boa retratação com Gretchem Mol (substituindo Rachelle Lefreve que atuou no piloto anterior) que equilibra bem aquele o conceito da mulher frágil que busca seu espaço numa sociedade machista. E se antes não me simpatizei com o trabalho de Jason O'Mara (o único sobrevivente da limpa no elenco) como Sam Tyler, agora posso dizer que ele conseguiu equilibrar mais a dose reflexiva e explosiva que transformam o protagonista numa figura complexa e ao mesmo tempo carismática.

    Isso tudo porém, talvez não funcionasse se a ambientação do ano de 1973 não fosse bem feita. E para nossa sorte, o trabalho de produção da série é digno de palmas já que ela traduz com muita eficiência o clima daquela década. Todas as cenas da Nova Iorque de 1973 convencem e imediatamente nos conectam ao mesmo desespero e à mesma dúvida que toma conta de Tyler tentando entender o que lhe aconteceu (a cena em que ele contempla as torres gêmeas é repleta de sutilezas que exprimem bem esse sentimento). Igualmente curioso, é notar que também existam indicações de que o cenário da época envolvendo escandâlos políticos (o Watergate) ou mesmo o impacto que a longa guerra do Vietnã provocou na sociedade, também devem ser incorporados à trama que tem como maior desafio encontrar um caminho novo e que consiga convencer a audiência de que o mistério sobre o que está acontecendo com Sam Tyler (ele viajou no tempo, está sonhando ou num coma?) possa ter outras camadas tão interessantes e criativas quanto aquelas da série inglesa.

    Life on Mars US começou bem, reunindo ingredientes que tem tudo para render uma boa receita. Resta saber se os responsáveis por essa versão terão coragem de explorar algo inédito como explicação para tudo ou cederão à tentação de copiar o chocante desfecho da original. A resposta para isso ainda não tem data para acontecer, mas até lá pretendo acompanhar a série, e você, pretende fazer o mesmo?

Preview: Comentários sobre a estréia de CRASH



Episódios 1x01 "Arteries" e 1x02 "Crossroads"

Com exibição prevista para o dia 17 de outubro nos EUA


Crash, filme que venceu o Oscar 2006 ainda divide opiniões até hoje. Para uns a produção escrita e dirigida por Paul Haggis (Menina de Ouro) conseguiu explorar uma narrativa inovadora, envolvente e com profundidade, enquanto para outros o filme é pretensioso demais nunca atingindo um resultado final consistente. Particularmente gosto de Crash pois acredito que sua iniciativa de contar uma história com personagens multi facetados conseguiu escapar da visão manequeísta que seria uma armadilha fácil a ser explorada. Sendo assim, fiquei bastante curioso quando soube que aquele universo ganharia novas luzes, agora na tv como série. Pena que a expectativa acabe frustrada por uma transposição que inicialmente não traz o mesmo apelo emocional e dramático do filme estrelado por Brendan Fraser, Sandra Bullock, Don Cheadle, Ryan Phylippe e Matt Dillon.

Leia mais...

    Assim como ocorria no filme, a série Crash explora histórias aparentemente sem ligação de um grupo bastante heterogêneo de pessoas num ambiente repleto de esteriótipos, muito preconceito e racismo. Mas enquanto o filme conseguiu dar ritmo aos acontecimentos além de torná-los interessantes, a série falha em fazer o mesmo, optando por histórias e personagens menos interessantes, salvo raras exceções como o personagem do veterano Dennis Hopper que faz Ben Cendars, um produtor musical solitário em processo de auto-destruição.


    Falta à série aquela mesma sensação de intensidade ou mesmo o senso de que de alguma forma aquelas histórias podem ter impactos reais ao se cruzarem. Além disso, há pelo menos um personagem na série que parece demais com aquele de Matt Dillon., o que diminui o tom de novidade prometida por ela. O policial Kenny, também é um oficial da lei com moral dúbia e ética contestável como aquele feito por Dillon e que não hesita em abusar do poder que lhe foi conferido no dia a dia das ruas de Los Angeles. Os outros personagens também não parecem ter a mesma força daqueles do filme. O detetive Axel, por exemplo é rasteiro demais para que nos importemos com sua conduta questionável de caça a membros de uma gangue coreana. Já a história da família Emory (cujo convívio forçado com o sogro expõe uma crise no casamento de Christine e Peter) é pouco atraente a ponto de nos deixar curiosos sobre o que vem pela frente, embora admita que talvez esteja concetrado ali o núcleo que trará uma discussão sobre racismo. Além destes, há ainda um personagem latino que passa maus bocados para tentar entrar ilegalmente nos EUA e cujas motivações são obscuras e o paramédico coreano cujo passado com a mencionada gangue o colocará no caminho do detetive Axel que deve mudar sua vida para sempre.

    Embora seja óbvio que eu não tenha sido fisgado pela série, confesso que provavelmente voltarei a conferir os próximos episódios sobretudo por conta da história do personagem de Dennis Hopper, que à frente de um elenco de desconhecidos tem a história mais interessante de todas conferindo complexidade a um homem irrascível, o que de certa forma já garante algum peso e importância à série. Se só a história dele será suficiente para segurar a série, só o tempo dirá. E você, já deu uma conferida em Crash?